Nova Logo Sympla

Blog

Coffee Break: o que é, quando fazer e como organizar

Tudo para seu evento ou conteúdo
Tempo de leitura: 8 MIN
Nadine Alves

Prezar por uma boa experiência dos participantes é um fator chave para o sucesso de um evento. Um dos elementos fundamentais e que pode ser um grande diferencial é planejar um coffee break.

É provável que o seu foco do produtor de eventos esteja nas atrações, no planejamento e na venda de ingressos . Com isso, a tarefa de organizar um coffee break pode acabar ficando de lado e prejudicando a impressão final que seu evento irá causar nos participantes.

Mas, não se desespere! Separamos tudo que você precisa saber para organizar um coffee break prático e de sucesso para seu evento. :)

O que é um coffee break?

O coffee break funciona como um intervalo durante um evento, no qual os participantes param para se alimentar, recarregar as energias e trocar experiências.

Esse momento é mais comum em eventos corporativos, sendo indispensável em:

  • cursos;
  • palestras;
  • seminários;
  • workshops;
  • congressos.

Quando é necessário fazer um coffee break?

De acordo com alguns pesquisadores, nosso cérebro é capaz de se concentrar por 90 minutos sem precisar de uma pausa. Depois disso, nossa atenção fica difusa e é cada vez mais difícil manter o foco em uma atividade.

Por isso, se o seu evento será de média ou longa duração, não deixe de separar um momento – ou até dois – na agenda do evento para o coffee break!

Inclusive, nesses casos, é provável que o coffee break já seja esperado pelos participantes como uma pequena pausa para “forrar o estômago”, trocar ideias com outras pessoas e recuperar o fôlego e o foco para a continuidade do evento.

 

Como organizar o coffee break

O primeiro passo para organizar o coffee break é saber quantas pessoas participarão do evento. É a partir desse número que todos os itens necessários para o coffee serão calculados, para que não sobre ou falte nenhum alimento ou utensílio.

Além disso, o número de participantes também irá definir o tamanho do espaço onde o coffee será realizado. Lembre-se de que o local deve permitir a presença e a circulação de todos eles, além de conter as mesas com os alimentos e bebidas!

Cálculo de quantidades

Agora que você já sabe quantas pessoas vão fazer parte do seu evento, é hora de calcular as quantidades dos comes e bebes, dos talheres e utensílios necessários para cada participante. 

Aqui, a dica é fazer o cálculo pensando em uma margem de 10% a mais, para garantir que não falte nada durante o coffee e que todos os participantes saiam alimentados para dar prosseguimento ao evento:

  • bebidas: 300 ml por pessoa;
  • comida: cinco unidades de itens salgados e três de itens doces para cada participante; 
  • utensílios:, um copo, uma xícara, duas unidades de cada talher e três a quatro guardanapos para cada pessoa. 

Lembre-se que esses valores são apenas uma referência: seu evento pode ter particularidades que podem aumentar ou diminuir a demanda de alimentos e bebidas por participante, ok? :)

Horários

O horário reservado para o coffee break também é super importante para manter a fluidez do evento. O ideal é encaixá-lo na metade da agenda: para um seminário das 13 às 18 horas, por exemplo, o coffee break pode acontecer às 15h30.

No caso de eventos de longa duração, que começam pela manhã e só terminam no final do dia, pode ser interessante oferecer dois coffee breaks, um para cada parte do dia. 

Assim, pela manhã, os participantes acompanham a programação sem aquela sensação incômoda de “barriga vazia” e, de tarde, reforçam as energias até o final do evento.

#DicaSympla: Sabe aquele palestrante ou tema que é o carro-chefe do seu evento? Colocá-lo logo depois do coffee break pode ser uma ótima jogada. 

Tempo de duração

Como o coffee break é apenas um intervalo, não é preciso reservar um tempo longo na agenda do evento para que ele aconteça. Lembre-se que o momento é apenas uma oportunidade para repor as energias, e quanto maior for a duração, maior será a quantidade de comida e bebida necessária!

Na maioria dos casos, uma pausa de 15 a 30 minutos para o coffee break já é suficiente. No entanto, para públicos grandes – eventos com mais de 100 pessoas, por exemplo – o coffee break deve durar um pouco mais para que todos possam conversar, se conhecer melhor e comer com tranquilidade.

Cardápio e opções

Aqui vai uma lista de comidas e bebidas interessantes para o produtor arrasar no coffee break de um evento:

  • cafés;
  • chás;
  • sucos; 
  • água;
  • pães;
  • bolos; 
  • biscoitos;
  • frutas;
  • pão de queijo;
  • empadinhas;
  • mini croissant; 
  • mini sanduíche.

É importante lembrar que os alimentos devem sustentar, mas não podem ser pesados, para que os participantes não corram o risco de ficar com indigestão durante o resto do evento. Ou seja, nada de servir feijoada ou opções muito gordurosas!

Ainda, é interessante considerar no cardápio eventuais restrições alimentares, oferecendo opções vegetarianas, veganas ou sem glúten, por exemplo.

Pratos, copos, guardanapos, talheres e demais utensílios devem ficar em uma mesa separada da principal, para evitar aglomerações e facilitar o uso. Ah! E não se esqueça de disponibilizar açúcar, adoçante e gelo para as bebidas.

Escolhendo o fornecedor

Mais importante do que os quitutes servidos, é a qualidade dos alimentos e bebidas oferecidas. Por isso, o produtor deve ter muito cuidado na hora de escolher os fornecedores para o coffee

Vale buscar indicações com outros realizadores de eventos e pesquisar a reputação dos buffets. Se o evento for acontecer em um espaço onde não sejam fornecidas cadeiras e mesas, um bom caminho é dar preferência  para empresas que também disponibilizam esses itens junto aos alimentos. 

Local ou espaço

O espaço onde o coffee break será oferecido deve ser ideal para que os participantes possam circular e se alimentar sem ficarem apertados nem se dispersarem para outros lugares. O local deve contar com uma mesa central para os alimentos e bebidas, e outra para os talheres e pratos.

Para eventos de grande porte, pode ser interessante dividir o coffee em mais de uma mesa, para garantir que todos consigam comer sem fazer filas ou impedir o acesso fácil à comida. Para manter a limpeza, é importante disponibilizar lixeiras no local e álcool em gel para que os participantes higienizem as mãos antes.

A principal vantagem do coffee break

Uma das grandes vantagens de organizar um coffee break no seu evento é a possibilidade única de networking que você irá proporcionar aos participantes. 

É nesse momento que eles poderão se reunir para trocar ideias, conversar, se conhecer e, é claro, discutir sobre os melhores pontos do que está sendo apresentado no evento.

Para incentivar a troca de experiências no seu evento, aqui vão algumas dicas:

  • evidencie que a intenção do coffee break é a interação entre os participantes;
  • solicite aos palestrantes que participem do coffee break. Assim, os participantes podem tirar suas dúvidas e iniciar ciclos de conversa com pessoas que não conhecem;
  • evite colocar cadeiras no local do coffee break. Isso força os participantes a ficarem de pé, quando o ideal é que circulem pelo espaço, estimulando a interação e a troca de experiências.

Agora que você já sabe todos os passos necessários para organizar um coffee break, produza eventos e conteúdos com a Sympla. Crie o agora!

E para ler mais sobre como fazer gestão de eventos, continue navegando!

Check-list para Produção de Eventos

Planilha gratuita para você não esquecer de nada!

FAZER DOWNLOAD
Nadine Alves
Escrito por Nadine Alves
Oi, meu nome é Nadine! Sou publicitária, fotógrafa e apaixonada por Marketing Digital. Aqui no Blog da Sympla, vou ajudar você a organizar eventos cada vez mais incríveis e de sucesso :) Vamos juntos?