Publicar vídeos para fortalecer o marketing digital da sua produtora de eventos é uma ótima estratégia. O YouTube é uma das principais plataformas utilizadas pelas marcas, mais de 1 bilhão de usuários se encontram nele cadastrados. Com um consumo de 1 bilhão de horas por dia, a plataforma é uma das redes sociais mais queridinhas entre aqueles que vivem conectados à internet.
Mas para criar um canal de YouTube, você tem ideia do que precisa ser feito? Desde entrar no site até ter um vídeo publicado, prontinho para ser visto pelo público, alguns passos importantes precisam ser dados para que tudo saia como esperado e os objetivos da sua produtora sejam alcançados. Bora ler este guia prático que preparamos especialmente para você?
Um canal no YouTube realmente é necessário?
Queremos dizer que primeiro, antes de mais nada, você precisa verificar se sua persona e se o modelo de negócios da sua produtora realmente pedem um canal nesta gigante plataforma. Mas por quê? Pois caso contrário, você e sua equipe vão gastar tempo e verba com uma estratégia que não precisa ser realizada e não indica probabilidade de sucesso!
#DicaSympla: saiba mais sobre como criar sua persona neste artigo :)
Verifique se seu público realmente está no YouTube, com que frequência ele consome vídeos e se outras empresas do seu ramo também produzem vídeos. Confirmando estes pontos de forma positiva, aí sim você terá indicações de que criar um canal de vídeos será uma ideia rentável e que fará sentido ser concretizada.
Como criar um canal no Youtube
A primeira coisa para quem vai criar um canal no YouTube é criar uma conta Google, caso você ainda não tenha. Neste link você encontra um rápido guia de suporte do próprio Google para que você aprenda como criar um canal com um nome de empresa ou outro nome. Isso porque existe uma diferença entre o canal ser de uma conta tradicional do Google para uma conta de empresa, ok?
O cadastro corporativo permite ter múltiplos proprietários com acesso ao canal. Recomendamos esta opção caso você vá trabalhar com uma equipe de marketing para desenvolver o canal da produtora, por exemplo. Vale a pena ter isso verificado desde o início para evitar futuros imprevistos de gerenciamento. Após criar a conta do Google, você vai acessar a página inicial do YouTube e clicar em “Fazer login” para entrar na plataforma.
Canal no Youtube pronto, hora de customizar!
Assim que você entrar no YouTube, digite o nome escolhido para seu canal e clique em “Criar”. Conta de canal criada, é hora de você personalizar seu canal, deixando-o bem apresentável para seu público. Você pode começar adicionando uma arte para a capa, que é o banner superior (aquele que aparece na parte de cima dos canais do YouTube). Ele é meio que o “cartão de visitas” do seu canal – então, não se esqueça de dedicar um tempo para isso, ok?
Indicamos que o banner tenha 2560 x 1414 pixels e no máximo 6MB, além dele precisar estar alinhado à identidade visual da sua produtora de eventos. Por exemplo, colocar na arte do banner cores, formas, fontes tipográficas, enfim, elementos que não conversam com a identidade visual do seu site e redes sociais pode dificultar a assimilação da sua marca pelo público.
Capriche neste layout, ele precisa criar boas expectativas sobre o conteúdo audiovisual que possuirá. Ele é a primeira coisa que o usuário vê ao acessar o canal, por isso recomendamos que após subir a arte, você verifique como ficará o corte dela em cada dispositivo (o YouTube mostra esta prévia) e depois clique em “Meu Canal” para ver como ficou tudo!
Etapa de descrição do canal
Com a arte publicada, em seguida vem o momento de descrever os objetivos do seu canal. Clique em “Adicionar descrição” (uma tela vai abrir com espaço para você escrever) e digite o que os espectadores do seu canal precisam saber que os convence a assistir os vídeos da sua produtora.
Tipo de conteúdo, frequência de postagem, redes sociais da produtora e talvez até um pouquinho da história do seu negócio podem ser boas formas de instigar seu público. Lembre-se: seu canal no YouTube precisa ser a casa do seu negócio!
Enviar vídeos para seu canal do Youtube
A plataforma é bem intuitiva e fácil de mexer, você vai clicar em “Enviar” (é uma seta para cima) que fica no canto superior direito do site, está bem perto da foto de login. Após o clique, na tela que abrir vá em “Selecione arquivos para enviar” e suba o seu vídeo para o YouTube. Dá para importar vídeos do Google Photos ou fazer uma transmissão ao vivo.
Coloque, em seguida, as informações básicas do seu vídeo: título, descrição, marcações e a miniatura do vídeo que vai aparecer. Nesta etapa você também define o modo como seu vídeo vai ser exibido para as pessoas (modo público, privado, não listado ou programado). E é possível também já mexer nas configurações avançadas do seu vídeo, como permitir ou não comentários, o idioma, o tipo de licença dentre outras opções.
#DicaSympla: os vídeos poderão ter até 15 minutos de duração, para aumentar o limite clique em “Aumente seu limite”, fica abaixo da opção de “Ajuda e sugestões”. Mas leve em conta a necessidade real de vídeos mais duradouros. Pense que o vídeo precisa prender a atenção do espectador do início ao fim!
Dicas para seu canal ter muito sucesso!
- Escolha um nome fácil de ser lembrado, de ser digitado e que combine com sua produtora;
- Analise com frequência as métricas (curtidas, comentários, taxa de abandono, etc) para entender o que seu público quer ver;
- Procure editar os vídeos sempre com muita qualidade;
- Veja alguns canais de sucesso e tente fazer algo parecido e melhor, descubra o que dá certo e do que não dá certo;
- Entenda como as tags funcionam, estude e aplique SEO para alavancar o resultado orgânico do seu canal;
- Faça um conteúdo diferente e de qualidade, não se preocupe em gastar dinheiro com equipamentos caros;
- Tenha periodicidade para publicar seus vídeos, não deixe nenhum espectador pensar que seu canal está abandonado.
Pronto para colocar seu canal do Youtube no ar?