Quando uma marca possui clientes leais, significa que ela oferece um produto ou serviço de qualidade que a faz ser lembrada e desejada pelo consumidor. Para você que tem interesse no assunto da lealdade no universo do marketing digital, entender como fidelizar clientes por meio de eventos é uma das táticas mais usuais nos dias de hoje para envolver o público de uma marca.

As empresas têm inovado na forma como fazem os eventos, incrementando com elementos que tornam a experiência algo incrível e memorável. Contudo, antes de toda inovação, é preciso estar por dentro das boas e básicas práticas que transformam a experiência em um acontecimento inesquecível para o consumidor. Saiba, nas linhas a seguir, como tudo precisa ser feito :)

Por que eventos fidelizam?

Uma empresa que utiliza este método acredita no grande potencial que um evento possui de criar uma experiência única para o consumidor, permitindo que ele conheça mais a marca e mude seu olhar sob a mesma, no sentido positivo, é claro. Fidelizar é algo que faz parte do crescimento natural de um negócio, pois garante que o cliente permaneça com a marca por um longo tempo, indicando-a para potenciais compradores.

Eventos bem realizados criam uma conexão com o público que talvez demorasse anos para ser criada. Eles conectam a empresa a seus consumidores, é algo sutil porém bem real, é um estreitar de laços mesmo. Por isso é tão importante que tudo ocorra de maneira impecável e que você pense o nos mínimos detalhes para seu evento receber mais elogios do que reclamações (porque a gente entende que agradar a gregos e troianos não dá, não é mesmo?).

Como fidelizar os participantes do evento

Antes de começar a dar seus primeiros passos rumo à concretização do que precisa ser feito, é de extrema importância você se perguntar: para quem será o evento? Estas pessoas que vão participar dele, o que elas querem ou procuram? Como é a persona ou as personas que estarão no dia avaliando a minha empresa?

Grande parte da audiência de hoje quer vivenciar algo genuíno, querem se identificar com a experiência e, principalmente, com os valores daquela marca. Portanto, foque neste perfil das personas que estarão presente no seu evento e capriche desde a campanha de divulgação até o follow up do pós-evento. E não se esqueça: durante todo o ciclo de vida da sua produção, procure levantar bons insights para otimizar, cada vez mais, a organização de seus eventos!

Fatores importantes para a produção do evento

Orçamento

Quanto é possível gastar com o evento e como a verba será alocada? Pense no público, nos fornecedores, no local escolhido, se os participantes precisarão de alguma refeição, na infraestrutura e em vários outros detalhes. Definir o orçamento é essencial para o sucesso do evento. Caso falte verba, talvez dê tempo de tentar conseguir algum patrocínio, por exemplo.

#DicaSympla: Temos uma planilha de orçamento que pode te ajudar a dar o primeiro passo para criar o evento que vai fidelizar seus clientes. Que tal acessar e já começar a anotar o que lhe vem à cabeça?

Identidade visual

Este fator precisa estar presente desde o simples convite ou ingresso, até mesmo na ambientação do lugar. Dosar uma cenografia encantadora com a divulgação marcante é o que seu participante  precisa para ter ótimas lembranças sobre o que viveu no evento. Pense na experiência do início ao fim, e que ela precisa ter a cara da sua empresa.

Atendimento de qualidade

Prepare sua equipe para ela atender com excelência! Treine todo o pessoal do staff, desde o segurança da portaria até quem vai entregar os brindes. Quem é sempre bem atendido  enxerga que a marca se esforça para isso e assim reconhece este tipo de comportamento, procurando, portanto, manter este relacionamento por mais tempo.

#DicaSympla: saiba como o serviço de atendimento pode ajudar no sucesso do seu evento!

Tenha terceirizados de confiança para complementarem a mão de obra que você necessita. Como são profissionais que farão a ponte entre seu público e sua marca, eles também precisam ter identificação e empatia pelo seu negócio. Falta de preparo e de comunicados internos que poderiam ter sido alinhados geram imagens negativas nos olhos do seu cliente, ok?

Brindes

Não é todo evento que precisa ter brindes para ser considerado uma experiência de alta qualidade, mas todo brinde precisa ter qualidade para ser considerado parte de uma experiência boa. Quem consegue investir neste tipo de mimo ganha pontos pois passa a sensação de atenção e afeto com o público, além da intencional lembrança de marca que eles proporcionam.

Gamification

Dentre as tendências que as produtoras têm apostado, o uso de técnicas de design de jogos e dinâmicas semelhantes a jogos têm enriquecido as experiências vividas pelos participantes. O Gamification tem sido bastante usado em eventos corporativos ou de entretenimento, criando bonificações e interações que os clientes jamais esperavam encontrar na hora.

Acompanhar a campanha de divulgação

Como anda a venda de ingressos ou a lista de inscritos? Este é outro ponto básico para ficar sempre alerta. Divulgue em canais que sejam pertinentes e viáveis. Além das redes sociais, é possível fazer parcerias com sites ou influenciadores digitais para promover a produção, disponibilizar na internet os ingressos ou possibilidade de inscrições antecipadas, fazer vídeos para apresentar o evento e por aí vai. Se está baixa a adesão, corra atrás para reverter o jogo.

Cuidado para não generalizar

Uma questão que às vezes as pessoas confundem é a de achar que todas as produções são iguais e isso é um enorme engano. Todo evento possui uma dinâmica diferente, até mesmo aqueles já consolidados no mercado e com várias edições já realizadas. Tem edição que o público é um só, tem outra que ele já se diversifica e aí a logística se altera do início ao fim. É preciso ter atenção total na hora de planejar para que não seja gasto nenhum dinheiro à toa!

Outra maneira de se preparar para fazer um evento de sucesso é acompanhar o que outras marcas do seu segmento têm feito. Concorrentes diretos ou não, sempre há ideias que você não pensaria em colocar em prática e que alguém já colocou, por isso é importante ficar atento ao mercado mesmo.

Viu como é necessário seguir certas práticas para que seu evento fidelize seus clientes? Esperamos que você tenha curtido nossos conselhos e eles tenham esclarecido pontos que você tinha dúvida!

E para fechar com chave de ouro, te convidamos a ler sobre a criação de pesquisa de satisfação para eventos, que vai te ajudar a mensurar seu pós-evento :)

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