Ícone do site Blog da Sympla – Tudo para criar ou viver experiências

Pinterest e eventos: como buscar referências para sua produção?

Mulher de cabelos castanhos presos, que está sorrindo enquanto usa o celular.

Quando se trata de uma boa produção de eventos, toda ferramenta pode ser de grande ajuda, basta saber os pontos fortes de cada uma para explorar suas funcionalidades. Hoje, a Sympla aborda o Pinterest, uma rede social que pode ajudar o produtor a ter boas ideias, buscar referências e encontrar fotos inspiradoras.

Ainda não sabe como utilizar as fotos do Pinterest para ajudar na produção dos seus eventos? Você pode conferir algumas dicas valiosas neste conteúdo. Boa leitura! 

O que é o Pinterest?

O Pinterest é uma plataforma de descoberta visual que ajuda os usuários a encontrarem ideias, referências e inspirações. Nela, é possível publicar imagens (chamadas de pins) e salvar referências publicadas por outros usuários para criar um quadro de inspirações. 

O foco é totalmente visual e estético e a rede é muito utilizada para buscar referências de moda, decoração, beleza, design e outros temas similares. Criada em 2010, a rede conta com mais de 400 milhões de usuários ativos ao redor do mundo, o que a torna um portfólio imenso de imagens e ideias. 

Como criar a sua conta na rede? 

Se você nunca utilizou a ferramenta antes, é preciso criar a sua conta. Assim como em outras redes, também é possível criar uma conta business. Basta acessar a página de criação de conta e fazer um cadastro, utilizando um e-mail e senha. 

Depois disso, preencha as informações do perfil como nome, site, idioma e logo da empresa. Caso a marca já tenha uma conta pessoal, é possível transformá-la em um perfil comercial, clicando em “Converter em conta business”.

#DicaSympla: Como vender mais ingressos: guia completo com tráfego pago, parcerias e mais

Fotos do Pinterest: como buscar referências para o seu eventos?

Como já dito, o foco do Pinterest são as imagens. Sendo assim, essa é uma ferramenta muito útil para designers, decoradores e produtores de eventos. Com a plataforma, o produtor pode criar um painel visual, buscando inspirações para diferentes espaços, identidades visuais, brindes, entre outros. 

Quer entender melhor como utilizar a ferramenta? Confira abaixo algumas dicas preciosas.

Use palavras-chave de busca

Na barra de pesquisa é possível inserir palavras-chave para realizar a busca do material desejado. Assim, é importante ser estratégico e específico na hora de pesquisar inspirações. 

Busque, por exemplo, por ideias de sazonalidade, estilos específicos de decoração ou referências na paleta de cores desejadas. Por exemplo: “Decoração para Réveillon na praia”. Além disso, é válido pesquisar pelas palavras-chave em inglês, já que muitos conteúdos do Pinterest ainda não estão traduzidos. 

Siga páginas relevantes

Seguir páginas de outros produtores e empresas de eventos também é uma forma interessante de buscar referências e até mesmo identificar padrões que você não quer repetir na sua produção. 

Além disso, vale ficar de olho no perfil de especialistas e nomes relevantes da área, fornecedores e profissionais de decoração. Aproveite e siga o perfil do Pinterest da Sympla para ficar por dentro de todos os pins mais interessantes.  

Busque por conteúdos semelhantes

Apesar de ser uma rede social, a ferramenta tem mais similaridade com o Google do que com o Facebook, por exemplo. Por isso, é muito interessante para realizar buscas de imagens e referências estéticas. 

A dica é: encontrou alguma imagem que tem tudo a ver com o seu evento? Então é só rolar a página para visualizar outros conteúdos semelhantes que também podem se encaixar na sua ideia e servir como inspiração. 

Salve as fotos do Pinterest em coleções e quadros

Uma das funcionalidades mais interessantes da plataforma é a possibilidade de criar pastas e subpastas para organizar suas referências. Você pode nomear cada uma das pastas de acordo com o evento, sazonalidade e público-alvo, por exemplo. 

Também pode escolher se deseja que as imagens fiquem disponíveis para serem visualizadas por seus seguidores ou se prefere mantê-las privadas. Neste caso, basta tornar sua pasta secreta. 

Dica Bônus: use a rede para divulgar seu evento!

Por fim, é válido lembrar que o Pinterest não é só uma rede para encontrar imagens. Você também pode utilizá-lo para divulgar o seu evento e fortalecer a imagem da marca. Para isso, é fundamental uma boa produção de fotos. Lembre-se que o grande atrativo da rede é a estética, por isso, nada de subir imagens em baixa resolução, ok? 

O perfil Business também permite que o produtor crie anúncios com a ferramenta de Ads, aumentando, assim, o alcance e a entrega dos pins. 

Publicando boas imagens do evento, com foco na decoração, ambientes, público, entre outros pontos, o produtor pode expandir sua audiência e até viralizar. O que vai ajudar muito nos resultados das próximas produções. 

#DicaSympla: Eventos: como utilizar ferramentas de marketing digital?

Concluindo, a ferramenta de busca de fotos do Pinterest pode ser de grande ajuda para o produtor de eventos, tornando a pesquisa visual mais ampla e garantindo produções criativas e interessantes. Por isso, não tenha medo de se jogar na ferramenta e explorar cada cantinho dela. 

Além de garantir boas inspirações, a plataforma também pode ajudar em uma missão essencial: a divulgação dos eventos. 

Ainda não sabe muito bem como realizar suas campanhas? Baixe gratuitamente o ebook da Sympla com dicas de Marketing Digital Básico para Produtores de Eventos. Se joga e vem criar o agora! ?

Sair da versão mobile