Que o autoatendimento é uma tendência na prestação de serviços a gente já sabe, mas criar relacionamentos reais com os clientes também é. Fornecer uma boa experiência ao cliente é essencial para que ele continue fiel à sua marca e uma das formas de criar essa experiência é com um bom atendimento, promovendo relacionamento com o participante do seu evento.
Você pode usar a tecnologia para automatizar a venda de ingressos para seu evento e para gerenciá-lo, mas contar com um atendimento humanizado te aproxima do cliente e te dá a oportunidade de oferecer um tratamento especial fazendo com que aquele cliente se sinta satisfeito.
Não basta uma central de ajuda?
Os conteúdos de “central de ajuda” ou “perguntas frequentes (FAQ)” ajudam a sanar dúvidas e explicam questões simples relacionadas ao evento, mas algumas demandas mais complexas não são resolvidas apenas em textos. Da mesma forma, um robô pode não conseguir suprir todas as necessidades dos participantes, tendo capacidade limitada de compreensão e resolução de problemas.
Ter o auxílio de um serviço de suporte, com um ser humano prestando atendimento adequado ao cliente faz toda a diferença para o sucesso de um evento.
Por exemplo, digamos que, por algum imprevisto, seu evento precisou ser cancelado. Você não acha que os clientes vão querer entender o que está acontecendo, saber sobre reembolso ou nova data em caso de adiamento, dentre outros detalhes?
O serviço de atendimento servirá não só como fonte de informação, mas também para acalmar aqueles ânimos mais exaltados, o que significa mais uma oportunidade de criar vínculo com os clientes e mostrar que você, produtor, se importa e quer prestar todo esclarecimento necessário.
Agilidade e qualidade no atendimento
Uma pesquisa da American Express de 2014 mostra que o atributo mais importante de um bom serviço de atendimento é a eficiência, ou seja, a habilidade de responder ou resolver questões com agilidade e qualidade.
#Curiosidade: O tempo médio de resposta da Sympla é um dos menores do mercado. Questões resolvidas em menos de 1 dia :)
Com um atendimento feito de forma humanizada e auxiliado pela tecnologia, todas as interações ficam registradas, considerando os momentos antes, durante e depois da compra de ingressos, o que torna o atendimento mais assertivo.
Na Sympla, prezamos pela agilidade, pela transparência e pelo respeito. Trabalhamos para oferecer respostas rápidas, sem abrir mão da qualidade no atendimento, afinal sabemos como o tempo e a segurança são elementos importantes para nossos clientes.
“Nós acreditamos que a missão do Suporte é fazer com que os usuários – Produtores e Compradores – tenham uma boa experiência e se sintam seguros através de um atendimento humanizado e eficiente”. Ludmila Lopes, head de Suporte da Sympla
Boa experiência do cliente = fidelização
Lembra que lá no início do artigo falamos que uma boa experiência do cliente ajuda a fidelizá-lo? Pois então. Toda interação com o cliente é uma oportunidade. Conquiste-o com a entrega excelente de um evento, passando por todas as etapas, inclusive do atendimento.
Um cliente satisfeito pode falar bem da sua marca, além de aumentar muito as chances de ele querer participar de outros eventos produzidos por você, pois sabe que terá toda a assistência, o acesso às informações que precisa e uma boa experiência.
Veja um exemplo de interação com cliente que tinha pressa para resolver um problema e saiu satisfeito:
Você acha que esse cliente vai falar bem do atendimento que recebeu: sim ou com certeza? :)
Quase metade dos entrevistados da pesquisa realizada pela American Express, citada anteriormente, diz que sempre conta aos outros quando são bem atendidas (46%), seja através do boca a boca ou por meio de redes sociais.
Quer esse tipo de atendimento humanizado para a boa experiência do cliente com seu evento? Quer que ele se torne um promotor da sua marca? A Sympla oferece o serviço para qualquer tipo e tamanho de evento. Basta criá-lo na plataforma e todos os seus clientes poderão entrar em contato conosco para tirar dúvidas em qualquer momento: pré, durante e pós-evento.