O Carnaval é uma ótima oportunidade para os produtores de eventos, afinal, a demanda nessa época do ano é muito grande. Mas a folia não se restringe aos dias de feriado. Muitas pessoas tem interesse em festas pré e pós o Carnaval, por isso é importante se preparar caso queira lucrar mais. 

Neste post, você confere algumas dicas para tirar do papel o seu Carnaval fora de época e garantir uma boa lucratividade. Confira a seguir! 

Por que aproveitar o Carnaval para alavancar suas vendas?

Dizem que o ano só começa depois do Carnaval. Então por que não aproveitar para lucrar antes, durante e depois do maior feriado do país? Em 2024, só a cidade do Rio de Janeiro movimentou cerca de R$ 5 bilhões, com um público de 8 milhões de foliões no Carnaval de rua.

Dá pra notar que o potencial desse evento é gigante. Por isso, vale a pena pensar em estratégias para aproveitar os períodos pré e pós e lucrar ainda mais. 

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Dicas para lucrar mais no seu carnaval fora de época

Para garantir o sucesso do seu Carnaval fora de época e gerar ainda mais recursos, é válido seguir as dicas abaixo. 

Planejamento é tudo

Não deixe para começar a planejar o evento uma semana antes. Antecedência é muito importante para que você consiga pensar em todos os detalhes, organizar a festa com calma, encontrar bons fornecedores e divulgar o evento massivamente. 

Lembre-se, sobretudo, de providenciar os detalhes burocráticos, como alvarás e licenças, principalmente, no que diz respeito à venda de bebidas. 

Defina seu público-alvo

Entender quem você quer atrair é muito importante para oferecer experiências que correspondam às expectativas. A ideia é criar um baile de marchinhas voltado para um público mais velho? Ou um rolê eletrônico para atrair os mais jovens? 

Existe uma variedade de possibilidades quando se trata do Carnaval, que vão abranger desde um público mais família até jovens que querem uma boa balada. Sendo assim, é essencial ter um foco bem definido.

Escolha o local certo

A escolha do local do evento é outro detalhe que merece atenção. Aqui, a dica é preferir locais acessíveis e com uma boa estrutura para evitar gastos extras.

Caso você também vá realizar um evento nos dias de Carnaval, a dica é fazer o pré-carnaval no mesmo local. Dessa forma, as pessoas já vão se habituar ao espaço. 

Busque patrocinadores e parcerias

Patrocinadores e parceiros podem ajudar a diluir os custos do seu evento, tornando-o mais rentável. Por isso, vale a pena fazer uma busca de empresas e empreendedores que possam fazer sentido e se engajar na produção. 

Algumas dicas para envolver os patrocinadores é pensar em ativações de marca, foodtrucks e expositores, que vão tornar a experiência do evento ainda mais interativa para o público, além de expor as marcas parceiras. 

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Venda antecipadamente

Começar as vendas com antecedência também é uma forma eficiente de ter mais previsibilidade de público para garantir bons lucros. Assim, o produtor consegue entender o interesse dos participantes e realizar estratégias para aumentar a adesão. 

Uma dica é separar os ingressos em lotes e realizar promoções. Caso você vá realizar eventos pré, durante e pós a data oficial do Carnaval, é válido fazer promoções especiais para quem adquirir o pacote completo como “compre 3, pague 2” ou “combo do folião.”

Crie FOMO (Fear of Missing Out)

A FOMO ou “medo de ficar de fora” é um fenômeno psicológico que pode ser utilizado como estratégia pelo produtor de eventos. 

Para isso, é preciso pensar em peças de divulgação que ressaltem que o evento será imperdível e que vai trazer uma grande presença de público. Use frases como “Vagas limitadas” ou “O maior esquenta do Carnaval.”

Aposte em conteúdos criativos

O Carnaval é um período de festa e alegria, por isso, é essencial que toda a sua divulgação seja criativa e atraente. Uma dica é contar com o apoio de influenciadores locais, que já estão acostumados com a linguagem da internet. 

Além disso, é interessante pensar em uma programação interessante, que inclua boas atrações musicais e atividades interativas como concursos de fantasia, blocos ou dança. Os prêmios podem ser, por exemplo, ingressos para o próximo evento de Carnaval. 

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Diversifique sua receita

Além das vendas de ingressos, é possível diversificar a receita do evento oferecendo produtos personalizados e exclusivos. Aqui, vale pensar em diferentes opções como abadás, copos temáticos, confete, serpentina e outros acessórios carnavalescos. 

Otimize o bar

O bar é uma parte importante do evento de Carnaval fora de época e pode contribuir para um aumento significativo da receita. Assim, é importante dar uma atenção especial aos fornecedores.

Drinks exclusivos, combos promocionais e uma variedade de bebidas de boa qualidade podem ajudar o produtor a aumentar o ticket médio, trazendo ainda mais lucratividade. 

Ofereça fotos personalizadas

Que tal contratar um fotógrafo e oferecer um espaço para que os foliões tirem fotos personalizadas e levem como souvenir? As fotos podem ser monetizadas ou patrocinadas e é interessante trazer acessórios divertidos para atrair a atenção dos participantes. 

Além de utilizar as fotos para aumentar a receita, você também pode criar espaços instagramáveis, onde o público possa tirar fotos e compartilhar nas redes, ajudando na divulgação da festa. 

Crie diferentes pacotes

Por fim, a dica é criar pacotes diferentes, com níveis de interação na festa, que vão agregar valor e garantir um maior ticket médio. Aqui, é possível pensar em um camarote, área vip ou espaços open bar. 

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Independentemente do formato do seu evento de Carnaval fora de época, é importante um planejamento detalhado, para explorar todas as possibilidades de receita e garantir a maior lucratividade possível. 

Mas lembre-se, mais do que o lucro, é fundamental garantir uma boa experiência para o público, afinal, é isso que vai fazer com que ele queira voltar para novos eventos no futuro. 

Agora você já sabe como produzir seu evento pré e pós carnaval. São muitas ideias para colocar em prática, então, comece o quanto antes! Crie seu evento de Carnaval na Sympla.