O seu público está no TikTok? Antes de responder essa pergunta, saiba que, segundo dados da DataReportal, o Brasil reúne 82,2 milhões de usuários com 18 anos ou mais na plataforma. Com certeza, boa parte do público dos seus eventos está presente e consome conteúdos na rede. Por isso, é importante considerá-la na sua estratégia de marketing e, também, de mídia paga.
Neste post, vamos explicar melhor como funciona essa opção e como anunciar no TikTok Ads. Confira a seguir um passo a passo completo para começar a utilizar os anúncios na plataforma.
O que é o TikTok Ads?
O TikTok Ads é uma plataforma de criação e gerenciamento de anúncios dentro da rede social. Com ela, o produtor pode exibir banners e vídeos publicitários, com duração de 5 segundos a 1 minuto.
As propagandas são veiculadas pelo gerenciador de anúncios e exibidas para um público segmentado, o que permite uma divulgação muito mais direcionada e efetiva de suas produções.
Quais as vantagens para eventos e outras experiências?
Esse tipo de mídia é uma boa opção para a divulgação de shows, festivais, feiras corporativas e até experiências como museus, teatros e produções culturais.
Com os anúncios, é possível atingir um público segmentado, de acordo com faixa etária, localidade e interesses. Vale lembrar que a rede atinge, principalmente, um público mais jovem. Quase metade dos usuários têm entre 18 e 24 anos.
Boa parte do conteúdo da rede envolve reviews e experiências com um grande potencial de viralização. Por isso, inserir anúncios pagos na plataforma é uma forma de atingir pessoas que já são potenciais clientes e estão dispostas a viverem novas experiências.
Quais são os formatos?
Existem diferentes formas de anunciar na rede, contudo, nem todos os formatos estão disponíveis para todos os países. A seguir, listamos os principais tipos de publicidade do TikTok.
Anúncios de vídeo
O modelo mais usado de anúncio é o formato de vídeo. Ele permite que o produtor poste vídeos de 5 segundos a 1 minuto que serão exibidos em tela cheia para os usuários no feed For You.
Além desse formato, existem também os anúncios Spark, que permitem o impulsionamento de conteúdo orgânico da sua conta para outros usuários. Esse formato é muito interessante e garante 24% mais conversões e 142% mais engajamento que anúncios de feed comuns.
Formatos especiais
Empresas que tenham um representante de vendas no TikTok também têm acesso a formatos de anúncios especiais. Entre eles, estão:
- Anúncios TopView: vídeos que aparecem logo que um usuários abre o aplicativo;
- Efeitos de marca: efeitos, stickers e filtros personalizados que permitem que os usuários interajam com a marca;
- Desafio de hashtag de marca: campanhas de anúncios de três a seis dias que incentivam a interação do usuário.
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Quanto custa anunciar?
Assim como em outras plataformas, os anúncios do TikTok seguem o modelo de leilão. As campanhas começam com um valor mínimo de U$ 50 por dia ou para a duração máxima. Já os grupos de anúncios têm o mínimo de 20 dólares diários e a duração máxima varia de acordo com o número de dias escolhidos.
Alavancando a divulgação do seu evento
O TikTok é apenas um dos canais que podem ser utilizados na sua estratégia de marketing digital. Para chegar até o seu público, no entanto, é importante explorar uma ampla gama de recursos, do e-mail marketing à assessoria de imprensa. Quer conhecer essas e outras ações e levar sua divulgação para o próximo patamar? Baixe, gratuitamente, o ebook Marketing Digital Básico para Produtores de Eventos, da Sympla.