Já pensou em aproveitar o feriado prolongado para produzir eventos na Semana Santa? Seja em produções religiosas ou de entretenimento, a data oferece uma excelente oportunidade para os produtores. 

Neste post, você confere algumas dicas para planejar eventos relevantes e estratégicos nesse período, criando experiências memoráveis — seja para quem busca espiritualidade, seja para quem deseja celebrar com leveza e respeito. 

Por que criar eventos na Semana Santa?

A Semana Santa e o Feriado de Tiradentes podem ser excelentes oportunidades para o mercado de eventos em 2025. O período, que vai de 13 a 21 de abril, conta com dois dias de feriado, a Sexta-Feira Santa (18) e o Dia de Tiradentes (21). 

Apesar de ser uma data tradicionalmente ligada à fé cristã, esse também é um período estratégico para o setor de eventos — principalmente para produtores que atuam no eixo Rio-São Paulo. 

Segundo informações levantadas pela Omnibees, as duas cidades lideram a lista dos destinos mais buscados para a Semana Santa em 2025. O Rio de Janeiro fica à frente, com 149 milhões de buscas, seguido por São Paulo, com 80 milhões. Cidades como Porto Seguro, Florianópolis e Maceió também aparecem entre os 10 destinos mais procurados. 

A expectativa, portanto, é que o feriado prolongado movimente cidades históricas, destinos turísticos e comunidades locais, gerando uma demanda não só por celebrações religiosas, mas também por atividades culturais, gastronômicas e de entretenimento

Essa combinação entre tradição e lazer abre portas para diferentes formatos de experiências — desde encenações da Paixão de Cristo até festivais gastronômicos e festas populares no Sábado de Aleluia.

Dessa forma, essa pode ser uma data estratégica para produtores dos mais diferentes nichos.

Como planejar eventos para a Semana Santa

Deu para notar que aproveitar o feriado prolongado é uma ideia estratégica para sua próxima produção, não é? Mas é preciso correr! A data já está pertinho, por isso, todo o planejamento deve ser feito de forma ágil e precisa. 

A seguir, você confere algumas dicas valiosas. 

1. Escolha as datas de forma estratégica

A Semana Santa, como o próprio nome diz, acontece durante toda a semana, desde o Domingo de Ramos (13) até o Domingo de Páscoa (20). Apesar disso, apenas a Sexta-feira Santa é considerada feriado. 

É importante entender que essas datas não são fixas e a dinâmica do calendário muda ano a ano. Em 2025, contudo, a boa notícia é que a Semana Santa está colada em outro feriado, o Dia de Tiradentes, o que vai proporcionar um período estendido de folga. 

Entender o calendário é essencial na hora de planejar o seu evento. Dessa forma, é possível alinhar a expectativa do público com o contexto das datas, sem desrespeitar a religiosidade e as tradições locais. 

A Sexta-feira Santa é o dia que representa a crucificação de Jesus Cristo, por isso, costuma ser um dia mais introspectivo e de reflexão. Sendo assim, é interessante reservar apenas os eventos religiosos para esse dia. 

Já o Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa são culturalmente associados a festas populares e dão mais abertura para eventos gastronômicos ou de entretenimento. 

Outro ponto importante é considerar eventos que se estendam ao longo de vários dias, como feiras, programações culturais ou circuitos turísticos. Nesse caso, vale pensar em uma programação escalonada, que respeite os momentos de maior recolhimento e aproveite os dias de mais abertura para ações festivas.

2. Defina a vertente e o tipo de evento

Além das datas, é preciso definir o tipo de evento que será realizado e qual será o foco: religioso ou de entretenimento. Essa escolha vai guiar toda a produção. Confira alguns exemplos:

  • Eventos religiosos: missas especiais, encenações da Paixão de Cristo, procissões, celebração religiosa e retiros espirituais;
  • Eventos de entretenimento: festas de Sábado de Aleluia, festivais culturais, feiras gastronômicas, shows e eventos familiares.

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3. Crie um planejamento estratégico

Outros pontos que devem ser definidos no planejamento da produção são:

  • Público-alvo e objetivos: entenda o perfil dos participantes e estabeleça metas claras para o evento;
  • Escolha o local do evento: selecione espaços adequados ao tipo de evento, seja em igrejas, centros comunitários, casas de shows ou locais abertos;
  • Logística e infraestrutura: garanta equipamentos de som e iluminação de qualidade, fornecedores confiáveis e acessibilidade para todos os públicos;
  • Alinhamento com autoridades locais: obtenha alvarás e autorizações necessárias junto aos órgãos competentes;
  • Segurança: considere a contratação de serviços de segurança privada para assegurar a integridade dos participantes e equipes preparadas para atender emergências.  

4. Faça a divulgação do evento

Com todo o planejamento feito, é hora de começar a divulgação do seu evento da Semana Santa. Para isso, é importante pensar em uma estratégia focada no público-alvo

Selecione os canais de comunicação em que seu público está, como redes sociais, rádio local, paróquias e plataformas de venda de ingressos. Também é interessante pensar em parcerias estratégicas com hoteis, agências de turismo e comércios locais para ampliar o alcance da divulgação. ​

5. Crie experiências memoráveis

Para que seu evento na Semana Santa seja marcante, é fundamental pensar na experiência dos participantes. Para isso, é possível criar atividades interativas, que envolvam diretamente o público, como oficinas temáticas ou apresentações participativas.

Além disso, é válido incluir ações solidárias, como arrecadação de alimentos ou campanhas beneficentes, pensar em uma decoração temática, criar espaços instagramáveis e realizar parcerias como artistas, artesãos e músicos locais para enriquecer a programação e valorizar a cultura.

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6. Conte com a Sympla para facilitar a venda de ingressos

Com tudo planejado, é hora de colocar os ingressos à venda. Para isso, a dica é contar com uma boa plataforma de eventos, como a Sympla. 

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