RAIO-X 

Entrevistados: Grazi Garcia e Patrick Maia
Segmento: Casas fixas; Stand Up Comedy
Abrangência: São Paulo



Talvez você já tenha visto, rolando o feed, um vídeo em que um comediante dispara piadas na frente de uma parede de lambe-lambe em tons de bege. O cenário, já conhecido entre os fãs de Stand Up Comedy, tem nome e endereço. Trata-se do Clube do Minhoca, uma “espelunca supervalorizada no centro de São Paulo, que recebe comediantes da mais alta estirpe”, segundo a própria organização do local.

Localizado ao lado do Minhocão, ponto icônico no centro da capital paulista, o Clube foi criado há seis anos pelo comediante Patrick Maia, morador do bairro. E, de lá pra cá, foram centenas de shows de comédia com artistas de todo país, entre iniciantes e veteranos.

A iniciativa é sucesso absoluto nas redes sociais e alcança uma audiência expressiva. Mas é naquele espaço do Centro, na relação entre o comediante e uma plateia reduzida, que a magia acontece. E o Clube do Minhoca escolheu a Sympla para a gestão desses eventos presenciais e venda dos ingressos.

Quer saber mais sobre essa parceria? Continue a leitura para entender como o Comedy Club faz a gestão de tantos shows de humor – que, por vezes, acontecem na mesma noite – e comercializa seus ingressos online. 

O desafio

“Quando a gente montou aqui, eu não tinha a menor ideia ainda de como vender os ingressos. Eu sabia que não queria que [a compra] fosse presencial”, explica Patrick Maia. Com uma equipe reduzida, era importante que o público chegasse ao Clube com o ingresso comprado e tudo pronto para assistir ao show.

“A gente decide o show, às vezes, quatro, cinco horas antes do show”, completa Patrick, que buscava ainda uma maneira de criar os eventos de forma rápida, a qualquer hora do dia e da noite.

Grazi Garcia, produtora da casa e responsável pela gestão dos múltiplos eventos que acontecem a cada semana, completa:

“Administrar um Comedy não é fácil, né? São muitas frentes que você tem que tomar conta. E se preocupar se a pessoa recebeu o ingresso, onde ela vai buscar, qual o site… Seria um desdobramento muito grande para a nossa equipe, que sempre foi reduzida”

– Grazi Garcia, produtora executiva do Clube do Minhoca.

A parceria

Foi por meio do Google que Patrick Maia encontrou a Sympla. Foi fácil: era o primeiro resultado para a busca “plataforma de venda de ingressos”. Mas, o que era pra ser uma solução temporária se tornou algo definitivo, e o Clube do Minhoca já produz shows de humor há 6 anos. “E aí calhou que a gente nunca teve nenhum problema com a Sympla. Sempre foi muito fácil de usar, muito fácil de subir o show”, explica o comediante.

A solução digital trouxe simplicidade para a mensuração de anúncios de mídia paga dos artistas por meio do Pixel do Facebook ou Pixel da Meta, como explica Grazi Garcia: “uma das funcionalidades da Sympla que eu gosto muito é o lance de conseguir linkar esse pixel”.

A produtora executiva do Clube também destaca o relatório financeiro automático disponibilizado pela Sympla, que gera um borderô com os dados de todos os canais de venda de forma integrada. “Eu preciso enviar um borderô, e a Sympla me envia um borderô bem completo, que eu não preciso fazer um de casa, eu posso enviar direto pro produtor”, conta.

Repasse é uma maravilha! Não ter que me preocupar em emitir nota, nada.. Porque já está tudo ali!”

– Grazi Garcia, produtora executiva do Clube do Minhoca.

#DicaSympla: leia também Pixel do Facebook para produtor de eventos: entenda as vantagens e como usar

Casas fixas e Sympla

A Sympla, maior plataforma de eventos do país, é a solução ideal para casas com múltiplos eventos como o Clube do Minhoca! Afinal, você cria e publica sua produção em poucos minutos, por conta própria, a qualquer hora do dia.

Para começar, acesse a área do produtor e crie seu evento presencial com poucos cliques! Você também pode falar com um consultor para destravar o potencial da sua produção. Comece agora!