Nem só grandes acontecimentos como as Olimpíadas fazem parte do rol dos eventos esportivos. Mas eles podem ser muito úteis se quisermos observar as peculiaridades de uma produção focada no esporte. Esse segmento segue todo um protocolo, que são as regras e procedimentos para a realização do evento esportivo. Seja em competições oficiais ou para amadores, o esporte traz intrínseco certos conceitos que precisam ser levados em consideração na hora do evento. O organizador precisa estar atento para não deixar itens importantes de fora.

Para ajudá-lo, listamos abaixo 5 ações que devem estar presentes no protocolo dos eventos esportivos que devem ser consideradas pelo cerimonial:

1. Pódio

Os protocolos esportivos exigem atenção à localização correta do pódio e sua devida identificação, com os três andares de diferentes alturas para representar as colocações. Esquecer de um pódio correto e bem localizado pode gerar uma imagem de amadorismo indevida. A localização do pódio é importante para que o público visualize os vencedores e também para que as equipes de imprensa tenham uma área para se acomodar.

Lembre-se que premiar é um dos momentos mais esperados de um evento esportivo, tanto para os atletas como para os espectadores.

2. Reserva de lugares

Desde o planejamento, o organizador do evento esportivo define se irá chamar pessoas de destaque (como artistas, políticos, pessoas que conseguem gerar mais atenção para o evento) ou não. Ele deve passar estas informações para todos que estão auxiliando a produção do evento. Fica por conta do cerimonial reservar os lugares especiais que podem ser mesa diretiva, palanque ou primeira fila de cadeiras, para autoridades e convidados especiais. Ainda é importante se certificar durante o evento que este protocolo está sendo cumprido.

Com a imprensa é a mesma coisa: é preciso separar um lugar específico para que os jornalistas possam se acomodar, para que façam seu trabalho da melhor maneira possível e também não atrapalhem ninguém.

3. Discurso

Em muitos eventos pode existir o momento do discurso inicial feito pelo organizador ou anfitrião. Este discurso deve ser previamente planejado para que se possa transmitir com seriedade as informações e agradecimentos pretendidos. Além disso, ele deve estar de acordo com a imagem que se quer passar do evento e ter um tempo definido.

É muito importante também estar preparado para mudanças e improvisos no discurso. Apesar de todo o planejamento feito, podemos ser surpreendidos com mudanças na hora do evento.

4. Hinos no início dos jogos

Os hinos no início da competição servem para criar um sentimento de pertencimento do público, que se torna parte do time que está no evento esportivo. Mas quando se trata de uma competição com atletas do mesmo país, o hino também é importante: é ele que lembrará a todos que apesar das rivalidades, somos iguais. Para colocar essa ação em prática, opte por bons equipamento sonoros e com uma distribuição que deixe o hino audível por todos os presentes no local.

5. Cerimônia de premiação

Na hora de elaborar a premiação da competição, não se esqueça do protocolo que vem embutido nessa associação. Ele é extremamente importante pois é o reflexo do resultado daquele evento.

É preciso estar atento ao hasteamento de bandeiras, à ordem dos hinos na premiação, às autoridades que irão entregar os prêmios aos primeiros colocados. A regra indica premiar em ordem crescente de colocação na competição, com os hinos do terceiro, segundo e primeiro colocados tocados nessa ordem. As autoridades que irão entregar as medalhas ou troféus também obedecem essa escala: a mais importante entrega para o primeiro colocado e daí por diante.

As medalhas ou troféus também devem conter as informações básicas do evento, como o nome e o ano. Podem ser confeccionados para que tenham a cara do evento!

6. Rivalidade sem violência

O esporte incita a rivalidade por natureza. É uma competição de forças por definição. Mas isso não significa que esses conceitos precisem sair do nível saudável de dentro da prática para as adjacências de seu evento. Reserve espaços separados para torcedores de equipes distintas, com entrada e saída exclusivas. Também reforce a segurança nos eventos onde houver torcidas rivais e submeta o público a vistorias antes de entrar no local.

Os eventos para amadores também precisam de atenção no quesito segurança. Isole o local da competição para evitar tumultos e providencie seguranças treinados para garantir o bom andamento da competição. Como todo evento, você precisará ter um alvará de funcionamento. E para obtê-lo, as medidas de segurança precisarão estar em conformidade com o que pedem os órgãos reguladores.

O esporte encanta a todos e justamente por isso os competidores e espectadores esperam ver certos aspectos presentes no evento. Ponha à prova seus dotes de produtor e proporcione um evento digno do topo do pódio.


#DicaSympla: você organiza corridas, torneios, competições ou outros eventos esportivos e tem interesse em aumentar suas vendas, revolucionar a gestão do seu evento e fazer parte da maior plataforma de eventos do Brasil? Então, conheça as soluções que a Sympla oferece para eventos esportivos!