Sempre que iniciamos o planejamento de um evento, surgem muitas dúvidas: será que vou conseguir repetir o sucesso do meu evento anterior? Como posso melhorar para a próxima edição? Será que as pessoas vão voltar?

Fidelizar e encantar o público são os maiores propósitos dos produtores e, em geral, quem gosta de um determinado tipo de evento tende a repetir a experiência. Mas, para isso, é necessário estar conectado a essas pessoas, manter a comunicação aquecida e informar sobre  seus próximos passos.

Comunicar é o início de um caminho para criar uma comunidade em torno do seu evento – os participantes adoram sentir que fazem parte da produção do evento e gostam de acompanhar tudo desde o início! Colocá-los no centro da comunicação é o melhor que você pode fazer para que se tornem “advogados” da sua marca. Para ajudar a pensar em como criar interações e começar a fidelização do seu público, separamos algumas dicas:

Entenda seu público

Do quê o seu público mais gosta? Entrada VIP, descontos, brindes, surpresas? Entender o que gera valor para quem frequenta o seu evento é importante para estabelecer uma política de benefícios para clientes frequentes. Procure fazer pesquisas, observar o mercado e entender o que está acontecendo e o que você está pronto para oferecer.

É possível realizar pesquisas com o público comprador das suas produções e, para isso, você precisa configurar o formulário do evento com perguntas que ajudem a entender o perfil das pessoas que frequentam o seu evento. Isso pode gerar um banco de dados que serão úteis para ajudar a desenvolver as estratégias promocionais do evento. Se não for possível a coleta de informações no início das vendas, não tem problema: você pode enviar uma pesquisa ao final do período do evento para coletar feedbacks e buscar insights para as suas próximas produções!

Conte sua história

Os participantes gostam de saber como nasceu o seu evento e curtem acompanhar o sucesso dele. Desenvolva seu storytelling através de uma boa história e trabalhe com a emoção do seu cliente, deixe-o sentir que está por dentro de tudo que você faz e de como você chegou até aqui!

#DicaSympla: confira este artigo e aprenda como criar um storytelling de sucesso!

Seja criativo: ações geram valor para o seu evento

Cada tipo de evento tem necessidades específicas e comportam ações diferentes para agregar valor: alie isso aos dados de suas pesquisas como ponto de partida para elaborar um plano promocional que vai agregar valor a experiência que você deseja entregar no dia do evento e ainda valorizar os participantes de seus eventos passados. Vamos colocar aqui algumas sugestões para você se inspirar, mas lembre-se que não há limites para a criatividade!

1) Entrada VIP: Você pode criar um acesso exclusivo para os participantes que comprarem ingressos de lotes específicos ou antecipados. Com as tecnologias de portaria da Sympla, você pode filtrar um tipo específico de ingresso para o check-in e garantir o acesso fácil e rápido do participante sem filas. Se quiser saber mais, temos um post para explicar como montar uma portaria;

2) Pré-venda: Quem já conhece o seu evento pode ser avisado antes sobre a sua próxima edição. É possível criar um lote especial por tempo limitado para que essas pessoas possam garantir primeiro seus ingressos ou inscrições;

3) Descontos: É possível criar um código promocional e enviar para os participantes de eventos passados através da Sympla. Essa é uma maneira rápida de otimizar vendas e criar um senso de pertencimento do seu público. Inspire-se, seja criativo e pense em códigos que combinem com o storytelling que você está contando. Se for uma palestra, você pode usar nomes de grandes nomes da sua área. Se for uma festa, é possível utilizar códigos engraçados. Não existe regra, você pode criar o que quiser!

4) Brindes: Quem não gosta de brindes? Sua marca vai ficar ainda mais no coração das pessoas. Você pode desenvolver brindes que sejam úteis para o participante do seu evento: bloco de notas, copos ecológicos, máscaras. Tudo que deixe o ambiente ainda mais bacana e torne a experiência ainda mais memorável. Lembre-se de que além dos brindes ficarem com as pessoas, eles podem ser peças interessantes de divulgação online. O público tende a compartilhar com os amigos quando ganha presentes legais. Por isso, não se reprima, seja criativo e incentive seu público a compartilhar nas redes sociais!

5) Divulgação de line-up: Toda novidade é muito boa – ainda mais quando é recebida em primeira mão! Conte primeiro para quem está mais próximo do seu evento qual será sua atração principal e o line-up, envie um e-mail aos participantes que já adquiriram o seu ingresso para dar a eles o gostinho de exclusividade, isso valoriza e aumenta o senso de pertencimento dentro da sua comunidade, cria um “boca a boca” que pode ajudar nas suas vendas.

6) Early Bird: É uma prática que tem sido muito utilizada e que tem gerado bons resultados. Imagine que o evento mal encerrou, a emoção do público está no ápice e já é anunciada a abertura de vendas da próxima edição? A chance do público já adquirir o ingresso é muito alta. Além de dar credibilidade ao seu evento, mostrando que ele foi um sucesso, você já consegue mensurar a opinião do seu público, ou seja, não será a atração que terá o crédito da venda, mas o que o próprio evento gera de boas experiências que faz com o que o público queira voltar!

Comunique os benefícios

Procure pensar na ação que você fará para fomentar suas vendas antes do lançamento do evento. É importante utilizar os benefícios criados como argumentos de vendas da sua campanha de divulgação.

Se você quiser entregar mais de um tipo de benefício, pense no tempo de lançamento de cada um deles. Crie um calendário promocional e busque ferramentas de divulgação para que o público perceba seus esforços de forma positiva.

Trace metas de conversão e de envio da divulgação para que seja possível acompanhar o progresso do seu trabalho.

E não se esqueça: aliar sua campanha de divulgação com seu calendário promocional potencializa sua divulgação e são fundamentais para que  seus esforços de venda gerem os resultados que você espera.

Mensure, mensure, mensure!

As ações de fidelização precisam ser acompanhadas. A venda online tem ferramentas que ajudam a entender se suas estratégias estão gerando os resultados esperados. Use as métricas para entender a taxa de retorno do evento e crie metas de crescimento! A sua comunidade só irá aumentar e seus eventos ficarão cada vez maiores!

E então, pronto para crescer?