Você já ouviu falar em Brand Experience? Esse é um conceito que envolve diversas estratégias para fortalecer a percepção das marcas no imaginário do público e garantir mais sucesso aos negócios. 

Quer entender como essa estratégia se relaciona com o mercado de eventos? Neste post, a Sympla explica melhor essa relação e como ela pode ser aplicada de forma eficiente. Confira na leitura. 

O que é Brand Experience?

O Brand Experience ou Marketing de Experiência é um conceito que visa o fortalecimento das marcas por meio de estratégias contínuas que envolvem a melhora na percepção do cliente, para mais satisfação e fidelização. 

A técnica implementa ações que despertam sentimentos e sensações positivas em todos os contatos do cliente com a marca, desde as primeiras interações, até o pós-venda. Dessa forma, pode ser aplicada em empresas de todos os ramos e portes, inclusive no mercado de eventos. 

O conceito é baseado em diversos pilares que podem representar partes da estratégia e proporcionar experiências únicas ao público. Dessa forma é possível trabalhar, por exemplo, a missão da marca, sons, cores e imagens associadas a ela, sentimentos e impactos emocionais e formas de conexão direta com o público. 

Quer um exemplo? Vamos pensar em um evento de grande porte, como o Rock in Rio. Ao refletir sobre a produção, você provavelmente vai se lembrar do som do famoso jingle do evento. Também pode lembrar de alguma transmissão ao vivo que assistiu e como ficou feliz de poder vê-la pela TV, já que não esteve presente. 

Caso já tenha participado de alguma edição, pode ter na memória a lembrança de alguma ativação de marca interessante que aconteceu no dia, como o recebimento de algum brinde ou uma foto divertida em um espaço instagramável. 

#DicaSympla: Branding para eventos: estratégias para criar uma marca forte

Consegue entender como o Branding Experience está em todos os detalhes pensados para gerar experiências memoráveis com a marca? 

Quais as vantagens do Brand Experience?

É fato que todas as organizações precisam investir em Brand Experience. Esse tipo de estratégia fortalece a identidade da marca e garante diversos benefícios como:

  • Fidelização dos clientes;
  • Associação da marca com boas experiências e vivências;
  • Aumento de consciência e valor da marca;
  • Maior conexão e proximidade com o público;
  • Criação de memórias afetivas sobre a marca. 

Como explorar o Brand Experience em eventos?

No mercado de eventos, a estratégia de Brand Experience pode ser usada tanto para potencializar a marca da empresa organizadora (como no exemplo do Rock in Rio), quanto em ativações de marcas dentro de produções específicas, como festas, feiras e congressos. Essa é uma forma eficaz de colocar essa estratégia em prática e fortalecer sua marca.  

Imagine que você trabalha com produções de casamentos e está participando de uma feira voltada para esse mercado. Nesse caso, pode utilizar toda a ambientação do stand para mostrar ao público a experiência que sua produtora oferece nas festas. 

Isso pode ser feito, por exemplo, com uma decoração intimista, uma música ambiente que expresse a identidade da marca, uma recepção com champanhe e docinhos especiais, catálogos que reforcem os valores e a imagem da empresa e até mesmo na postura dos atendentes e na forma como as negociações são feitas. 

Todos os detalhes da experiência contribuem para o Brand Experience e devem ser pensados com cuidado para garantir percepções positivas e fazer com que o cliente se lembre da sua empresa quando for pensar sobre a feira e escolher seus fornecedores. 

É importante ter em mente que o Brand Experience em eventos não se aplica apenas para produtores e organizadores. Empresas de todos os ramos podem organizar ou participar de eventos para aumentar sua visibilidade e utilizar algumas das técnicas citadas. Ou seja, criar um evento para promover o Brand Experience também pode ser uma ótima solução para garantir um reforço positivo da sua marca.

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Dicas de Brand Experience para eventos

Quer algumas dicas para aplicar a técnica de Brand Experience no seu evento? A Sympla reuniu algumas ideias valiosas a seguir:

  • Invista em ambientes confortáveis e seguros, preparados para atender emergências com rapidez;
  • Um local bonito, interativo e instagramável vai conquistar o público com facilidade;
  • Leve em consideração a diversidade e a sustentabilidade ao organizar seu evento;
  • Treine sua equipe para oferecer um atendimento 100%;
  • Utilize plataformas de vendas seguras e fáceis de usar, para garantir uma compra de ingressos descomplicada;
  • Planeje ativações exclusivas e pensadas para o seu público;
  • Reforce a identidade visual da marca sempre que possível;
  • Reduza ao máximo o atrito em todas as etapas do seu evento;
  • Tenha um canal de comunicação para receber reclamações, dúvidas e elogios;
  • Invista na interação digital e presencial para criar conexões;
  • Planeje ativações e experiências que causem um impacto emocional e engajem a partir dos sentimentos.

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Concluindo, os eventos e a estratégia de Brand Experience andam juntos e podem ser utilizados de forma inteligente para garantir mais fidelização e uma percepção positiva para a sua empresa. 

Agora que você conseguiu perceber a importância dos eventos na força da sua marca, que tal começar a criar seu evento na Sympla e explorar as soluções da melhor e maior plataforma do Brasil? Se joga!