Se organizar um evento é uma tarefa difícil, planejar uma apresentação para vender a sua produção também pode ser muito desafiador. Sabe quando algo parece incrível na sua cabeça, mas na hora que você conta para alguém,  a reação não é tão empolgante quanto você esperava? 

O que está totalmente claro para nós, pode não fazer sentido para os outros – principalmente se a comunicação não for feita de maneira cuidadosa e estratégica. Para evitar esse tipo de frustração, a La Gracia separou algumas dicas que vão te ajudar na hora de planejar a apresentação para vender seu evento.

Crie a mensagem de acordo com o seu público

Você já parou para pensar quais as suas intenções na hora de apresentar seu evento? Pode parecer óbvio para você, qual é o seu objetivo e onde você quer chegar com ele, mas se não houver uma comunicação clara, a mensagem não será transmitida da forma que você espera.  

É muito comum na hora de prepararmos uma apresentação separamos alguns slides que já usamos para qualquer situação, geralmente acompanhados de um mesmo discurso. Mas é  possível continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes?

Um conteúdo padronizado, sempre com as mesmas informações, não é o ideal para conquistar os seus objetivos na hora de vender o seu evento. Isso porque você espera conseguir coisas diferentes de pessoas diferentes. Por exemplo:

  • Dos possíveis patrocinadores, você espera o investimento para o evento;
  • De uma possível atração (palestrante, músicos, etc.) você quer uma confirmação da participação no evento;
  • Do público, você deseja engajamento e presença.

Se suas intenções são diferentes de acordo com os públicos que você precisa falar, você precisa ter clareza de quais são as ações que você espera de cada um deles para poder adequar a sua mensagem.

Uma comunicação humanizada leva em conta as particularidades de cada público para, então, construir uma mensagem que faça mais sentido para ele.

Responder algumas perguntas pode ajudar nesse processo:

  •  Para quem estou apresentando o meu evento? 
  • Como essa pessoa ou empresa vai trazer peso ao evento, no caso dos patrocinadores ou atrações?
  • Para qual finalidade utilizarei a verba ou patrocínio conquistado? 
  • Como o evento será estruturado?

Não se esqueça do engajamento

Além de deixar muito claras as suas intenções, um dos primeiros passos na hora de planejar a apresentação para vender seu evento é entender por que o que você tem a dizer é relevante para aquele determinado público

Para manter o interesse, é preciso fazer com que as pessoas se enxerguem dentro do assunto. Se a sua intenção é vender o evento para que uma empresa o patrocine, por exemplo, você precisa mostrar para ela de forma interessante por que ela deveria patrocinar o seu evento, e não algum outro.

Qual é seu diferencial em relação a essa empresa? É o alinhamento de valores, o retorno financeiro, a possibilidade de exposição da marca? Seja qual for, a dica é trazer essas informações logo no início da sua apresentação.

É importante conhecer bem seu público, suas motivações, seus objetivos, seus problemas e desafios individuais para, assim, encontrar a informação que vai prender a atenção do seu público.

A imagem que você passa também é importante

Quando nos comunicamos, estamos sempre construindo imagens na cabeça das pessoas. Nós falamos alguma coisa e pronto: o cérebro já começa a fazer conexões e ativar memórias. Mas essas imagens variam dependendo de cada um, de acordo com as próprias vivências.

O ponto aqui é construir a imagem que você quer passar! E, para isso, existem algumas dicas:

  • Comece sempre pelo conhecimento que o público já tem sobre o assunto para só depois trazer novas informações;
  • Use associações, metáforas, exemplos, histórias, tudo para que as pessoas consigam acompanhar e enxergar o que você está dizendo de maneira simples e palpável;
  • Utilize uma linguagem acessível, adaptada para cada público.

Partindo dessas dicas e com todas essas informações necessárias, você pode preparar uma apresentação que vai te ajudar a vender seu evento de maneira mais eficaz. Boa sorte!


Este conteúdo foi escrito por Luiz Grecov, sócio da La Gracia, consultoria de comunicação humanizada.