A análise de dados é de extrema importância para os produtores de eventos. Isso porque é por meio dela que os resultados são medidos, sejam eles positivos ou negativos.
Imagine que um dos seus eventos não tenha trazido o retorno esperado, com base no valor que foi investido. Como você vai ficar sabendo onde foi o seu maior erro? Quais as ações que foram tomadas que não deram certo? Sem a análise de dados, provavelmente, não será possível ter uma resposta exata para essas perguntas.
Sendo assim, para te ajudar, este post traz informações sobre o universo da análise de dados e como ela pode contribuir para o bom desenvolvimento do seu evento.
Inclusive, com a Sympla, o produtor terá acesso às melhores ferramentas para auxiliar na busca de bons resultados. Continue lendo este artigo para descobrir!
O que é análise de dados para eventos?
Por definição, é um processo de inspeção, limpeza, transformação e modelagem de dados, com o objetivo de descobrir informações úteis, informar conclusões e apoiar a tomada de decisões em diferentes situações.
A análise de dados tem como principal objetivo transformar números e informações em insights, para definir quais providências tomar a fim de reverter um resultado negativo ou identificar possíveis soluções em um retorno positivo.
Quais os tipos de análise de dados?
Existem quatro tipos de análise de dados que podem ser utilizados para medir o desempenho das suas campanhas ou ações em geral. Porém, para entender com mais clareza como funcionam cada uma delas, é necessário prestar atenção em diversos fatores. Veja a seguir:
Análise preditiva
A análise preditiva é feita por meio de um modelo preditivo. Isto é, uma fórmula, para estimar um parâmetro desconhecido. Essa fórmula pode ser tanto uma expressão matemática quanto uma declaração lógica, ou a junção dos dois.
Esse tipo de análise pode prever quais os eventos mais procurados e que vendem mais durante os diferentes ciclos de vida de uma pessoa, por exemplo.
Análise prescritiva
A análise prescritiva, também chamada de recomendação. Ela utiliza ferramentas estatísticas alinhadas à gestão de negócios, para gerar recomendações de ações a serem tomadas de forma automáticas ou semiautomáticas.
Enquanto a análise preditiva pode prever alguns dados, de acordo com a situação, na análise prescritiva, fornece insights para tomar decisões que poderão alterar o futuro.
Análise descritiva
Já a análise descritiva, busca retratar comportamentos e tendências a partir de fenômenos reais. Ou seja, com ela é possível mapear fenômenos repetidos que podem existir algum tipo de tendências ou padrões a serem utilizados.
O objetivo principal da análise estatística descritiva é servir como um suporte para explicar o objeto-alvo em uma pesquisa.
Análise diagnóstica
É um dos tipos de análises mais antigas e conhecidas. No entanto, ela continua a gerar informações valiosas para diferentes áreas.
Ela é normalmente usada para descobrir o porquê da ocorrência de uma situação ou comportamento. Por exemplo, a identificação de perfis dos clientes que não compraram um determinado produto, buscando avaliar ainda o que motivou este resultado.
Qual a importância da análise de dados em eventos?
Para uma boa gestão de eventos, não basta desenvolver excelentes soluções ou focar na atração de novos clientes. Você também deve acompanhar as métricas, para entender se a performance está sendo satisfatória ou não.
Sendo assim, para ter essa resposta, é preciso que a análise de dados faça parte do planejamento estratégico do seu evento. Desde o pré evento até o pós evento. Além disso, é importante desenvolver uma visão crítica que, por meio da análise de dados, consiga extrair informações claras e úteis para fundamentar o processo de tomada de decisões.
Você já imaginou chegar ao final do seu evento e perceber que a quantidade de participantes foi muito mais baixa do que o esperado e não conseguir identificar qual foi a causa para isso ter acontecido? Com a análise de dados, isso deixou de ser uma preocupação.
Com todas as informações necessárias, como o alcance e número de visitas, por exemplo, você conseguirá entender quais foram as possíveis falhas e repará-las a tempo para não ocorrer novamente em uma próxima produção.
Além dos benefícios já citados, existem outras vantagens de investir em análise de dados, a fim de contribuir em melhorias para o bom desenvolvimento do seu evento. Veja a seguir:
- identificação de problemas com antecedência;
- criar uma diferenciação de mercado, pensando em tendências;
- controlar a execução das etapas da gestão do evento;
- conhecer profundamente o seu público-alvo;
- auxilia em uma tomada de decisão bastante eficiente.
A análise de dados é o sucesso da produção
Entre as muitas possibilidades de uma análise de dados bem feita, ela é de extrema importância para conhecer o público-alvo/persona do seu evento? Entendendo o perfil dos visitantes, o produtor tem os insumos necessários para promover a melhor experiência para essas pessoas.
De nada adianta tentar vender um show de rock, se o seu público só curte sertanejo, não é mesmo? Ter as informações demográficas, como localização, idade e sexo é fundamental, mas principalmente, saber os interesses desse público, é imprescindível para oferecer um evento de sucesso.
Além disso, uma boa análise de dados permite que você entenda outros comportamentos. Por exemplo, a forma de pagamento preferida do público, o ticket médio investido no seu evento, a quantidade de pessoas que compra usando um cupom, entre outras.
Como fazer a análise de dados do seu evento?
Agora que você já sabe o que é e qual a importância da análise de dados em seu evento, chegou a hora de entender como medir os resultados da maneira correta. Existem diversas maneiras de utilizar os dados a seu favor, veja a seguir:
1. Funil de conversão de eventos
O funil de conversão de eventos é uma maneira de mapear a jornada do visitante, desde o momento que ele descobre a existência da sua produção, até o pós-evento, quando é preciso gerar um relacionamento com esse perfil de público.
Dentro desse caminho a ser percorrido, está o topo, meio e o fundo do funil. Assim, só chega ao momento de compra aquela pessoa que está interessada de fato no que o seu evento tem a oferecer.
Portanto, para otimizar o funil de conversão do seu evento e aumentar as vendas, é importante acompanhar os dados de cada etapa e identificar gargalos.
Por exemplo, o produtor pode computar o número de visitantes na página do evento, o número de pessoas que iniciou a compra e o número de compras realizadas. Quando a porcentagem de conversão entre uma etapa e outra for muito baixa, aquela fase do funil merece uma atenção extra.
Para coletar esses dados é possível utilizar a Sympla, o Google Analytics e o Pixel do Facebook, por exemplo.
2. Google Analytics para eventos
O Google Analytics é uma ferramenta de análise de dados muito utilizada no marketing digital, capaz de acompanhar a performance de campanhas e gerar relatórios úteis para esse segmento.
Para a área de eventos, ele também é bastante recomendado, sendo possível captar diversas métricas, como:
- perfil do público que está visitando sua página de inscrição;
- quantidade de acessos;
- taxas de rejeição e saídas;
- canais de tráfego;
- entre outros.
3. Dashboard Sympla: ferramenta que auxilia na gestão de eventos e análise de dados
Se você deseja acompanhar suas vendas em tempo real, entender o comportamento do público e medir o impacto das suas campanhas, conheça a Dashboard Sympla. Ela ajuda produtore a tomarem decisões mais seguras.
Criada para centralizar todas essas informações em um só lugar, a dashboard reúne indicadores financeiros claros e relatórios fáceis de interpretar. Além de oferecer uma visão completa da performance do evento.
Na prática, isso significa mais controle e menos riscos. O produtor identifica oportunidades, ajusta estratégias com agilidade e investe no que realmente gera retorno, transformando dados em público engajado e ingressos vendidos.
Faça análise de dados e aumente as chances de sucesso do seu evento!
Percebeu como os dados podem contribuir diretamente para o sucesso do seu evento? Sem essas informações, os produtores ficam no escuro e não conseguem identificar os pontos fortes e fracos da sua produção, podendo acarretar em uma má impressão e até mesmo na diminuição da quantidade de eventos.
Você não quer passar por isso, não é mesmo? Então, acesse o site da Sympla e veja como podemos te ajudar a gerenciar e alavancar as vendas do seu evento.
Fique por dentro! A Sympla desenvolveu um e-book gratuito “Análise de dados para produtores de eventos” que irá te ensinar como usar métricas para vender mais ingressos. Acesse: