Nos últimos anos, a preocupação com o corpo e o bem-estar têm sido assuntos em alta, o que faz com que as pessoas se sintam mais incentivadas à prática de esportes. Nesse cenário, as competições esportivas se mostram uma excelente oportunidade para os produtores de eventos. 

Quer conhecer os diferentes tipos de eventos esportivos? A Sympla explica melhor as diferenças entre eles neste post e dá dicas para produzir o seu. Confira a seguir.

Por que produzir um evento esportivo?

Quando bem organizadas, as competições esportivas podem atrair um público amplo de atletas e profissionais da área, além de espectadores que gostam de assistir a competições e jogos. Também são uma boa oportunidade para atrair mídia espontânea e reforçar a imagem da marca organizadora.  

Eventos desse tipo podem ser explorados com diferentes objetivos, seja para integrar profissionais e comunidade, lançar produtos ou serviços do segmento esportivo ou mesmo para promover mais qualidade de vida por meio da prática de esportes. 

5 tipos de campeonatos esportivos

Existem vários tipos de eventos esportivos que podem ser explorados pelo produtor para encontrar o público certo. Eles se diferenciam pela quantidade de jogos e fases, tipos de modalidades praticadas e regras gerais.

1. Jogos

Esse tipo de competição envolve várias disputas ao mesmo tempo em diferentes modalidades, como é o exemplo dos Jogos Olímpicos ou dos Jogos Estudantis. O modelo pode contar com um único vencedor ou vencedores diferentes para cada categoria. 

2. Torneios

São eventos mais curtos, em que as equipes disputam entre si e a eliminação é imediata. Os torneios são restritos a apenas uma modalidade de esporte, por exemplo: torneio de natação, torneio de vôlei, etc. 

3. Copas

As copas reúnem os melhores grupos esportivos classificados em competições anteriores para definir um campeão geral. Elas podem ser curtas e ou de longa duração, dependendo do número de equipes participantes e da modalidade do esporte.

4. Campeonatos

Os campeonatos também são eventos mais longos, que funcionam em um sistema de rodízio. Ou seja, todos os times participantes enfrentam, pelo menos uma vez, cada um de seus oponentes. 

5. Desafios

Por fim, os desafios esportivos são eventos isolados, onde os participantes têm a chance de mostrar suas habilidades e desafiar barreiras. Normalmente, esses eventos envolvem esportes individuais, como corrida, caminhada e ciclismo.

Competições que estão em alta

Os eventos esportivos são uma boa oportunidade para quem quer programar novos tipos de produções. Mas como escolher quais modalidades abordar? Primeiro, é interessante avaliar os esportes mais praticados no país

O futebol lidera a lista e é, obviamente, paixão nacional. Além dele, outras modalidades também são bastante praticadas, como o vôlei, o tênis de mesa, a natação, a capoeira, o skate e o surf. 

Se a ideia é inovar, vale avaliar modalidades que estão em alta e ganham cada vez mais espaço, como o crossfit, a corrida de rua, o triathlon e o breakdance.  

#DicaSympla: Campeonato de crossfit: como criar um em 10 passos

Como produzir uma competição esportiva

Criar e organizar competições esportivas pode ser interessante, mas é uma tarefa que exige planejamento e atenção aos detalhes. A seguir, listamos um passo a passo com tudo o que precisa ser levado em conta para garantir um evento de sucesso: 

  • Tipo de competição e modalidades: esse é o primeiro passo para organizar o seu evento. Para isso, é importante realizar uma pesquisa de mercado com o público para entender as preferências na região;
  • Local do evento: o local precisa estar de acordo com o porte e as modalidades do evento. Caso a competição seja de natação, será necessário piscinas do tamanho correto, por exemplo. Além disso, é importante avaliar se o espaço é confortável, acessível, acomoda o público esperado, possui banheiros e vestiários e tem uma boa acústica e climatização;
  • Segurança e autorizações legais: eventos esportivos precisam contar com uma boa equipe de segurança, além das autorizações legais para acontecer. Isso é importante, sobretudo, em espaços públicos, como ruas ou praias;
  • Equipe de socorro: é essencial contratar profissionais para prestar atendimento médico em caso de acidentes e lesões tanto dos esportistas, quanto do público;
  • Patrocinadores: esses eventos podem exigir um investimento alto, por isso, é interessante buscar por marcas e empresas que tenham interesse em contribuir como patrocinadoras e parceiras;
  • Kits e premiações: os kits de participação e a premiação podem ser atrativos para os participantes e devem ser definidos com carinho. Aqui, vale pedir o auxílio dos patrocinadores para incrementar ainda mais os brindes;
  • Divulgação: a divulgação do evento deve ser feita em mídias e sites ligados ao universo esportivo. Parcerias com academias e clubes também podem ser interessantes para alcançar o público desejado;
  • Vendas online: vender os ingressos das competições esportivas em uma plataforma online como a Sympla, é uma forma de facilitar a compra para o público e reduzir custos com pontos de venda. Assim, vale a pena considerar! 
  • Diferencial competitivo: por fim, é interessante buscar referências de outros eventos esportivos no mercado para entender tendências e encontrar um diferencial, que torne sua produção mais atrativa do que as concorrentes. 

#DicaSympla: Guia do patrocínio para eventos 2024: o que é, como captar os melhores e outras formas de apoio

Crie sua competição esportiva com a Sympla

A Sympla é a maior e melhor plataforma de eventos do Brasil e conta com diversas funcionalidades e soluções para ajudar o produtor de eventos a criar, organizar e vender suas competições esportivas. 

Siga o exemplo de mais de 350 mil organizadores e transforme seus eventos esportivos. Acesse o site e crie seu evento esportivo agora mesmo.