Você tem uma boa estratégia para captar patrocinadores para os seus eventos? Eles não são apenas importantes como podem fazer toda a diferença na viabilização da sua produção.
Um evento, para que alcance o sucesso desejado, precisa contar com muitas coisas, como local adequado, decoração, bebidas e alimentos, atrações e infraestrutura. E conseguir tudo isso pode envolver uma grande quantia de dinheiro, dependendo do tamanho do evento que você estiver organizando. Por isso, contar com patrocínio é fundamental!
Pronto(a) para descobrir como captar patrocinadores corretamente?
Em um outro post, ensinamos como definir cotas de patrocínio para eventos. No post de hoje iremos dar 5 dicas mais específicas e essenciais para você seguir neste processo de captar patrocinadores para o seu evento. Confira a seguir:
1. Pesquise empresas que atuam em áreas relacionadas
Faça uma ampla pesquisa de todas as empresas que possuem público-alvo similares ao do evento que você vai produzir. Estas serão suas prováveis patrocinadoras. Após listadas, entre em contato com cada uma delas.
Verifique a qual setor você deve se dirigir e se há algum agendamento a ser feito para conversar sobre a possibilidade de uma “parceria”. Saiba que o termo “patrocínio” normalmente não é bem-vindo em uma primeira conversa, portanto, tente substitui-lo por sinônimos que deem a entender que você deseja a colaboração da empresa, como coparticipação ou parceria :)
2. Conheça a empresa para a qual você pedirá patrocínio
Quando você for conversar com uma empresa sobre esse assunto, é muito importante conhecer antecipadamente o perfil da empresa, quais são seus produtos ou serviços, quais os objetivos e o público-alvo do negócio.
Com base nisso, você poderá montar um projeto que ofereça retornos realmente úteis ao patrocinador e, assim, interessá-lo.
3. Construa um planejamento sério e viável
Ninguém quer investir tempo e recursos em algo incerto. Portanto, para alguém aceitar ser patrocinador, é preciso que tenha certeza da seriedade do projeto e da capacidade que ele tem de alcançar suas metas. Então, dedique tempo e seja bastante profissional na hora de montar sua proposta.
É importante detalhar nitidamente os custos envolvidos e mostrar um calendário bem elaborado de aplicação e retorno dos investimentos. Faça um orçamento detalhado para ajudar. Sobre a temática e a organização do evento em si, quanto mais detalhes você der, mais credibilidade a proposta terá.
#DicaSympla: Saiba como fazer o orçamento para seu evento :)
4. Preocupe-se com a apresentação da proposta
Não adianta você fazer um ótimo planejamento, sério e viável, se ele não tiver uma apresentação física que capte a atenção do possível patrocinador. A apresentação do seu projeto deve ser clara, pontual, de modo que a pessoa possa ler rapidamente.
Slides podem ser utilizados nesse sentido, pois demonstram que você se dedicou à preparação da apresentação. E, se a apresentação da proposta já foi feita com seriedade e profissionalismo, é mais fácil do patrocinador acreditar que o evento será dirigido da mesma forma.
Quer saber mais sobre como apresentar uma boa proposta para um possível patrocinador? Confira o vídeo abaixo que fizemos em parceria com a Smartalk:
5. Mostre claramente os benefícios que o patrocinador terá
Para o patrocinador, o que mais interessa é saber o que ele ganhará em troca se patrocinar seu evento. Afinal, essa parceria só funciona se os dois lados tiverem benefícios. Então, explicite tudo o que você pode oferecer ao patrocinador, como: mais visibilidade, aparecimento na mídia, promoção da marca, aumento de vendas, ganho de clientes e divulgação de produtos.
Depois de apresentadas as vantagens do patrocinador, mostre objetivamente como ele pode contribuir com o evento. Deixe claro quais as cotas de patrocínio você disponibilizou.
O ideal é que você receba incentivo financeiro, mas isso nem sempre é possível. Portanto, ofereça outras opções de recursos que o patrocinador poderá fornecer, como uma atração relacionada ao evento, impressão de banners ou cartões, presentes de lembrança aos convidados, notícias em veículos de comunicação.
Lembre-se que pedir patrocínio não é pedir favor! Deve ser um negócio com vantagens para os dois lados e, portanto, precisa ser planejado de forma realista, objetiva e muito profissional. Então, utilize nossas dicas, prepare uma proposta eficiente e tenha muito mais chances de sucesso ao captar patrocinadores :)
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