O Carnaval é uma época emblemática para todos os brasileiros, mas para os produtores de eventos ela tem um significado ainda mais especial. Isso porque, nessa data milhões de pessoas estão em busca de uma mesma coisa: eventos, sejam eles de rua ou privados. Portanto, o Carnaval é um prato cheio para todos os organizadores.
Para se preparar para este momento, é importante estar por dentro do conceito do Carnaval, quando ele acontece e quais são as expectativas do público. Então, quer saber tudo sobre o tema e como se preparar para essa época? Continue a leitura para saber mais sobre:
- público-alvo e persona;
- conceito criativo e branding;
- espaço;
- atrações especiais;
- divulgação;
- página de vendas e mais!
O que é e sua origem
Produzir eventos em datas comemorativas pode ser mais fácil quando o organizador tem conhecimento sobre o feriado em questão. Portanto, é interessante citar que o Carnaval tem origem na Europa como uma festa pagã que acontecia sempre um dia antes do início da Quaresma, período em que os católicos abrem mão de certos hábitos e alguns prazeres considerados mundanos. Desta forma, o Carnaval nasceu como uma festividade para que as pessoas pudessem extravasar.
Atualmente, o Carnaval faz parte do nosso calendário, mesmo não sendo um feriado oficial na maioria das cidades brasileiras, mas sim um ponto facultativo. Ele representa um período de festas que acontece todo ano, em fevereiro ou março. A data não é estática, pois a terça-feira de Carnaval é sempre 47 dias antes da Páscoa, que também não tem data fixa.
Quando é o Carnaval
Mesmo não tendo uma data fixa, é possível levantar quando será o Carnaval dos próximos anos. Assim, o produtor de eventos consegue se preparar com antecedência e planejar festas memoráveis para o público. Por isso, confira a seguir quando é a terça-feira de Carnaval dos próximos anos.
- 2025: dia 4 de março de 2025
- 2026: dia 17 de fevereiro de 2026
- 2027: dia 09 de fevereiro de 2027
- 2028: dia 29 de fevereiro de 2028
Lembre-se que as festas podem ser diurnas ou noturnas e costumam começar no sábado e terminar na terça-feira de Carnaval. Esse é o calendário oficial, mas sabemos que o brasileiro gosta de adiantar e esticar a celebração um pouquinho, não é mesmo?
#DicaSympla: Gestão de eventos: guia completo com etapas, importância e como fazer
Carnaval no Brasil
O Carnaval no Brasil ganhou força e hoje é uma das principais datas comemorativas do país. É famoso no mundo todo e atrai turistas de todos os lugares. A celebração tem um apelo tão forte que extrapolou a data oficial e em muitas cidades são promovidas festas de pré e pós Carnaval, que podem começar mais de um mês antes do previsto.
É importante que o produtor de eventos que pretende organizar festas para esse período tenha consciência que o Brasil é um país de extensão continental, com diferentes culturas e características. O Carnaval, como uma festa popular, segue os costumes regionais e é celebrado de diferentes maneiras. Por isso, conheça o público e preferências da região onde acontecerá seu evento.
Algumas cidades se destacam no Brasil como anfitriãs do Carnaval, são elas: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Recife.
- O Rio foi o berço do Carnaval no Brasil e é conhecido mundialmente pelos desfiles de escolas de samba e blocos de rua, tudo isso em clima de praia e com as paisagens cariocas de tirar o fôlego;
- Na cidade de São Paulo também acontecem disputas entre escolas de samba e bloquinhos, principalmente nos bairros mais boêmios. Como a maior cidade do país, são esperadas festas para todos os gostos;
- A folia em Minas Gerais começou nas cidades históricas e universitárias, reunindo milhares de jovens e movimentando o interior. Atualmente, a capital BH também passou a ser um importante destino carnavalesco com centenas de blocos de rua e festas privadas;
- Em Salvador, que ostenta o maior Carnaval do mundo, reina o axé e os shows em trios elétricos, que desfilam pelas ruas. Além dos camarotes privados que atraem pessoas de toda a parte.
- O maior bloco de Carnaval do mundo, reconhecido pelo livro dos recordes, fica no Recife, é o Galo da Madrugada. O Carnaval recifense se mistura com o de Olinda, onde é costume ocupar as ladeiras da cidade com bonecos gigantes.
#DicaSympla: Confira as 8 melhores marchinhas de Carnaval e suas histórias
Carnaval 2025
O Carnaval do próximo ano está chegando. Para quem produz eventos, a preparação já está a todo vapor. São várias as etapas a serem pensadas: planejamento, divulgação, vendas, execução e análise. Tudo isso, sempre considerando o perfil do seu público.
Produzir uma festa de Carnaval em 2025 irá demandar alguns cuidados, mas esse evento tem tudo para ser um sucesso e atrair um público bastante entusiasmado!
#DicaSympla: Carnaval 2025: Guia completo para organizar um evento de sucesso
Como o produtor pode se preparar
Como já foi dito, o primeiro passo é manter-se atualizado sobre todos os protocolos sanitários da sua cidade em relação a eventos. A partir daí, avalie as limitações e o porte da sua produção para entender o que poderá ser feito.
1. Definindo o público-alvo e conceito criativo
Para planejar seu evento carnavalesco é necessário definir seu público-alvo e conhecer suas preferências. Dessa forma, será possível definir de forma estratégica o nome do evento, suas atrações e a comunicação a ser usada na divulgação.
Com uma persona em mente, é hora de partir para o conceito criativo e a identidade visual da produção, isto é, o momento é do branding para eventos!
2. Escolhendo um espaço adequado
Com o conceito e porte do evento definidos, escolha o local mais adequado para acomodar a festa. Além disso, eleja como irá funcionar a aquisição de bebidas e comidas ao longo do evento. Lembre-se que, no Carnaval, atrações interessantes e um esquema open bar podem ser grandes atrativos. Ainda, aposte na decoração colorida e abuse do glitter!
3. Definindo as atrações especiais
Carnaval tem tudo a ver com música, né? E a atração musical pode ser o principal chamariz do seu evento. Vale apostar em artistas e conjuntos que toquem marchinhas e outros clássicos da folia, contratar baterias de bloquinhos de rua ou até investir em representantes de alguma escola de samba, um show à parte.
4. Investindo na divulgação
Aproveite o espaço de divulgação e venda de ingressos para comunicar para o seu público quais são os protocolos de segurança adotados. É importante que todos estejam alinhados sobre essas medidas.
5. Criando o evento com a Sympla
Para que isso seja possível e ainda garantir o conforto dos participantes na hora da compra, você pode criar seu evento na plataforma da Sympla. Assim, seu Carnaval terá uma página de vendas personalizada e uma área do produtor onde será feita toda a sua gestão. Se você ainda não criou seu evento de Carnaval, corre lá! :)
#DicaSympla: saiba como criar uma página de vendas eficaz para o seu evento.