São Paulo e Porto Alegre têm muito em comum, e o Farol Santander é um dos pontos de encontro entre as cidades. É que ambas abrigam uma unidade do centro de cultura, turismo, lazer e gastronomia.

Seja para conhecer uma exposição, tomar um café, drink ou para viver o centro histórico das capitais, a visita ao Farol é uma experiência e tanto. Ou melhor: as visitas! É que a programação do local está sempre mudando, e uma visitação nunca é igual à outra.

Por isso, se ainda não conhece esses centros de cultura, está na hora de ficar por dentro do que eles oferecem! Caso já tenha ido até lá, continue a leitura para saber como aproveitar a sua próxima experiência.

O que é o Farol Santander? Um pouco de história…

O espaço ganhou esse nome em uma referência aos faróis construídos junto ao mar com a finalidade de orientar navios. É que o Farol Santander também é um marco arquitetônico que funciona como uma referência para moradores e turistas das cidades que ocupa. 

Tanto em SP como em POA, o Farol fica em edifícios emblemáticos localizados em espaços que fazem parte da história dessas capitais. Isso significa que eles são parada obrigatória em qualquer roteiro turístico e, é claro, para os moradores.

Banespão em SP

No centro de São Paulo, está um edifício tombado construído em 1940 para abrigar uma empresa. De lá pra cá, o prédio icônico de mais de 30 andares se tornou sede do banco Banespa – motivo do apelido Banespão, e foi adquirido pelo Santander. A construção foi revitalizada pelo banco, ganhando uma série de instalações de arte e cultura, além de restaurantes, bares e espaços para eventos.

Na Praça da Alfândega, em POA

O Farol Santander da capital gaúcha é história pura! O prédio é de 1700 e já abrigou o antigo Banco Nacional do Comércio. Com arquitetura marcante e vitrais trazidos da França, a edificação passou por um processo de restauração e foi adaptada para seu novo fim: ser um espaço de cultura no centro da cidade.

Farol Santander Porto Alegre

O que fazer no Farol Santander?

No Farol, uma visita nunca é igual à outra, já que a programação está sempre mudando. E ela não se restringe aos espaços expositivos: há experiências gastronômicas, musicais e audiovisuais nos Faróis. Descubra!  

O que fazer no Farol Santander SP?

    • Exposições temporárias: são muitos andares – e espaços expositivos – no edifício de SP. O Farol, recebe, simultaneamente, várias mostras imersivas de artistas do mundo inteiro.
    • Atrações fixas: no espaço, é possível mergulhar na história do edifício e da capital paulista a cada visita – do hall ao último andar. Espaços de memória, obras de Vik Muniz e mirante com vista para o skyline da capital completam o passeio. 
    • Gastronomia: bar, café, boteco e cozinha – um passeio gastronômico completo em SP! A Cozinha do 31 é uma academia de culinária no alto da cidade, que funciona como uma escola de gastronomia, com programação de aula e que recebe eventos. O Boteco do 28, por sua vez, traz o melhor da culinária paulista em um ambiente de descontração. O Bar do Cofre oferece uma experiência inusitada: experimentar drinks e petiscos em um ambiente que já foi guardado a sete chaves – o cofre. O café do Farol é o espaço ideal para uma pausa. 

O que fazer no Farol Santander Porto Alegre?

    • Experiências: em POA, o Farol é palco de experiências culturais incríveis, como balés, concertos e performances. É conhecimento por meio da arte!
    • Cinema: com 85 lugares, o Cine Farol Santander recebe mostras audiovisuais e oferece uma seleção de filmes de todo o mundo para os apreciadores da sétima arte. 
    • Exposição: um verdadeiro túnel do tempo pela memória da cidade, a mostra Memória e identidade resgata a fundação de Porto Alegre e se volta para o espaço da Praça da Alfândega e o banco ali instalado. Já na exposição Os dois lados da moeda, os visitantes entram no cofre para uma viagem sobre a história monetária do Brasil. 

Como visitar? 

Os ingressos para o Farol Santander são vendidos pela Sympla, tudo pelo site ou app – sem papel e sem filas! Para adquirir as entradas para a visita completa, que tem tempo indeterminado, basta acessar as páginas de SP e POA no nosso site.

Mas é preciso se atentar para o dia e horário. O Farol de São Paulo funciona de terça a domingo, das 09h às 20h. Já em Porto Alegre, é possível visitar o centro cultural de terça a sábado, das 10h às 19h, domingos e feriados das 11h às 18h. Ambos os espaços têm fácil acesso por transporte público e estacionamento no entorno. 

Mais passeios imperdíveis em São Paulo e Porto Alegre

Na maior plataforma de eventos do país, a Sympla, é possível buscar passeios culturais como esse perto de você. É que, no site e no app, os usuários podem filtrar a busca com base na sua localização atual ou cidade.

Depois disso, é só navegar pelas muitas opções de passeios, shows, festas, peças de teatro e espetáculos, stand up comedy e mais! Que tal começar explorando as opções de São Paulo e Porto Alegre agora?

É produtor de eventos? Visite o Blog do Produtor