A sensação de ver seu time do coração ganhando uma partida ao vivo é indescritível. Mas existem outras formas de vivenciar a paixão pelo futebol que vão além das quatro linhas. Curtir as atrações dos estádios de futebol é um exemplo. Em algumas arenas, é possível encontrar museus, restaurantes, fazer tours e até tirolesa.

Neste texto, você encontra uma seleção de 6 estádios que oferecem experiências incríveis para os amantes de futebol – em todo o Brasil! Vale conferir quais são as atrações mais próximas ou anotar as dicas para uma viagem. Bora? 

O que é um estádio de futebol mesmo?

Não tem segredo: os estádios de futebol são edificações construídas para abrigar o campo e os espectadores. Mas é possível ir muito além. Muitas arenas são marcos arquitetônicos de uma cidade e, é claro, pontos turísticos. Um exemplo icônico é o Pacaembu, que, inaugurado na década de 1940 na capital paulista, traz estilo Art Déco, que explora formas geométricas e simetria.

Os estádios também são palco de shows, festivais, festas e feiras, desempenhando um papel importante na cena cultural da região em que estão localizados. O Mineirão, em Belo Horizonte, por exemplo, foi palco de um show do eterno beatle Paul McCartney em sua primeira passagem pela cidade. 

História dos estádios de futebol: de onde surgiram?

Os estádios são os espaços preferidos dos fãs de futebol. E não é de hoje que essas arenas reúnem os apaixonados pelo esporte ao redor do mundo. Foram os gregos os precursores nesse assunto: eles já construiam arenas há milênios, desde 500 a.C., para jogos olímpicos.

Os romanos se inspiraram e começaram a construir anfiteatros e circos, destino das pessoas que desejavam assistir às lutas de gladiadores. Depois, com as civilizações modernas, passou-se a construir estádios para reunir grandes quantidades de cidadãos em torno de diversos esportes.

6 estádios de futebol que proporcionam experiências além do jogo

Já deu pra perceber que o estádio transcende o esporte. Vale pontuar que a experiência dentro dessas arenas também vai além dos 90 minutos!

Acredite: dá pra viver experiências e celebrar o futebol sem assistir à partida. A prova está neste texto! Confira:

História, esporte e cultura no Pacaembu 

O Museu do Futebol é parada obrigatória para os apaixonados pelo esporte. Afinal, o espaço, localizado no Estádio do Pacaembu, reúne exposições online, temporárias e de longa duração sobre a história do futebol.

Há ainda oficinas, visitas educativas e loja temática no espaço. Para fazer a visita, basta adquirir os ingressos para o Museu do Futebol no site ou app da Sympla. 

Tour no Allianz Parque

Para os fãs de futebol, o estádio é sagrado! Por isso, conhecer as arenas é uma forma de viver o esporte. E se esse estádio for o mais moderno da América Latina?

No site da Sympla, é possível comprar os ingressos para o Allianz Parque Experience Tour, uma oportunidade de conhecer os bastidores de grandes shows, eventos e partidas de futebol. A experiência oferece ainda um mergulho na história do dono da casa, o Palmeiras.

Os espaços visitados no Tour, em São Paulo, são:

  • Arquibancadas;
  • Camarotes;
  • Lounge Centenário;
  • Coletiva de Imprensa;
  • Vestiário;
  • Gramado; 
  • Arcos do antigo Palestra Itália.

Compre os ingressos aqui

Tirolesa no Mineirão

Se ver o campo da arquibancada já é bacana, imagina atravessá-lo no ar, a 35 metros do chão? Essa é a proposta da tirolesa do Mineirão, estádio de futebol localizado na região da Pampulha, em Belo Horizonte.

Com 220 metros de extensão, a atração atravessa todo o complexo e pode chegar até 45 quilômetros por hora. Para os fãs de futebol, trata-se de uma oportunidade de viver o estádio de uma forma completamente diferente. Vai encarar?

A tirolesa do Mineirão está na Sympla! Para conferir mais informações e comprar os ingressos, basta acessar o site.

Book fotográfico no Estádio Beira Rio

Estádio do Sport Club Internacional, o Beira Rio fica em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Mas, além de receber os jogos do time, a arena funciona como um espaço multiuso, com restaurantes, lojas e bares.

O Beira Rio promove ainda um serviço inusitado: é possível fazer um book fotográfico no estádio. Isso significa que casais, debutantes, famílias, ou qualquer pessoa apaixonada pelo esporte pode ter o gramado como plano de fundo do seu ensaio. Tá aí uma forma de viver o futebol sem, necessariamente, assistir à partida.

Para agendar, é só entrar em contato pelo e-mail no site

Arena MRV: em breve, um estádio de futebol 

A obra de construção da nova casa do Clube Atlético Mineiro ainda não está concluída, mas já proporciona experiências aos torcedores.

Mesmo antes de receber partidas de futebol, o espaço localizado na região Noroeste da capital mineira oferece visitas ao Centro de Experiências. Maquete com projeções, cinema imersivo, modelo de camarote e deck com vista panorâmica compõem a visita.

Os ingressos são vendidos no site da Sympla, onde também é possível conferir o endereço e mais informações do local.  

Coworking com vista na Arena das Dunas 

Com o regime remoto ganhando espaço nos últimos anos, as pessoas passaram a buscar uma alternativa ao home office: os espaços de coworking. Mas, o que isso tem a ver com futebol? 

Localizada na capital do Rio Grande do Norte, Natal, a Arena das Dunas nasceu para receber partidas da Copa de 2014. Mas o estádio de futebol se estabeleceu como espaço multiuso de negócios, entretenimento e cultura.

O que isso quer dizer? É possível estudar, trabalhar e fazer reuniões admirando o campo e as arquibancadas da Arena. Isso porque ela conta com uma área de coworking com postos de trabalho, salas de reunião e cabines individuais. As informações estão no site do estádio

Viva sua paixão pelo esporte da Sympla! 

Corrida, ciclismo, trilha, desafios e treinos… Na Sympla, o que não faltam são opções para quem curte eventos esportivos. Navegue pela categoria Esportes para conhecer as atrações e adquira seus ingressos com poucos cliques.

É organizador de eventos? Leia artigos do Blog do Produtor