Os eventos de Mountain Bike sempre contaram com praticantes fiéis. Mas, com o período de pandemia, novos atletas descobriram o pedal como uma forma de se exercitar, encontrar a comunidade e se conectar com a natureza. Nos últimos anos, as competições esportivas de modo geral também ganharam novo fôlego, tanto nas capitais quanto em cidades do interior.
Isso significa que o momento é propício para organizar competições de MTB, difundindo o ciclismo e, claro, as inscrições para o evento. Trata-se de uma tarefa desafiadora, que tem muitos custos e envolve logística, fornecedores, parceiros e muito mais. Por isso, é importante caprichar no planejamento e na divulgação.
Continue a leitura para saber mais sobre as corridas de Mountain Bike e como organizá-las do zero:
Tipos de eventos de Mountain Bike
O primeiro passo para produzir um evento em torno do universo de Mountain Bike, é conhecer a modalidade a fundo. Por isso, uma boa pedida é conversar com atletas e estudar o histórico desse esporte nos últimos anos.
As primeiras competições datam da década de 1970, no estado da Califórnia, Estados Unidos. Algumas décadas mais tarde, nos anos 90, o esporte foi reconhecido como pela União Ciclística Internacional (UCI) e, poucos anos depois, teve sua estreia como modalidade olímpica nos Jogos de Atlanta.
Trata-se de um esporte com várias modalidades, o que significa que é possível organizar competições diferentes com perfis que demandam os atletas de formas distintas. Algumas delas são:
Cross Country Olímpico (XCO):
Modalidade bastante conhecida por ser olímpica e possuir um formato televisivo, o XCO é capaz de gerar o efeito fã torcedor. Ele é realizado em um circuito fechado, com cerca de cinco quilômetros por volta e o atleta realiza voltas neste circuito.
O percurso deve conter técnicos e variados, como trilhas estreitas (singletracks), subidas íngremes, descidas rápidas, pedras, raízes, curvas fechadas e obstáculos artificiais (rampas, drops, rock gardens, pontes de madeira, etc.). Este circuito é perfeito para fomentar não somente atletas praticantes, mas também espectadores em seu evento.
Maratona (XCM):
Diferente do XCO, a modalidade XCM é realizada em um circuito de uma ou duas voltas, porém mais longo, tanto em tempo de prova (4 ~ 8 horas), como em distância (50 ~ 100 km). Esta modalidade também conta com terrenos variados: trilhas, estradões de terra, subidas longas, descidas técnicas, trechos planos, florestas e até cruzamentos de riachos. Esta é uma modalidade de maior volume de atletas, já que tanto os profissionais, quanto os amadores gostam do desafio físico e mental de uma prova de longa duração.
Ciclismo de Estrada (Road):
Além das modalidades offroad, há aqueles atletas e entusiastas que gostam de provas no asfalto, esse é o Ciclismo de Estrada. Existem provas recreativas menores, provas de etapas (estilo Tour de France) e Granfondos que são provas de um dia, porém mais longas e desafiadoras. O número de atletas desta modalidade tende a ser menor que o MTB em diversas regiões do país, mas não dá para deixar de mencioná-los. É uma modalidade com representação grande na cena de ciclismo brasileiro.
Vale destacar ainda duas novas modalidades que vêm crescendo bastante. A modalidade de E-Bike e Gravel. Até o momento, elas têm sido entendidas como categorias dentro da modalidade XCM, mas já há alguns eventos pensados exclusivamente para estas modalidades.
Conheça algumas particularidades destas duas modalidades:
- E-Bike: Modalidade com bikes elétricas de pedal assistido, com percursos menores (cerca de 50 km) e com trilhas mais técnicas.
- Gravel: Modalidade com bikes do tipo Gravel, com percursos maiores, fazendo um mix de asfalto, estradões de terra e paralelepípedos.
Como organizar um evento de Mountain Bike
Defina o número de participantes
Fazer a projeção de atletas será essencial para as negociações com patrocinadores e fornecedores. Além, é claro, de contribuir para a estimativa dos custos do evento.
Muitas corridas de MTB acontecem em cidades menores, e é importante avaliar se a infraestrutura local acomoda o fluxo de visitantes.
Escolha o percurso
Essa é uma das etapas da produção que mais chama a atenção dos atletas! Mas há alguns cuidados importantes, como por exemplo: esse percurso passa por uma propriedade privada? Já existe uma trilha ou é necessário limpar a rota?
O percurso deve aliar paisagens incríveis a desafios técnicos para os atletas. Capriche na sinalização, pontos de hidratação, incluindo checkpoints, espaços para ultrapassagem, caso a modalidade escolhida peça por isso.
Autorizações necessárias
Busque os órgãos responsáveis para obter toda a documentação da competição. Provas ou competições esportivas em via aberta à circulação, por exemplo, requerem a permissão da autoridade de trânsito. Já para as Unidades de Conservação Federal, é preciso solicitar autorização de uso para realização de eventos. Lembre-se de fazer isso com antecedência, já que a autorização pode levar tempo.
Logística para eventos de Mountain Bike
As necessidades de um evento de Mountain Bike variam de acordo com a categoria e tamanho da produção. Nesse tipo de competição, é comum encontrar:
- Postos de reabastecimento para hidratação;
- Atendimento médico;
- Equipes de resgate;
- Sinalização;
- Assistência mecânica;
- Árbitros e fiscais de prova para fiscalização do cumprimento das regras;
- staff etc.
Patrocinadores
A comunidade do MTB é engajada e há também uma relação próxima com as marcas do esporte. Por isso, um bom caminho é abordar aquelas empresas que tenham feat com seu evento e, mais do que isso, com o público-alvo. Além de ajudar com os custos, os patrocinadores conferem credibilidade e um reforço de marca para sua produção.
#DicaSympla: leia também: Guia do patrocínio para eventos: o que é, como captar os melhores e outras formas de apoio
Elabore um kit para os atletas
Os kits da competição podem conter itens para a prova, como camisetas, caramanholas, bonés e o placa de bike, além de produtos de patrocinadores e parceiros. O kit é um dos primeiros contatos do participante com o atleta, gerando fidelização e motivando-o a compartilhar nas redes.
Divulgação e Marketing
O primeiro passo é escolher uma plataforma de eventos para publicar sua prova. O site transmite credibilidade para a sua produção e é uma vitrine para o evento. Além disso, vale explorar canais de Marketing para atingir a comunidade do MTB: vale buscar grupos de WhatsApp, assessorias, enviar disparos de e-mail regulares para o mailing, trabalhar seus perfis nas redes sociais e alimentá-los com vídeos curtos sobre a produção.
Se você ainda não explorou o Marketing de Influência na sua produção, talvez seja a hora de começar. É possível presentear atletas influentes nas redes com um convite mais elaborado para sua competição ou contratar publicidade desses criadores de conteúdo. Esses perfis contam com uma comunidade engajada e sua indicação tem muito peso!
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