Todo curso ou workshop de sucesso, que tenha como objetivo fazer o participante aprender, refletir e se desenvolver, tem como premissa oferecer uma experiência única em sua vida através da distribuição de conteúdo.
A compreensão e absorção de ideias pode variar de participante para participante, contudo é preciso ter uma forma de comprovar o aprendizado e a participação no evento. É justamente aí que entram os certificados online!
E você sabia que através da plataforma da Sympla você consegue criar e emitir os certificados para eventos online, curso, palestra, workshop ou simpósio? Aqui você encontrará todas as informações sobre a composição do certificado, as possibilidades de personalização da identidade visual, inclusão de carga horária por tipo de público e, por fim, o envio deles aos participantes.
Lembrando que, para que o certificado online tenha validade, é fundamental que ele contenha algumas informações importantes. Por isso, trouxemos alguns pontos que você precisa ficar atento na hora de montar e emitir o certificado para eventos online:
1. Quem poderá ter acesso aos certificados para eventos online?
É muito comum surgir essa dúvida.
Quando falamos em cursos ou workshops online, existe sempre a preocupação da efetiva presença do participante.
Ao configurar uma lista de participantes, podemos ter uma noção do total de inscritos no curso ou workshop. Porém, para sabermos efetivamente quantos concluíram, é preciso realizar o check-in no dia do evento.
Saber quantos participantes realmente participaram do evento online é fundamental para você ter uma noção de quantos certificados você precisará enviar. Desta forma, você também poderá optar por enviar o certificado a todos os participantes ou apenas para os participantes que realizaram o check-in.
2. Quais informações devem constar no certificado online?
Aqui na Sympla, trabalhamos para que você não tenha trabalho, e para isso, disponibilizamos uma ferramenta fácil e intuitiva para criação, personalização e envio de certificados a todos os participantes do seu evento online.
Após o encerramento de seu evento, basta acessar a área do organizador, abrir a aba de participantes e configurar os certificados.
Dependendo do curso ou workshop, as informações podem variar um pouco de acordo com a área, instituição, entre outros. No entanto, algumas informações não podem ficar de fora:
- Nome do participante;
- Nome do curso ou evento;
- Data do evento;
- Tipo de ingresso/Carga horária;
- Dados do organizador;
- Data do início do curso;
- Data do término do curso;
- Assinatura.
Disponibilizamos em nossa ferramenta um modelo padrão de certificado, porém, é possível configurar o layout, inserindo uma imagem de fundo de sua preferência, o que tornará seu certificado único e exclusivo.
Também é possível alterar o tipo de fonte, tamanho do texto e cor. Os certificados serão preenchidos de acordo com os dados informados pelos participantes na compra do ingresso.
Importante: os certificados são documentos oficiais, por este motivo devem passar seriedade, clareza de informações assim como identidade visual conforme proposta do curso.
3. Diversidade dos tipos de certificado
O recebimento do certificação de um evento não precisa ser exclusividade apenas dos participantes, uma vez que muitos profissionais que trabalham nos eventos também merecem receber um certificado que comprove sua presença e dedicação.
Assim sendo, dependendo do curso ou workshop a ser realizado, podemos nos deparar com diferentes cargas horária por participante, organizadores, palestrantes, autores, avaliadores e staff. Assim como podemos ter outras atividades dentro do mesmo evento, o que demandará diferentes modelos de certificados a serem emitidos.
Considerando os mais diversos cenários, a ferramenta de emissão de certificados da Sympla está preparada para te atender de acordo com seu evento. Para isso, basta cadastrar os tipos de ingressos com a nomenclatura das atividades.
Ao configurar o certificado, você poderá selecionar o tipo de ingresso, salvar as mudanças e assim enviar para os respectivos participantes.
4. Revise as informações
Antes de emitir qualquer certificado, é imprescindível que as informações sejam revisadas com bastante cuidado. Erros na digitação de nomes e outros dados podem gerar situações bem desconfortáveis com os participantes, além do retrabalho.
Os erros nos certificados também comprometem a confiabilidade dos participantes em relação ao seu evento.
5. Envio dos certificados
Através da ferramenta da Sympla, é possível gerenciar o envio dos certificados de forma manual ou automática. Também é oferecida a opção de encaminhamento de certificado individual ou em lote, de acordo com a necessidade do organizador.
Caso o organizador opte por não realizar o envio através da ferramenta, é possível configurar para que os certificados possam ser acessados pelos próprios participantes, através da conta Sympla no site ou pelo app e realizar o download na área “Meus ingressos”.
Agora que você já sabe como criar e emitir os certificados para eventos online, que tal colocar o aprendizado em prática? Aproveite para cadastrar seu evento na Sympla e confira como a ferramenta é fácil e prática.