Ícone do site Blog da Sympla – Tudo para criar ou viver experiências

Como organizar um campeonato de games

Ano após ano, os e-Sports (esportes eletrônicos) crescem mais em todo o mundo! Por causa disso, foi criada uma nova categoria de eventos, feita para atender a demanda desse novo público alvo: os campeonatos de games.

Com prêmios milionários e gamers profissionais de diversos países, esses campeonatos são excelentes oportunidades para quem quer unir diversão, tecnologia e produção de eventos.

Para quem tem os jogos como paixão e pensa em produzir uma competição, este post traz dicas com tudo o que é preciso saber para organizar um campeonato de e-Sports!

O que são e-Sports?

Os e-Sports são um conjunto de novas modalidades esportivas. Elas são praticadas em aparelhos eletrônicos, como computadores, celulares e videogames. 

Nessas modalidades, que podem ser disputadas de maneira individual ou coletiva, os gamers competem entre si por meio de conexão de internet ou por um conjunto de computadores em rede (LAN).

Existem muitos jogos extremamente populares e que são disputados profissionalmente. Estes são alguns dos 10 games que estão entre os mais jogados do mundo:

Dicas para produzir um campeonato de games

1. Defina a modalidade do campeonato de games

O primeiro passo para organizar um campeonato de e-Sports é definir qual será o game jogado. Como foi visto anteriormente, existem muitos jogos eletrônicos de grande popularidade, cada um com públicos alvos bem diversos entre si.  

Por isso, é importante, para quem produz, segmentar para qual público alvo a competição será destinada. Dificilmente um fã de Free Fire comprará ingresso para assistir um campeonato de League of Legends e é improvável que um gamer de FIFA competirá em uma partida de Fortnite, por exemplo. 

Também é fundamental definir se o campeonato será exclusivo para jogadores profissionais ou se será misto, em que jogadores amadores também poderão participar em alguma categoria.

2. Organize a estrutura do campeonato de games

Os campeonatos de games são cheios de particularidades, mas, como todos os outros tipos de eventos, também precisam de alguns itens indispensáveis para serem realizados.

Aqui, além das questões relacionadas aos jogos, é preciso ter atenção à infraestrutura e às questões burocráticas. Para organizar a estrutura do campeonato, é preciso cuidar de itens como:

#DicaSympla: baixe o nosso Check-list para Produção de Eventos e planeje todos os detalhes do campeonato!

 3. Escolha uma boa plataforma para transmissão online

Independentemente do tamanho do campeonato, os fãs do jogo podem querer acompanhar as disputas e premiações! Por isso, é interessante fornecer a transmissão online do campeonato e das partidas. 

Você pode utilizar plataformas de streaming como o YouTube ou o Twitch, que é especializado na transmissão de videogames e campeonatos de e-sports. Assim, além de assistir aos jogos, os espectadores também podem participar por meio de comentários e deixar o seu campeonato muito mais interativo.

4. Invista em diferenciais para o seu campeonato

Existem centenas de campeonatos de games acontecendo pelo Brasil. Para que o público-alvo decida participar do evento que você está organizando, é fundamental investir em diferenciais!

Mais do que eleger os melhores jogadores, o campeonato deve despertar a sensação de comunidade entre os participantes, estimulando a interação e a troca de experiências! Aqui vão algumas dicas para enriquecer o seu campeonato de e-sports:

5. Faça uma divulgação estratégica do campeonato

Sem uma estratégia de divulgação efetiva, o público pode acabar não aderindo ao evento, que pode acabar sem o número esperado de participantes para poder acontecer. 

É essencial investir em um plano de marketing alinhado com o público-alvo que se deseja atingir. Tenha em mente alguns direcionamentos, como:

Aqui, a dica principal é anunciar o campeonato em plataformas específicas de jogos e com a técnica do  marketing de influência, que conta com a ajuda de gamers de destaque para divulgar e recomendar o seu evento.

#DicaSympla: Para montar uma estratégia de divulgação específica para seu campeonato, confira o nosso post sobre como divulgar um evento.

6. Busque referências nos principais campeonatos de games do mundo

Oficialmente, o primeiro campeonato de games da história foi realizado em 19 de outubro de 1972. Trata-se das Olimpíadas Intergalática de Spacewar, organizada e disputada por alunos da Universidade Stanford, nos Estados Unidos.

O prêmio para essa competição foi um ano de assinatura grátis da revista Rolling Stone. Desde então, os campeonatos gamers ficaram mais luxuosos e mais populares, com organizações pagando dezenas de milhões de reais em prêmios para os atletas.

Algumas das maiores competições para quem produz ficar de olho e se inspirar são: 

7. Atenção especial para a venda de ingressos

A venda de ingressos é parte imprescindível da organização de um campeonato de videogames. Como a temática do campeonato envolve tecnologia e entretenimento, é importante oferecer a venda de ingressos online ao público.

Com as soluções Sympla, é possível criar sua própria página de vendas online, acompanhar os resultados em tempo real, ter acesso a um painel financeiro e de controle de participantes, e muito mais. Vamos lá? Crie o agora! ??

Sair da versão mobile