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Quem organiza eventos sabe: contar com uma arte gráfica atrativa e informativa é essencial para alcançar o tão desejado sold out. É que os banners para eventos, além de transmitirem o astral da sua produção – seja ela um evento corporativo mais sério ou uma festa de brasilidades bem alegre – orientam os participantes em potencial de forma rápida, basta bater o olho!
Mas, quais informações devem estar em uma boa peça gráfica? Quais e quantas cores e fontes utilizar? Quais são as dimensões da arte que vai pro Instagram, para a página de vendas? Se você não é um designer gráfico, responder essas perguntas não é tão simples.
Por isso, continue a leitura para ficar por dentro de:
- informações essenciais;
- tamanho das artes gráficas;
- ferramentas fáceis;
- e bônus: um modelo prontinho para chamar de seu!
O que é um banner para eventos?
Chame de banner, layout, peça ou arte gráfica, trata-se do elemento visual do seu evento. Ele será usado para comunicar tudo aquilo que a produção transmite: qual é a mensagem principal do evento, sua categoria – gastronômico, esportivo etc. –, além do mood, o estilo geral do evento.
As peças gráficas serão usadas em diversos canais e podem conter informações complementares, mas é importante que elas conversem entre si, respeitando a identidade visual do evento. É esse conceito criativo que irá reger todas as comunicações, afinal, vale lembrar: o seu evento é uma marca!
#DicaSympla: leia mais: Vídeo marketing para eventos: 6 razões para usar o formato
Como fazer um banner para eventos?
Fazer uma boa peça gráfica é mais do que criar algo agradável ao olhar. É preciso chamar a atenção, informar e instigar quem vê. A boa notícia é que, com algumas dicas simples, você pode criar artes gráficas com a cara do seu evento! Quer ver como?
1. Foco nas informações-chave: o que um banner para eventos deve conter?
Não tem mistério, mas vale reforçar: sua peça gráfica precisa, em primeiro lugar, situar o participante. Por isso, comece incluindo data, horário e local. Assim, é possível bater o olho e definir se é possível participar ou não!
O nome do evento, claro, é uma informação essencial. Ele será fundamental para atrair a atenção do público, gerando reconhecimento ou curiosidade. Por isso, fica a #DicaSympla: estude sobre nomes para eventos para se destacar e criar a sua marca.
Agora, é hora de convencer o participante. Pergunte-se: qual informação será capaz de impulsionar a decisão do seu público-alvo?
- Que tal uma descrição poderosa? “O maior evento do mercado imobiliário no país!”
- Explore as atrações especiais ou o line-up: “Com show de DJ Music”
- Escolha um diferencial do seu evento: “5h de open bar premium”
- Em alguns casos, vale incluir uma fotografia do palestrante ou artista principal. Mas a imagem deve ter boa resolução, alta qualidade, um fundo neutro e enquadramento adequado. Muito cuidado!
Mas cuidado com exageros! Informações demais podem confundir o leitor e não dar o devido destaque para as informações essenciais.
2. Hierarquia das informações
Agora que você já decidiu quais informações estarão no seu banner, é hora de dar a importância devida para cada uma delas.
O nome do evento, por exemplo, é a informação prioritária, por isso, deve estar em destaque, com um tamanho ou contraste maior. E assim por diante!
O agrupamento das informações também é essencial para uma boa leitura: que tal colocar informações como data, horário e local próximas entre si?
Toda essa organização recebe o nome de hierarquia das informações e garante que a sua peça seja lida de forma eficiente, isto é, que o conteúdo dela seja encontrado com facilidade.
3. Cores, fontes e contraste
Há quem diga que você só pode usar duas ou três cores em uma peça gráfica. A #DicaSympla, no entanto, é que você pode explorar o arco-íris inteiro, desde que assegure a legibilidade do texto. Para isso, verifique se há uma boa dose de contraste entre a cor de fundo e o tom escolhido para as letras.
O mesmo vale para a escolha das fontes – o formato ou desenho das letras escolhido para a arte gráfica: observe sempre se a leitura não ficou comprometida. Letras cursivas ou rebuscadas demais, em alguns casos, podem impedir a compreensão do texto!
4. Dimensões
Nada de usar a mesma peça gráfica para todas as redes sociais, hein? Mesmo que a rede faça uma adaptação automática, o resultado final não é o ideal. O melhor caminho é ajustar o formato para cada canal. Mas, quais são os tamanhos adequados? Já salva aí:
- Post feed IG: 1080×1080 ou 1350×1080
- Post Stories: 1080×1920
- Banner Sympla: 1600 x 838
- Peça WhatsApp: 1080×1080
5. Dica de ouro: use templates!
Mesmo com todas essas dicas, ainda não sabe como começar a fazer o seu banner para eventos? A Sympla desenvolveu um modelo prontinho de peça gráfica pensado especialmente para as necessidades do mundo dos eventos!
Para usar, basta fazer uma cópia, escolher o design que mais te agrada (são todos incríveis!), e substituir as informações do template pelos dados do seu evento! Fácil, né?
Para começar a explorar, acesse:
Caso não consiga visualizar as imagens, os links com os modelos de banner para eventos estão listados a seguir: