Produtores de festivais, cursos, exposições e eventos de todos os segmentos investem cada vez mais na ativação de marca em eventos. Mas por quê essa ação é tão importante para impulsionar vendas e como ela contribui para a experiência do público? Como é possível pensar em ações de ativação, mesmo para eventos que só estão começando?

Calma, a gente te explica tudo neste post! Confira a seguir como funciona a ativação de marcas em eventos, os benefícios de abrir espaço para este tipo de estratégia e as principais ações que o seu evento pode (e deve!) investir:

O que é a ativação de marca

A ativação de marca é um conjunto de ações realizadas por uma empresa com o objetivo de gerar valor ao público através de experiências.

Mesmo que por alguns dias ou horas, uma marca é ativada quando ela consegue fazer parte da vida das pessoas, trazendo mais utilidade, diversão ou encantamento. Aqui, a marca deixa de ser vendedora do seu produto ou serviço: o importante é proporcionar emoções e memórias que por si só já criam uma relação de proximidade com o público.

A importância da ativação de marca em eventos

Sabe aquele festival onde as atrações são incríveis e vão além dos shows musicais? E aquele curso ou summit que trouxe muito mais do que palestrantes especiais? Se algum evento específico veio à sua cabeça, pode ter certeza que eles contaram com ações para ativação de marca!

Além de ser uma oportunidade super criativa de se relacionar com patrocinadores e parceiros, a ativação contribui para a realização de um evento memorável e que busca oferecer aos seus participantes experiências que vão muito além das atrações divulgadas. Por isso, se você está buscando alternativas para agregar ainda mais valor ao seu evento – seja ele uma balada, curso, festival ou corrida – abra espaço para as ativações de marca e engaje o seu público com maneiras únicas de vivenciá-lo :)

Ativação de marca em eventos corporativos

Muitas vezes, a ativação de marca acaba sendo relacionada apenas a eventos de entretenimento. Mas eventos corporativos também contam com inúmeras possibilidades para ações de engajamento com marcas parceiras. Algumas das opções mais utilizadas pelas empresas para ativação em eventos são:

  • Distribuição de kits personalizados (bloco de anotações, caneta, garrafa d’água, estojo, pen drive, etc.);
  • Distribuição de carregador portátil para celular (também conhecido como Powerbank);
  • Espaço de descompressão com sofás, pufes e almofadas;
  • Totem de impressão de fotos;
  • Demonstração de tecnologias com as quais o público pode interagir;
  • Backdrop (painel com a marca do evento e dos patrocinadores).

Para cursos, workshops, palestras e eventos educacionais, as ações ajudam o público a reconhecer o evento como uma referência que se preocupa em levar conhecimento por meio de experiências diferentes e inovadoras. Por isso, não se limite aos exemplos que demos acima! Converse com seus patrocinadores e apoiadores, entenda como o serviço que eles oferecem se relaciona com o seu evento e pensem juntos em ações de ativação que fujam do lugar comum.

Se o seu evento corporativo for de grande porte, as ações para ativação em marca não podem faltar! Se o seu evento for de pequeno ou médio porte, essa é uma grande chance para alavancá-lo através de parcerias com marcas que estejam em sintonia com a sua proposta e que ofereçam serviços de valor ao mesmo público-alvo.

Ativação de marca em eventos culturais e entretenimento

Está organizando um evento de entretenimento e não sabe quais ações de ativação você pode realizar? Inspire-se nos grandes festivais do Brasil e do mundo! Aqui, o importante é levar ao público experiências inesquecíveis, que ajudem a curtir as atrações sendo oferecidas pelo evento. Dentre as ativações em eventos mais realizadas, estão:

  • Distribuição de copos personalizados (que podem até ser colecionáveis);
  • Distribuição de balões personalizados;
  • Pulseiras luminosas;
  • Cabine de fotos;
  • Brinquedos e estruturas interativas (roda gigante, tirolesa, realidade virtual);
  • Distribuição de comidas e snacks exclusivos para o evento;
  • Backdrop (painel com a marca do evento e dos patrocinadores) para que o público possa tirar fotos;
  • Utilização de hashtags que dão direito a brindes exclusivos;
  • Espaço lounge com pufes, almofadas e tomadas para recarregar aparelhos eletrônicos.

Como você viu, as possibilidades de ativação de marca para eventos culturais são infinitas! O importante é conhecer bem o público, e investir em um bom relacionamento com marcas que são admiradas ou que estão presentes no dia a dia dessas pessoas.

Abra espaço para que empresas parceiras vejam o seu evento como oportunidade de obter visibilidade e interagir de maneira ativa com os participantes. Nestes casos, o foco não é apenas incentivar o consumo de um serviço ou produto, mas sim fazer parte de momentos e experiências que vão ficar na memória, nas fotos e na vontade de viver tudo outra vez em próximas edições do evento \o/

#DicaSympla: Um dos eventos mais conhecidos pelas experiências super  é o Rock In Rio! Clique aqui e confira os detalhes do festival com o review feito pelo Projeto Pulso! :)

Vantagens da ativação em eventos

Como você viu, realizar ações de ativação de marca em qualquer tipo de evento tem inúmeras vantagens para os organizadores, patrocinadores e principalmente para o público.

Não é à toa que os principais festivais brasileiros, por exemplo, conseguem notoriedade pelas experiências e pela estrutura oferecida ao público, e não apenas pelas apresentações musicais.

Para as marcas, a ativação em eventos é uma excelente oportunidade de entrar em contato com um público qualificado de maneira não convencional, fugindo da mesmice das propagandas publicitárias ou da simples distribuição de brindes. Para quem produz o evento, é uma forma inteligente de enriquecê-lo sem extrapolar o orçamento ou tirar o foco de ações estratégicas para o seu sucesso. Para o público, o ingresso adquirido dá acesso a shows, experiências e surpresas que superam expectativas e ainda deixam a sensação de “quero mais”, indispensável para qualquer evento que tenha crescimento e reconhecimento em seus planos.

E então, quais ações de ativação você está pensando em incluir no seu próximo evento? Aproveite e conte com a Sympla para vender seus ingressos e facilitar a sua vida como produtor de eventos :)