O amigo secreto é uma brincadeira tradicional das festas e confraternizações de final de ano. Seja nas empresas, famílias ou em grupos de amigos, a dinâmica pode render boas risadas e é um ótimo pretexto para organizar uma confraternização.
Você foi o escolhido para organizar o amigo oculto desse ano? Não se preocupe! A Sympla trouxe neste post dicas valiosas para colocar a brincadeira em prática e garantir bons momentos. Confira na leitura.
Qual a origem do amigo secreto?
Existem três versões diferentes para a origem do amigo secreto ou amigo oculto. A primeira é que a brincadeira teria surgido na Grécia Antiga, como uma forma de presentear pessoas influentes.
A segunda remete aos povos nórdicos no século VIII, que trocavam presentes como uma forma de ritual.
Por fim, existe uma versão que defende que o amigo secreto foi inventado nos Estados Unidos, no início do século XX. A ideia teria surgido como uma alternativa para os operários que desejavam presentear seus colegas, mas não tinham condições financeiras de oferecer presentes a todos.
#DicaSympla: Presente de amigo oculto infalível? Experiências!
Passo a passo para organizar um amigo secreto
Se você está pensando em organizar a brincadeira, é importante ficar atento a alguns detalhes e seguir o passo a passo abaixo:
- Escolha o local e a hora da confraternização;
- Faça uma lista dos participantes e peça que eles confirmem sua participação com antecedência;
- Estipule a faixa de preço dos presentes e comunique a todos os participantes;
- Realize o sorteio e certifique-se de que ninguém tirou o próprio nome;
- Defina com os participantes como será feito a adivinhação de quem é seu amigo oculto. Se serão usadas características verdadeiras, inversas ou mímicas.
Quais são as regras do amigo secreto?
O amigo secreto é uma brincadeira simples, que não precisa de muitas regras. Contudo, é importante que o organizador decida junto com os participantes alguns pontos como a faixa de valor dos presentes e o dia e o local onde será feita a revelação.
Não é preciso ter um número par de participantes. O único detalhe é conferir se ninguém tirou o próprio nome.
A distribuição dos presentes deve ser feita de um por um. Assim, a pessoa que está presenteando vai descrever o seu presenteado, enquanto os outros tentam acertar. Depois de descoberto, o presenteado recebe o presente e é a sua vez de descrever quem tirou.
Caso o amigo secreto faça parte de uma confraternização da empresa, é interessante deixar os colaboradores livres para decidirem se querem ou não participar. Impor a interação a força pode tornar a experiência menos divertida e até traumática.
#DicaSympla: Festas de Natal: que tal produzir eventos pós-ceia?
Dicas para você organizar um bom amigo secreto
Além das regras básicas, alguns detalhes podem tornar o seu evento mais interessante, atrativo, organizado e divertido. A seguir, você confere algumas ideias e dicas.
Sorteio on-line
Existem sites e aplicativos que podem ajudar você a fazer o sorteio on-line. Dessa forma, as pessoas não precisam estar todas presentes e isso pode ser feito de modo mais rápido e organizado. A grande vantagem é que não existe o risco de alguém tirar seu próprio nome e ter de refazer o sorteio.
Faixa de preço dos presentes
A faixa de preço dos presentes deve ser definida em conjunto, para que não haja conflitos. O ideal é entender as possibilidades de cada um para, então, estipular um valor mínimo. O ideal é que o orçamento não seja proibitivo, para que não exclua as pessoas de participarem.
Controle dos participantes
Uma dica é utilizar uma plataforma como a Sympla para fazer o controle dos participantes. Assim você consegue controlar quem está realmente confirmado sem pagar nada e realizar o sorteio sem imprevistos.
Lista de desejos
Peça para os convidados fazerem uma lista do que gostariam de ganhar ou ao menos dar uma ideia de categoria. Os próprios sites que fazem sorteios de amigo secreto já contam com a opção de incluir uma lista de desejos de cada participante. Você também pode criar uma planilha compartilhada ou um grupo no Whatsapp para facilitar o processo.
Temas diversos
Uma forma de diversificar a brincadeira é optar por um amigo secreto temático. Assim, é possível incluir apenas chocolates e doces entre os presentes, artigos feitos à mão, cartões com mensagens especiais, entre outros.
Outra ideia é organizar brincadeiras como o “Inimigo Secreto” ou o “Amigo Ladrão”. No primeiro, a intenção é presentear o “inimigo” com algo engraçado e inusitado.
Já a segunda tem uma dinâmica diferente. Nesse formato, não existe um sorteio prévio e os presentes são todos colocados no centro da sala. A primeira pessoa escolhe um dos presentes e abre. A partir daí, a próxima pessoa escolhe outro e pode definir se quer ficar com o que escolheu ou “roubar” o do amigo.
Decoração e cardápio
A decoração e o cardápio podem tornar a abertura do amigo secreto um evento ainda mais temático e memorável. Para isso, vale caprichar no cuidado do espaço e incluir enfeites como árvores de Natal, guirlandas, luzes e bolas coloridas.
Além da decoração do espaço, é possível pensar em um cardápio temático com pratos típicos, como peru, chester, farofa e salpicão. Caso o evento seja apenas um coffee break, que tal incluir uma mesa de café caprichada com panetone e biscoitos de natal?
Natal solidário
Por fim, vale lembrar que o Natal é uma época especial, de solidariedade e união. Então que tal tornar o evento de amigo secreto uma festa solidária? Junto com o presente, você pode pedir aos participantes que tragam alimentos e brinquedos para montar cestas e distribuí-las para famílias carentes.
#DicaSympla: Calendário anual para eventos: saiba como montar o seu!
Organizar um Amigo Secreto é uma tradição divertida e acessível que pode ajudar a tornar o final do ano ainda mais especial. Conte com a Sympla para organizar esse tipo de brincadeira e garantir o sucesso do evento!