Ícone do site Blog da Sympla – Tudo para criar ou viver experiências

O que o público espera de um evento esportivo

Um produtor versátil e criativo também deve saber produzir ótimos eventos esportivos, sejam estes jogos e competições de atletas profissionais ou até mesmo atividades para amadores, como as corridas de rua. Embora uma grande parte das pessoas não seja praticante de atividades físicas, muitas são apreciadoras e, portanto, espectadoras.

Afinal, um evento esportivo é conhecido por mexer com a emoção e garantir boas recordações. E, por outro lado, com tanta gente aderindo a um estilo de vida mais saudável, fica fácil convencê-las a irem ao seu evento esportivo. Sabe o que isso significa? Que o seu público está aí, apenas a espera de bons eventos!

Separamos a seguir pontos importantes que você deve se atentar para atrair gente para seus eventos esportivos. Além de uma boa organização, você tem que oferecer boas razões para que o público compareça, sua produção renderá ótimos frutos!

#DicaSympla: está começando na produção de eventos esportivos? Dê uma lida neste artigo :)

1. Compra de ingressos simples

Ao disponibilizar a venda dos ingressos pela internet você oferece ao seu público um combo que inclui conforto + rapidez + segurança. Além disso, você evita as longas filas e permite que o cliente escolha qual a melhor forma de pagamento.

Vendendo seus ingressos pela web fica mais fácil encontrar o seu público, ampliar a divulgação do evento, além de atender aos consumidores mais informados e exigentes. Uma dica é aliar a divulgação às redes sociais, cada vez mais expressivas para captação de público e conversão, já que uma boa plataforma permite linkar a página de venda de ingressos no Facebook, por exemplo.

E tudo isso influencia nos seus lucros!

2. Espaço nota dez

O local é um item primordial para que as pessoas queiram ir ao evento. Sempre certifique-se de que o seu evento será bem localizado, não será muito distante de onde o seu público-alvo está, será acessível e que o trânsito em volta estará bem monitorado. Se for necessário fechar ruas, entre em contato com a Prefeitura.

O segundo ponto relevante é a estrutura do local, que deve ser bem cuidada. Se for uma partida de futebol, por exemplo, ninguém vai querer assistir o jogo em um campo que não ofereça elementos básicos como banheiros e bons assentos. Da mesma forma, se promover um evento de ciclismo para amadores, você deve dispor, no mínimo, de uma estrutura que dê segurança aos atletas.

O local deve ser confortável tanto para atletas como para os espectadores. Procure um espaço adequado à prática do esporte em questão, com assentos que proporcionem visão ampla ao público, boa movimentação entre as arquibancadas, banheiros e área para venda de alimentos. E também fique atento de antemão à época do ano, pois mau tempo pode impossibilitar a prática esportiva. Nesse caso, opte por espaços fechados.

#DicaSympla: veja neste post as melhores dicas para escolher o local do seu evento :)

3. Identificação com a marca patrocinadora

Ao escolher uma marca patrocinadora que tem tudo a ver com os valores e os objetivos do seu evento esportivo, você gera identificação do público com a produção. Querer associar a vida saudável de um atleta a uma rede de fast food não é boa estratégia, não é mesmo? Por isso, é importante pensar bastante antes de fechar um patrocínio. Por mais que a oferta pareça tentadora, não procure ser patrocinado por qualquer marca. Dê preferência a uma empresa que é a cara do evento e com a qual o seu público se identifica.

#DicaSympla: leia este post e aprenda a conseguir patrocínio para seus eventos :)

4. Bebidas e alimentos ao alcance 

Estar em um evento esportivo é quase como assistir a um filme no cinema: as pessoas acompanham, vibram e torcem por um final feliz. Se no cinema elas fazem isso acompanhadas por um balde de pipoca, por que em um evento esportivo isso deveria ser diferente?

O fornecimento de bebidas e alimentos faz parte do ritual de se apreciar um evento esportivo e o público aprova. Porém, faça com que seja fácil consegui-los: tenha uma área para a venda que não gere grandes filas e com bom atendimento e até permita vendedores circulando, desde que não incomodem os espectadores.

5. Segurança do evento esportivo

Rivalidade não precisa estar associada a brigas. Se o seu evento for receber competidores exaltados ou torcidas rivais é essencial que você tenha reservado o espaço para cada time. Comece a organização logo na entrada: torcidas diferentes, entradas e saídas distintas.
Além disso, faça vistoria e retenha na entrada todo objeto que possa ser perigosos de alguma maneira. E também não se esqueça de contratar uma equipe de segurança treinada a fim de garantir a paz e a tranquilidade durante o evento.

A questão da segurança inclui também estar dentro das normas. Providencie o alvará de funcionamento para produzir o seu evento. Ele é a garantia de que o lugar está seguro e pode receber tranquilamente todo mundo no evento.

Organizar um evento atrativo, divertido e com toda a infraestrutura necessária é dar bons motivos para o público estar lá. Mas para que todo esse planejamento seja desfrutado, divulgue seu evento esportivo!


#DicaSympla: você organiza corridas, torneios, competições ou outros eventos esportivos e tem interesse em aumentar suas vendas, revolucionar a gestão do seu evento e fazer parte da maior plataforma de eventos do Brasil? Então, conheça as soluções que a Sympla oferece para eventos esportivos!

Sair da versão mobile