O ano de 2025, sem dúvidas, guarda uma série de oportunidades para os organizadores de eventos em todo o mundo. Mas os próximos meses também podem trazer desafios importantes para o setor. É por isso que é fundamental conhecer as tendências da indústria de eventos e se antecipar em relação aos temas que estarão em pauta em 2025.

Entenda o que vem por aí e saiba como incorporar esses assuntos à sua rotina neste ano com a ajuda da Sympla, a maior plataforma de eventos do país. Continue a leitura! 

1. Eventos 2025: o presencial como ferramenta de conexão

Não é segredo para ninguém que, quanto mais tempo rolando o feed das redes sociais, menos conexões genuínas são feitas. Vídeos curtos, rápidos e facilmente esquecidos: você se lembra dos últimos três posts que viu? Pois é. 

De acordo com o consultor de eventos Julius Solares são justamente os eventos uma resposta para essa chamada “crise da conexão”. De acordo com ele, esse setor desempenha o papel de conectar as pessoas, especialmente as gerações mais jovens, que ainda precisam conhecer o poder do cara a cara. Os eventos presenciais são a forma mais poderosa de gerar conexão, ativo extremamente valioso para gerar lembrança de marca e impacto duradouro

Ainda segundo Solaris, os eventos presenciais estão no topo da pirâmide da conexão, liderando uma série de formatos que também são muito importantes. Mas nada gera tantas oportunidades de troca e diálogo como o evento presencial. 

#DicaSympla: conheça os feriados de 2025 e escolha a melhor data para o seu evento presencial. 

2. A tendência do brand experience 

Em 2025, o branding ganha ainda mais força, e os anunciantes irão recorrer aos eventos e ativações para promover suas marcas, produtos e serviços. É o que sugere ‘Marketing Insights 2024’, relatório produzido pela GoAd Media em parceria com a Uol

O conceito de brand experience visa proporcionar experiências ao público, promovendo uma conexão mais profunda entre a marca e seus consumidores, sua comunidade. Para quem organiza eventos, isso pode representar, por exemplo, a oportunidade de associar a sua produção à empresas e projetos por meio de patrocínios e parcerias.

#DicaSympla: leia mais sobre Branding para eventos!

3. A era da hiperpersonalização

“Cada vez mais, nós temos a tecnologia e as estratégias para nos adaptarmos a uma sociedade que deseja ser tratada de forma individual”, aponta o IBTM World 2024 Trends Report. De acordo com a organização, a Inteligência Artificial vem permitindo que se conheça os padrões comportamentais dos consumidores. E, assim, que se forneça uma experiência customizada com base nas necessidades do comprador.

A hiperpersonalização nada mais é do que a coleta, registro e análise de dados com o objetivo de oferecer uma experiência personalizada ao consumidor. Aqui, vale avaliar o histórico de participação em eventos anteriores, preferências alimentares, interesses em relação a conteúdos… Depois, é importante criar experiências customizadas: que tal um aplicativo que desenvolve uma agenda de palestras para cada participante? 

4. Vamos falar de acessibilidade nos eventos 2025?

Com a força dos eventos presenciais, o tema da acessibilidade também estará em pauta em 2025. Quando o assunto são as tendências da indústria de eventos, será esperado que produtores promovam práticas inclusivas na organização de eventos.

De acordo com o Guia de Acessibilidade para Eventos do Sebrae, há mais de 15 milhões de pessoas com uma deficiência severa no país, e é fundamental fazer com que elas se sintam bem-vindas na sua produção. O primeiro passo, segundo o material, é enxergar o planejamento com um olhar inclusivo. Conhecer as nomenclaturas corretas, incluir os custos em torno da acessibilidade e escolher a locação com isso em mente será mais urgente do que nunca em 2025. 

5. Destaque para saúde e esporte 

Saúde dentro e fora dos eventos de 2025: essa é a tendência. Em 2024, a corrida foi o esporte mais praticado no Strava, segundo o Relatório Anual sobre Tendências do Esporte do Strava. Ainda de acordo com o levantamento, 58% dos entrevistados afirmaram ter feito amigos por meio de grupos esportivos. O ano de 2025 também será marcado por esse elo entre socialização e esporte. Eventos como provas, campeonatos, desafios e competições serão eventos procurados por essa comunidade, formada por entusiastas do esporte e das boas companhias. 

Planejando os eventos de 2025 de olho nas tendências

Agora que você já conhece alguns dos assuntos que estarão em voga nos eventos 2025, que tal planejar suas próximas produções com um olhar renovado? Comece escolhendo uma plataforma completa para publicação e gestão, com o maior número de soluções inovadoras para o seu evento. 

A Sympla, maior e melhor plataforma de eventos do país, vende mais de 100 ingressos por minuto e está em 3600 cidades em todo o Brasil! Conheça as soluções e comece a criar o agora com quem entende do assunto.