As peças de drama e comédia datam de milhares de anos atrás e são, até hoje, uma manifestação artística popular. Porém, nem todas as pessoas conhecem os diversos tipos de teatro existentes, que são garantia de diversão ou reflexão, dependendo do tema da peça.

Entre os mais comuns estão os:

  • infantis;
  • tradicionais;
  • musicais;
  • monólogos;
  • e stand up

Mas quais são as particularidades de cada um? Continue a leitura e conheça um pouco da história, gêneros de espetáculos e descubra nove tipos de teatros incríveis para aproveitar em família ou com os amigos!

Qual a origem dos tipos de teatro?

O teatro tem origem na Grécia Antiga e surgiu como uma forma de celebração e representação de lendas relacionadas aos deuses e heróis daquele tempo. Os atores usavam máscaras e interpretavam as figuras mitológicas.

Com o passar dos anos, esse formato de apresentação evoluiu, influenciando os romanos e outras culturas, até se transformar nos diferentes tipos de teatros que existem hoje.

Quais os principais gêneros teatrais?

Entre os tipos de teatro, existem diversos gêneros. Assim como essa vertente artística, alguns dos temas das apresentações também surgiram na Grécia Antiga e foram sendo adaptados até os dias atuais.

Entre os principais, estão:

Tragédia

Neste tipo de espetáculo, normalmente, existe um final sombrio para os personagens principais. É um dos gêneros mais tradicionais do teatro e temas como morte e desgosto costumam ser recorrentes. 

Comédia

Nas peças que exploram a comédia, o humor é o principal norteador dos assuntos abordados. Elas brincam com diversos aspectos da sociedade, como os costumes, relacionamentos e a política. 

Para os espectadores, normalmente representam um momento de descontração.

Drama

As peças de drama costumam trabalhar com as dores e sentimentos dos personagens, como a perda de um grande amor, a morte de um ente querido, entre outros.

É um gênero que lida com temas mais leves do que a tragédia e pode até ter um final favorável para os personagens. Por isso, é menos triste e sombrio. 

Romance

É um dos temas mais populares, pois costuma falar de amor e esperança. É comum que o casal principal passe por alguns desafios antes de finalmente encontrar o “felizes para sempre”.

Tragicomédia 

Mistura a tragédia e a comédia em um único gênero. Assim, as peças com essa temática trazem acontecimentos tristes e desafiadores com situações engraçadas e divertidas, como a peça O Rei Lear, de Shakespeare. O desfecho do espetáculo costuma ser feliz.

Conheça os 9 principais tipos de teatro

Quem deseja encontrar uma programação descontraída para o fim de semana ou mesmo um programa cult, encontra ótimas opções nos diferentes tipos de teatros. 

Esses eventos oferecem alternativas para todos os gostos e muitos espetáculos já levam em consideração a questão da acessibilidade, sendo adaptados para receber todos os públicos.

Uma boa forma de encontrar atrações diferenciadas, é buscar na Sympla. A plataforma é a líder de eventos no país e pode ajudá-lo a encontrar e comprar ingressos para peças teatrais, monólogos, shows e muito mais.

Para que seja mais fácil escolher o programa ideal, veja agora os principais tipos de teatros para curtir, seja em família ou com os amigos!

1. Tradicional 

Também chamado de teatro convencional, esse formato conta com apoio de diálogos para narrar uma história, seja ela de comédia, romance ou drama. É uma apresentação tradicional e, normalmente, ao pensar em teatro, essa é a configuração que surge à mente.

Ele conta com mais de um ator e, por vezes, com o apoio de um narrador. É ideal para público jovem e adulto.

Um exemplo desse tipo de espetáculo é a famosa peça Romeu e Julieta. Apresentações de teatro desse tipo podem ser facilmente encontradas na Sympla.

2. Infantil

Esse é um tipo de teatro voltado especialmente para as crianças. Normalmente, ele é lúdico, colorido, musical e convida os pequenos a interagirem com os atores.

As peças buscam referências no imaginário popular e se inspiram em filmes, desenhos animados e histórias infantis como:

  • Chapeuzinho Vermelho;
  • Frozen;
  • Pinóquio;
  • Os três porquinhos
  • e tantas outras. 

Na categoria Infantil da Sympla, é possível encontrar espetáculos diversos para aproveitar em família.  

3. Interativo 

Como o nome já sugere, esse modelo de apresentação precisa da participação do público. É com o apoio dos espectadores que o espetáculo ganha vida e que a história se desenrola.

O formato é muito interessante e, certamente, irá render boas memórias para quem for assistir.

4. Musical 

Quem ama uma boa música irá adorar esse tipo de apresentação. Afinal, em um musical a principal característica é a união entre uma peça tradicional com canções e danças. Nesse tipo de teatro, também é possível incluir a ópera. Ao redor do mundo, existem inúmeros exemplos de musicais famosos, como Os Miseráveis, Cats e Oklahoma.

#DicaSympla: também há musicais brasileiros capazes de encantar até os mais exigentes dos espectadores. Um exemplo é o espetáculo Clube da Esquina – Os sonhos não envelhecem, dirigido por Dennis Carvalho. Trata-se de uma homenagem ao movimento musical mineiro que ganhou o Brasil por meio de nomes como Milton Nascimento e Lô Borges.

Além de celebrar a música brasileira, o musical narra uma história sobre amizade, arte e poesia. Em 2022, a atração passa por cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo

5. Ao ar livre

O teatro ao ar livre vem ganhando espaço na retomada dos eventos. Ele pode ser apresentado em parques, praças, na rua e anfiteatros ao ar livre

Para apreciar o espetáculo tranquilamente, é fundamental verificar a previsão do tempo para evitar que as mudanças climáticas o peguem de surpresa. 

6. Monólogo

Entre os tipos de teatro existentes, esse é marcado pela fala de apenas um único ator

É comum que o personagem converse consigo mesmo e com o público, trazendo reflexões sobre situações cotidianas como uma desilusão amorosa ou a incerteza perante a vida. 

Esse formato é realmente cativante, principalmente para quem aprecia um lado mais cult do teatro.

7. Stand up 

Para as pessoas que amam rir, o stand up é a opção ideal. Ele pode ser entendido como uma peça de teatro humorística

Usualmente, ele é apresentado por um comediante, que interage com o público contando experiências de sua própria vida (ou do personagem que representa). 

Para encontrar o ideal e se divertir muito, é possível buscar uma opção entre centenas de espetáculos de stand up em cartaz na Sympla

8.  De fantoches ou marionetes  

O teatro de fantoches ou marionetes utiliza bonecos para dar vida à apresentação, esse formato é, geralmente, voltado para o público infantil. 

Por isso, pais e mães podem ficar atentos a programações como essa para entreter os pequenos. 

9. De Sombras

Esse tipo de teatro surgiu na China e, apesar de não ser tão usual, desperta a curiosidade e encanta os espectadores. 

Nele, são contadas histórias usando a sombra de bonecos ou mesmo de pessoas, em conjunto com outros elementos cenográficos, que ajudam a criar o clima do espetáculo. 

Dicas para escolher um espetáculo teatral e se divertir

Escolher uma peça de teatro para prestigiar pode ser um processo confuso, afinal, existem diversos tipos de teatros. No entanto, depois de conhecer os principais formatos, fica mais fácil definir quais são interessantes

Quem deseja apreciar esse tipo de atração pode conferir algumas dicas abaixo:

Verifique qual o tema da peça

Para não ser pego de surpresa, é imprescindível saber, ao menos, o tema da peça que irá assistir. Assim, quem deseja curtir uma peça precisa escolher aquela que mais se aproxima com as suas preferências. Com isso, é quase garantido que não irá se decepcionar ou se arrepender de assistir à apresentação.

Para isso, vale investir um tempo lendo a descrição dos espetáculos, por exemplo. Na Sympla, os eventos contam com um breve texto de apresentação, que dá uma ideia do que o espectador pode esperar da atração. 

Para se divertir, o interessado pode escolher entre os tipos de teatros de stand-up ou interativo. Para refletir sobre a vida, pode assistir ao formato convencional ou um monólogo e assim por diante.

Busque um lugar confortável

Imagine escolher um dos tipos de teatro e não ouvir ou ver direito nada do espetáculo por conta do assento que comprou? Pois é. Para que isso não aconteça, a sugestão é selecionar os lugares localizados nas primeiras fileiras — entre a 5ª e a 12ª

Isso porque eles costumam ficar bem centralizados e colocam o espectador em uma boa altura de visão. Leve em consideração, ainda, a proximidade com as saídas e, também, com os banheiros para garantir mais conforto, especialmente se estiver com crianças.

Pesquise referências

Além de conferir o tema do espetáculo, é válido pesquisar referências sobre ele. Especialmente se for uma apresentação nova na cidade ou uma peça da qual não tenha ouvido falar. 

Uma forma de fazer isso, é buscando na internet e em sites de notícias informações sobre ela. Assim, é possível verificar se vale a pena conferir a atração. Pode ser interessante, também, conhecer sobre os atores que participam do espetáculo e suas experiências anteriores. 

Compre o ingresso em plataformas confiáveis

Outra dica importante para escolher um espetáculo teatral e se divertir, é adquirir o ingresso em uma plataforma confiável. Para isso, verifique os canais oficiais de venda da peça, na bilheteria do teatro ou em sites como a Sympla, plataforma que segue as normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e é segura e prática para os compradores. 

Ao comprar ingressos em canais não oficiais, o participante estará sujeito a cair em golpes ou ter o cartão clonado, por exemplo. Imagine a dor de cabeça!

Encontre diferentes tipos de teatro na Sympla!

Depois de verificar essas sugestões de tipos de teatro para prestigiar, assim como dicas para escolher o espetáculo ideal, basta definir qual peça deseja assistir e convidar amigos e parentes para se divertirem. 

Com ajuda da Sympla, é possível encontrar milhares de opções. São peças tradicionais, musicais, infantis, de stand-up e vários outros formatos para escolher. Na plataforma, é possível procurar por peças de teatro na sua cidade, na data que preferir e comprar os ingressos de forma tranquila e segura

Acesse agora mesmo a coleção de Teatros e Espetáculos da Sympla e busque pelo evento ideal