O South by Southwest, ou SXSW, é um prato cheio de aprendizado para qualquer produtor. Afinal, estamos falando de um dos maiores eventos de criatividade, tecnologia, inovação e cultura do planeta. Com mais de três décadas de história em Austin, a capital do Texas, o conjunto de festivais e conferências também dá aula quando o assunto é marketing para eventos.

A Sympla esteve lá, em 2024, para conferir todas as tendências de gestão de eventos em primeira mão. Neste artigo, a maior plataforma de eventos do Brasil compartilha as lições aprendidas sobre divulgação, parcerias e comunidade. Continue a leitura para saber mais sobre SXSW 2024 e marketing

O que é o SXSW? 

De acordo com a organização do evento, o SXSW se dedica a ajudar pessoas criativas a atingirem seus objetivos. Ele foi criado em 1987 com o intuito de discutir o futuro do entretenimento e da mídia, trazendo um olhar especial para a cena musical de Austin, naquele momento.

Ao longo dos anos, o projeto cresceu e ganhou status de termômetro das tendências do futuro. Personalidades do cinema, web design, música, literatura, tecnologia foram somadas à vasta lista de participantes envolvidos em shows, performances, painéis, sessões e workshops.

Em 2024, não foi diferente: o evento foi marcado por conferências, exibições de filmes, exposições de arte, premiações, competições tech e muito mais. Na programação de keynotes do evento, estavam Meghan Markle e Brooke Shields, entre outros grandes nomes. 

SXSW 2024 e Marketing 

Mas como um evento se mantém relevante por tantos anos? Além de seu pioneirismo e caráter inovador, o SXSW manda muito bem em marketing! Com estratégias de divulgação consistentes que sempre consideram também a próxima edição do evento, o festival de inovação foi capaz de criar padrões altíssimos de conteúdo e uma comunidade fiel.

A Sympla esteve presente nesta edição e trouxe na bagagem lições de produção de eventos e de marketing. Confira a seguir: 

1. Faça pesquisas no evento, mas saiba como conduzi-las!

Nada melhor do que uma boa dose de dados da experiência do participante para planejar um evento, não é? As respostas serão ainda mais úteis se forem coletadas durante o evento, quando a experiência do público ainda está fresca. Por isso, no SX, todos os usuários são convidados a participarem presencialmente da pesquisa de usabilidade do aplicativo do evento.

Mas, com tantas informações rolando no festival, como contribuir para a adesão do público? O evento optou por premiar os participantes que responderem à pesquisa com itens simples, mas que carregam a marca do evento e funcionam como um souvenir da experiência, como um boné. 

2. Transforme áreas de atrito em experiências positivas 

É praticamente impossível eliminar as filas de uma grande reunião de pessoas. Em grandes eventos corporativos, áreas como a entrada, o credenciamento e até a praça de alimentação podem reunir um grande número de participantes, gerando espera e estresse.

Nesses momentos, vale apostar em estratégias de dispersão – que tal um ponto de credenciamento extra no aeroporto da cidade? –, ou apostar em uma ativação de marca que enriqueça a experiência na fila, tornando a espera interessante ou até divertida. 

3. Use a experiência desta edição para vender a próxima

Já ouviu falar de marketing de experiência? Pois então! O SXSW lançou sua pré-venda um ano inteiro antes da próxima edição, aproveitando o momento em que os participantes ainda vivem o entusiasmo e buzz em torno do evento.

Além de poder oferecer melhores preços aos interessados, o SXSW ainda usa como chamariz a disponibilidade dos quartos de hotel na região, que são disputadíssimos no período do evento. 

4. É sobre comunidade!

Vivemos a era das comunidades — conexões genuínas geradas por interesses comuns. No SXSW, isso está escancarado. Afinal, são pessoas de todo o mundo e diferentes áreas do conhecimento reunidas em torno da criatividade e inovação. 

É papel do organizador impulsionar esse senso de coletividade, reconhecendo e validando seus membros, de forma que seja construída uma relação de mão dupla. 

Foi pensando nisso que a organização do evento criou o PanelPicker, uma ferramenta que permite que a comunidade do evento tenha voz na definição da programação do festival. Para 2024, mais de 400 sessões partiram de uma curadoria dos temas sugeridos pela comunidade.

Que tal tirar o seu evento corporativo do papel? 

Agora que você já sabe como os grandes eventos globais fazem marketing, que tal começar a pensar nas estratégias de gestão e divulgação da sua produção? A Sympla preparou um guia completo sobre o tema. Faça o download agora e leia sobre estrutura, logística, formato, patrocínio e muito mais.