Não há dúvidas: o bom humor é uma arma poderosa contra o estresse. Por isso, reservar algumas horinhas da semana para rir é sempre uma boa pedida. Melhor ainda é dividir esse momento com os amigos e transformá-lo em uma experiência coletiva.

Para ajudar o leitor na missão de rir mais e combater o baixo astral, a Sympla selecionou alguns humoristas do mundo todo pelos quais vale sair de casa – ou dar o play!

Nesse texto, você conhece um pouco mais sobre o stand up comedy e fica por dentro de espetáculos para morrer de rir. 

Como funciona um stand up comedy?

Nesse formato de espetáculo, o humorista tem a liberdade de escrever o seu próprio texto, geralmente dentro de uma temática específica, usando como referência as suas próprias vivências e visões de mundo. 


Por este motivo, por usar temas do cotidiano, a nova geração de humoristas — que, em sua maioria, saiu da Internet, usando o YouTube, o Instagram e o TikTok como plataformas principais —, tem um humor mais consciente, irônico e engajado com questões sociais.

Diferentemente de um monólogo, ele não tem nenhum recurso teatral tradicional, como troca de cenários ou figurinos, por exemplo. O nome do show – que significa “de pé” em português – remete justamente a esse formato: os comediantes, na maior parte das vezes, utilizam somente palco e microfone para se apresentar.

A origem desse tipo de atração não é muito certa. Existem aqueles que dizem que ela teve seus primórdios na Idade Média, com os bobos da corte. Outros defendem que surgiu um pouco depois, no século 16. Apesar disso, há um consenso de que o stand up como conhecemos hoje começou a ficar famoso nos anos 1950.

9 grandes nomes do stand up comedy no Brasil e no mundo


Veja a seguir algumas indicações de bons humoristas de stand up comedy que vale a pena conhecer! Os comediantes listados a seguir vão te fazer rir até doer a barriga. Veja quem são! 

1. Paulinho Serra

Não dá pra falar em stand up comedy sem pensar no carioca Paulinho Serra. Apesar de já ter atuado em novelas e comandado programas de comédia na TV, foi no teatro que arrancou as primeiras risadas como comediante profissional. Nos anos 2000, esteve à frente do grupo de stand up Deznecessários, ao lado de nomes como Miá Mello e Rodrigo Capella. 

Você pode conferir todos os shows e próximos espetáculos de Paulinho Serra na Sympla

2. Rafael Portugal

Rafael Portugal é um dos maiores nomes da comédia nacional. O comediante ganhou notoriedade com o canal Porta do Fundos, do qual fazia parte junto com outros grandes nomes do humor brasileiro atual, como Fábio Porchat e Gregório Duvivier. 

Rafael ficou ainda mais conhecido depois de participar do quadro CAT, no BBB 20 e 21.

Em janeiro, o show de stand up do Rafael estará em cartaz no Teatro das Artes, em São Paulo. Adquira seu ingresso pela Sympla!

3. Esse menino

Roteirista e humorista, o mineiro Rafael Chalub — que tem por nome artístico simplesmente Esse menino — ficou famoso durante a pandemia, com o seu vídeo ironizando a crise política e sanitária do momento. 

Depois de explodir nas redes sociais, Esse menino lançou um especial de comédia online e, em 2022, deu início a uma turnê de stand up comedy pelo Brasil.

 4. Ademara

A Ademara é uma jornalista e atriz pernambucana que também viralizou na pandemia com vídeos de sátira a situações cotidianas que enfrentava sendo uma mulher nordestina. Para isso, ela criou alguns personagens que ficaram bastante famosos — e que você provavelmente já viu por aí:

  • o esquerdomacho;
  • a intercambista de Dublin;
  • a repórter sudestina.

5. João Pimenta

O baiano João faz stand up há 15 anos, mas começou a viralizar na Internet escrevendo alguns personagens que ironizavam estereótipos que ele enfrentava sendo preto e morador da favela. Segundo ele, em seu trabalho, sempre procura trazer uma reflexão que, ao mesmo tempo que faz rir, faz pensar. 

João está em turnê com o seu espetáculo Pimentaverso e você pode conferir os próximos shows na Sympla.

6. Thiago Ventura

Thiago é um dos grandes nomes do stand up comedy nacional. Em suas apresentações, sempre usa as histórias que viveu como morador da periferia onde nasceu e cresceu. Ele começou a ganhar notoriedade fazendo parte do grupo 4 amigos, que fazia apresentações em diversos locais.

O comediante realizará a gravação do seu especial de fim de ano Natal em Belo Horizonte, nos dias 21 e 22 de dezembro . Garanta os seus ingressos na Sympla!

 7. Amy Schumer

Amy é uma humorista, roteirista e atriz americana. Ela já escreveu séries de grande sucesso e também apresenta stand up comedy. A maioria das suas piadas aborda temas relacionados à vivência feminina, relativas à estética e idealizações românticas.

Na Netflix, é possível encontrar várias apresentações da artista, como os shows Growing e The Leather Special.

8. Hasan Minhaj

Hasan Minhaj é um humorista indoamericano e muçulmano. Com muita ironia, ele aborda a dificuldade entre se dividir nesses dois mundos: o do seus pais e da nação que aprendeu a sentir medo de tudo o que ele é. 

Minhaj fala muito sobre racismo e a frustração de tentar alcançar a expectativa dos seus genitores. 

É possível encontrar apresentações do comediante no YouTube e também na Netflix, como o Patriot Act e o espetáculo Homecoming.

9. Kevin Hart

Um dos humoristas mais consagrados e famosos do mundo, Kevin Hart já estrelou filmes de comédia e lotou estádios com as suas apresentações de stand up. Em seus shows, costuma abordar temas relacionados ao seu dia a dia e situações de discriminação racial que enfrenta sendo um homem preto. 

Kevin Hart tem algumas apresentações na Netflix, como Irresponsible e I’m a Grown Little Man.

Onde encontrar apresentações de stand up comedy?

A maioria dos nomes listados acima — e muitos outros que não caberiam neste artigo —, têm trabalhos publicados no YouTube, no Instagram, no TikTok e até mesmo em plataformas de streaming, como a Netflix e a Amazon.

Mas, se você quer assistir uma apresentação ao vivo, com toda a emoção de ver a piada nascer, então é legal procurar shoes perto de você. Para isso, conte com a Sympla, a maior plataforma de organização de eventos e venda de ingressos e tickets do Brasil. 

Entre no site da Sympla e encontre o especial de stand up ideal para você!