Venda de ingressos, aluguel de um espaço, contratação de fornecedores… com tantos itens para providenciar, será que vale mesmo a pena organizar um evento? A nossa resposta é: sim!

Seja você o gestor de uma empresa, um empreendedor ou apenas alguém buscando na produção de eventos uma forma de inovar, separamos 6 vantagens de organizar um evento para que você perca o medo e invista poderosa estratégia. Confira!

#DicaSympla: Veja como dar os primeiros passos no artigo produção de eventos: como começar :)

1. Reforço de marca ao organizar um evento

O ditado já diz: quem não é visto, não é lembrado! Afinal de contas, de que adianta oferecer um ótimo serviço ou produto se as pessoas não sabem o que você faz e o valor do seu trabalho?

Por isso, produzir um evento acaba sendo uma forma de educar o mercado e se posicionar nele como referência em determinado tema ou serviço. Parcerias, negócios e fortalecimento do ecossistema brasileiro. Ele fomenta o mercado de atuação e faz com que aqueles que não estão inseridos nele possam acabar percebendo uma oportunidade de negócio ali.

Empresas de consultoria, ONG’s, órgãos públicos, empresas de marketing digital, imobiliárias… negócios de qualquer segmento podem se beneficiar da visibilidade na organização de um evento!

2. Reconhecimento e divulgação do seu trabalho

Seja você um profissional autônomo ou uma empresa, organizar um evento é uma excelente maneira de promover o trabalho que você realiza! Assim, você consegue mostrar aos participantes a sua experiência e obtém reconhecimento profissional diante do seu setor de atuação.

Independentemente da sua área de atuação, é possível investir na realização de diversos tipos de eventos – mas o primeiro passo é a escolha do seu público-alvo! Isso irá ajudar na hora de definir estratégias de divulgação, de abordagem dos temas e principalmente da agenda do evento.

Aqui, é importante pensar para quais públicos o seu trabalho é direcionado e quais você pretende atingir com a realização do eventos. Ao organizar eventos de qualidade, é seu nome se torna conhecido, e é provável que o público demande novas edições do evento para continuar aprendendo!

3. Promover o networking

A organização de eventos (especialmente os corporativos e educativos) tem a capacidade de incentivar o networking entre profissionais e setores que, muitas vezes, acabam interagindo pouco. E em um mercado cada vez mais competitivo, isso pode trazer bastante valor tanto para quem fomenta essa conexão e quanto para quem participa como espectador.

Desde palestras, rodas de conversa ou encontros profissionais, a promoção do networking é fundamental para quem procura realizar eventos de impacto. Além disso, o networking permite criar relações mais sólidas com clientes, profissionais e empresas que podem dar origem a novas parcerias e negócios.

4. Conquistar novos clientes

Reunir pessoas e empresas que têm interesse no seu trabalho ou nos serviços que o seu negócio oferece é a oportunidade perfeita para conquistar novos clientes! É importante demonstrar organização, compromisso e planejamento com a execução do evento, pois esse cuidado irá refletir a impressão que o público terá do próprio trabalho que você oferece como profissional ou empresa atuante no seu setor.

Em um evento, o contato pode ser muito mais próximo e assertivo. Do ponto de vista do cliente, a possibilidade de conhecer pessoalmente uma empresa, produto ou serviço também traz mais confiança e credibilidade. Por isso, se você está em busca de novos clientes ou até parcerias, realizar um evento cujo tema seja relacionado à sua área de atuação pode ser uma frutífera, ajudando até a sair na frente dos seus concorrentes \o/

5. Ganhar dinheiro fazendo o que você gosta

A grande vantagem da produção de eventos é que as possibilidades são infinitas – ou seja, você pode realizar qualquer tipo de evento para garantir uma renda extra e ainda trabalhar fazendo o que gosta!

Você pode utilizar suas próprias experiências profissionais para organizar eventos corporativos, como cursos, workshops, palestras e treinamentos. Tudo vai depender da sua área de atuação ou dos serviços ofertados pela sua empresa, por exemplo. No entanto, também é possível organizar festas, eventos esportivos e de entretenimento! O tamanho e o foco dos eventos vai depender do público que você deseja atingir e, é claro, dos seus interesses. Aqui vão alguns exemplos de eventos desse segmento que você pode produzir:

#DicaSympla: Confira os principais tipos de eventos que você pode organizar

6. Engajamento da equipe

Realizar eventos internos é uma estratégia utilizada por muitas empresas  e corporações para engajar os funcionários e transformar a produtividade das equipes. Dentre as vantagens de realizar eventos internos, estão a criação de uma relação mais próxima entre gestores e colaboradores, o alinhamento entre as equipes e até a redução nos níveis de rotatividade dos funcionários. Alguns exemplos de eventos internos são:

  • Treinamentos e capacitações
  • Confraternizações
  • Happy Hours
  • Palestras
  • Reuniões para demonstração de resultados

E não é necessário ser uma empresa de grande porte e investir grandes recursos para organizar um evento interno. Tudo pode (e deve!) ser adaptado e planejado de acordo com as possibilidades e objetivos da empresa ao realizar o evento.

#DicaSympla: Como motivar a equipe da empresa a participar dos eventos corporativos

Agora que você já conhece as principais vantagens de organizar um evento, que tal colocar a mão na massa? Crie o seu primeiro evento na Sympla! \o/