Nova Logo Sympla

Blog

Protocolos de segurança Covid-19: prepare-se para a volta dos eventos presenciais

Tendências de mercado
Tempo de leitura: 8 MIN
Franklin & Carol

Com o avanço da vacinação em massa contra o novo coronavírus, comércios voltam a abrir, profissionais liberais e serviços se adaptam para voltar a atender clientes e organizadores de eventos já começam a planejar suas produções.

Enquanto isso, diversos países ensaiam experimentos de um “novo normal”, enquanto outros já, até mesmo, promovem a realização de produções de grande porte, como a retomada de shows parecidos com o que estávamos acostumados antes do isolamento social afetar todo o setor de eventos.

#DicaSympla: Se inspire com estes 6 exemplos de retomada no Brasil

Mas, mesmo com todos os avanços no combate do Sars-coV-2, é fato que, por enquanto, nada será como era antes e todas os protocolos de segurança precisam ser seguidos de forma rigorosa.

Para aqueles que estão em lugares onde a doença está sob controle, como se preparar para a volta dos eventos presenciais é a pergunta que não quer calar. Vem com a gente conferir alguns cuidados que você deve ter atenção ao planejar suas próximas atividades presenciais!

#DicaSympla: Saiba mais sobre cada dica de segurança clicando aqui

1. Foco total em treinamento e boa comunicação 

Antes de tudo, procure se informar o máximo possível sobre como funcionam os protocolos de reabertura da sua região (e também de outras grandes capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro). 

Mas não basta que só você se informe, todos os envolvidos na produção do seu evento devem estar 110% informados sobre os protocolos de segurança e higienização contra o Covid-19 que serão estabelecidos para a retomada das atividades. Por todos, isso significa quem trabalha direta e diretamente no evento, mas também seus clientes e convidados. 

Lembre-se que o seu evento começa no momento em que você lança a sua primeira peça de divulgação. Por isso, é preciso deixar absolutamente claro todos os cuidados que você está tomando, enquanto organizador do evento, para que a produção esteja o mais segura possível. 

E também é necessário que você oriente, insistentemente, todos os cuidados que seu público deve ter ao participar do seu evento. 

Seja absolutamente firme nesse ponto. Não abra exceções ou faça concessões. Em diversos lugares do mundo, a segunda onda do Covid-19 se deu na reabertura de clubes e estabelecimentos de entretenimento. 

Aqui, nada de “menos é mais”. Na verdade, mais é mais. 

Seja chato ou chata a tal ponto de receber um e-mail dos seus clientes dizendo que eles não precisam receber mais contatos seus explicando os cuidados que devem ter para participar do evento. Essa deve ser a sua meta.

É sua responsabilidade criar as condições para que o seu evento siga todos os protocolos sanitários. E, para te ajudar nisso, nossos especialistas criaram uma newsletter semanal exclusiva com as notícias mais relevantes sobre a volta dos eventos no Brasil e do mundo. 

#DicaSympla: Se inscreva na nossa newsletter de retomada e fique por dentro!

 

2. Dê preferência para locais abertos

Entenda o risco do Covid-19 se espalhar em eventos:

  • Risco zero: atividades e eventos virtuais.
  • Baixo risco: encontros presenciais ao ar livre de pequeno porte, em que participantes de diferentes núcleos familiares permaneçam em uma distância mínima de 2 metros, usando máscaras e sem compartilhar objetos.
  • Médio risco: encontros presenciais de médio porte adaptados para que participantes se mantenham afastados em uma distância de pelo menos 2 metros.
  • Alto risco: encontros presenciais de grande porte onde é difícil respeitar o distanciamento social de pelo menos 2 metros.

Ou seja: dê preferência para locais abertos. 

Dê preferência para locais abertos. 

Dê preferência para locais abertos. 

Sim, 3x para ter certeza que você entendeu. E, se for fechado, abra as janelas

Além disso, se atente a essas boas práticas:

  • Limite a quantidade de horários;
  • Evite ao máximo ligar o ar-condicionado;
  • Mantenha mesas e cadeiras afastadas em pelo menos 2 metros uma das outras;
  • Se o ambiente tiver acesso para o lado de fora, deixe as portas abertas para circular o ar. 

3. Higienização à beira da neurose

Seu evento deve estar tão limpo que você poderia lamber o chão. Exagero? Nãnanina-não. É o “novo normal” mesmo. 

Além de disponibilizar álcool em gel 70% em todos os lugares, você deve ter uma equipe de limpeza trabalhando intensamente para manter os ambientes em condições higiênicas, seguindo todos os protocolos de segurança contra o Covid-19 recomendados pela OMS.

Cuidado extra para superfícies onde há muito toque: maçanetas, bares, garrafas e copos, pias e torneiras, pilastras e paredes, rádios de comunicação etc. 

É absolutamente necessário que todos os seus funcionários estejam usando máscaras – afinal, se você não dá exemplo, como espera que o seu público responda? Você também deve exigir isso dos seus clientes, como item obrigatório. 

Outro cuidado válido com seus clientes é estimular o uso de formas de pagamento digitais. Evitar tocar e trocar dinheiro e moedas é também uma forma de reduzir o contato. 

4. Elimine filas e todo tipo de aglomeração

Se você sofre com filas, a hora de resolver esse problema é agora. Quanto mais pessoas aglomeradas, sem respeitar o distanciamento recomendado, pior. 

Por isso, invista em um número maior de banheiros femininos (isso deveria ser sempre, né?). Para os banheiros masculinos, procure urinóis abertos, sempre respeitando o distanciamento social. 

Tenha profissionais bem instruídos – volte ao primeiro destaque desse post para controlar o fluxo e quantidade de pessoas nos banheiros, bares e demais ambientes que naturalmente as pessoas tendem a se concentrar.

O “modo sobrevivência” vai passar

Tenha em mente que você, como todo mundo, está nesse momento trabalhando no “modo sobrevivência”. Vai chegar o momento em que você vai ver o seu evento cheio como antes, mas até todos estarem vacinados, você vai ser forçado a operar com margens baixas e seguindo todos os protocolos de segurança contra o Covid-19. 

Ou seja: não é hora de crescer o olho. É hora de pensar na sustentabilidade a médio e longo prazo do seu negócio. Por isso, lembre-se: o que você mais precisa buscar agora é a volta da confiança do seu público.

Para tal, você precisa ser um exemplo de responsabilidade e segurança. Antes mesmo dos negócios reabrirem, será preciso recuperar a “coragem” de voltar às ruas. Esse será um processo lento e com muitas idas e vindas. 

Mas a boa notícia é que se você tiver paciência e fizer o trabalho da forma como deve ser (e o privilégio de ter algum caixa para segurar as despesas até lá!), no longo prazo você vai ter o respeito e admiração do melhor tipo de cliente que você pode ter: os mais fiéis ao seu negócio, seus embaixadores e advogados de marca.

Que tal se planejar? ????

Aproveite as melhores ferramentas do mercado para criar seu evento de retomada (com segurança!)

CRIAR MEU EVENTO
Franklin & Carol
Escrito por Franklin & Carol
Olá, muito prazer! Somos um casal nômade e nosso trabalho é pesquisar ao redor do mundo as experiências mais incríveis em festivais, eventos e locais que inspiram criatividade e inovação. Compartilhamos nossos aprendizados em palestras, cursos e viagens no ØCLB (www.oclb.com.br), e agora também no blog da Sympla :)