Ícone do site Blog da Sympla – Tudo para criar ou viver experiências

Tudo sobre Carnaval: origem, quando é e como o produtor de eventos pode se preparar

O Carnaval é uma época emblemática para todos os brasileiros, mas para os produtores de eventos ela tem um significado ainda mais especial. Isso porque, nessa data milhões de pessoas estão em busca de uma mesma coisa: eventos, sejam eles de rua ou privados. Portanto, o Carnaval é um prato cheio para todos os organizadores.

Para se preparar para este momento, é importante estar por dentro do conceito do Carnaval, quando ele acontece e quais são as expectativas do público. Então, quer saber tudo sobre o tema e como se preparar para essa época? Continue a leitura!

O que é e sua origem

Produzir eventos em datas comemorativas pode ser mais fácil quando o organizador tem conhecimento sobre o feriado em questão. Portanto, é interessante citar que o Carnaval tem origem na Europa como uma festa pagã que acontecia sempre um dia antes do início da Quaresma, período em que os católicos abrem mão de certos hábitos e alguns prazeres considerados mundanos. Desta forma, o Carnaval nasceu como uma festividade para que as pessoas pudessem extravasar. 

Atualmente, o Carnaval faz parte do nosso calendário, mesmo não sendo um feriado oficial na maioria das cidades brasileiras, mas sim um ponto facultativo. Ele representa um período de festas que acontece todo ano, em fevereiro ou março. A data não é estática pois a terça-feira de Carnaval é sempre 47 dias antes da Páscoa, que também não tem data fixa.

Quando é o Carnaval

Mesmo não tendo uma data fixa, é possível levantar quando será o Carnaval dos próximos anos. Assim, o produtor de eventos consegue se preparar com antecedência e planejar festas memoráveis para o público. Portanto, confira a seguir quando é a terça-feira de Carnaval dos próximos 5 anos.

Lembre-se que as festas podem ser diurnas ou noturnas e costumam começar no sábado e terminar na terça-feira de Carnaval. Esse é o calendário oficial, mas sabemos que o brasileiro gosta de esticar a celebração um pouquinho, não é mesmo?

#DicaSympla: Gestão de eventos: guia completo com etapas, importância e como fazer

Carnaval no Brasil

O Carnaval no Brasil ganhou força e hoje é uma das principais datas comemorativas do país. É famoso no mundo todo e atrai turistas de todos os lugares. A celebração tem um apelo tão forte que extrapolou a data oficial e em muitas cidades são promovidas festas de pré e pós Carnaval, que podem começar mais de um mês antes do previsto.

É importante que o produtor de eventos que pretende organizar festas para esse período tenha consciência que o Brasil é um país de extensão continental, com diferentes culturas e características. O Carnaval, como uma festa popular, segue os costumes regionais e é celebrado de diferentes maneiras. Por isso, conheça o público e preferências da região onde acontecerá seu evento.

Algumas cidades se destacam no Brasil como anfitriãs do Carnaval, são elas: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Recife.

#DicaSympla: Confira as 8 melhores marchinhas de Carnaval e suas histórias

Carnaval 2022

O Carnaval do próximo ano está chegando. Para quem produz eventos, a preparação já está a todo vapor. São várias as etapas a serem pensadas: planejamento, divulgação, vendas, execução e análise. Tudo isso, sempre considerando o perfil do seu público.

Em 2022, ainda existe um novo desafio, que é produzir o Carnaval em um período de retomada de eventos presenciais.

Por um lado, é fácil perceber que as pessoas estão ansiosas para sair de casa e ainda mais propensas a participar de festas e eventos. Os ingressos de festas de Carnaval que já estão à venda na plataforma da Sympla, por exemplo, tiveram os primeiros lotes esgotados rapidamente. Por outro lado, é fundamental ter uma atenção especial e seguir todos os protocolos necessários para que o evento ocorra de maneira segura.

Por isso, acompanhe as notícias da cidade que vai receber seu evento para ficar por dentro das eventuais limitações. Cada cidade do Brasil tem aplicado regras específicas e, em muitos casos, são os eventos de rua e sem limitação de público que correm risco de ser cancelados. Portanto, não se alarme e continue atento.

Produzir uma festa de Carnaval em 2022 irá demandar alguns cuidados, mas esse evento tem tudo para ser um sucesso e atrair um público bastante entusiasmado!

Como o produtor pode se preparar

Como já foi dito, o primeiro passo é manter-se atualizado sobre todos os protocolos sanitários da sua cidade em relação a eventos. A partir daí, avalie as limitações e o porte da sua produção para entender o que poderá ser feito.

Para planejar seu evento carnavalesco é necessário definir seu público-alvo e conhecer suas preferências. Dessa forma, será possível definir de forma estratégica o nome do evento, suas atrações e a comunicação a ser usada na divulgação.

Com o conceito e porte do evento definidos, escolha o local mais adequado para acomodar a festa. Além disso, eleja como irá funcionar a aquisição de bebidas e comidas ao longo do evento. Lembre-se que, no Carnaval, atrações interessantes e um esquema open bar podem ser grandes atrativos. Ainda, aposte na decoração colorida e abuse do glitter!

Aproveite o espaço de divulgação e venda de ingressos para comunicar para o seu público quais são os protocolos de segurança adotados. É importante que todos estejam alinhados sobre essas medidas.

Para que isso seja possível e ainda garantir o conforto dos participantes na hora da compra, você pode criar seu evento na plataforma da Sympla. Assim, seu Carnaval terá uma página de vendas personalizada e uma área do produtor onde será feita toda a sua gestão. Se você ainda não criou seu evento de Carnaval, corre lá! :)

Sair da versão mobile