Boas atrações são essenciais para um evento de sucesso. Por isso, se você atua nesta área, mais cedo ou mais tarde deverá trabalhar com a contratação de artistas musicais (cantores, bandas, orquestras, etc).

Muitos produtores ainda têm dificuldade de entrar em contato com uma banda ou saber exatamente qual a infraestrutura mínima necessária, fazendo com que muitos esforços sejam desperdiçados simplesmente por não saber a quem recorrer.

Quer saber como contratar artistas para o seu evento mas precisa de uma ajuda? Descubra aqui as maneiras mais práticas e eficientes para garantir que sua atração seja contratada sem qualquer problema!

#DicaSympla: saiba o que o público espera de um evento musical em nosso artigo :)

Saiba com quem falar

Se a banda ainda não tem um tamanho considerável, encontre seus contatos em mídias sociais e sites, por exemplo. Concentre a negociação com um único integrante para facilitar a comunicação. Falar cada vez com uma pessoa diferente pode causar ruídos que podem comprometer os acordos.

Por outro lado, se a banda já for um pouco maior e trabalhar com uma assessoria, dirija-se à pessoa responsável, pois ela está lá exatamente para facilitar o contato. Neste caso, procure pelo contato da pessoa ou agência responsável, pois ela já sabe lidar com o artista e tem informações de maneira mais precisa e direta para fechar um contrato.

Antes de fechar com a atração musical pretendida, pesquise por contratantes anteriores. Assim você conseguirá dicas sobre as melhores maneiras de contato e saberá se houveram resultados positivos com a parceria.

Fique de olho nas leis para contratar artistas

Antes de contratar artistas, cabe ao produtor estar atento às normas referentes à atividade. É importante ter conhecimento sobre:

  • Taxa do ECAD (Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais): quem contrata bandas e cantores deve pagar pelo direito autoral de execução das músicas. O valor varia de acordo com o evento, portanto vá ao escritório do ECAD da sua região para se informar.
  • Lei nº 6.533/78: artista é uma profissão regulamentada, portanto os contratados têm direitos iguais aos de qualquer trabalhador, inclusive deveres. Para um contrato dentro das normas, que defina valores de cachê, multas, quebra de acordo, verifique se os profissionais a serem contratados se enquadram na categoria de artistas e tem CLT.

Garanta os equipamentos necessários

Poucas coisas são mais frustrantes para um artista do que chegar a um lugar e não contar com a infraestrutura mínima para sua apresentação. Sem contar que isso também deixará o público insatisfeito. Por isso, certifique-se de que você conseguiu tudo o que é necessário ou que deixou claro para a banda quais materiais ela deveria trazer.

Na hora dos ajustes finais do evento, certifique-se de que o mapa de palco e o rider técnico feitos pela produção do artista estão sendo seguidos. Isso será útil para verificar se todos os equipamentos estão sendo colocados nos seus devidos lugares e que todos os ajustes de luz, pontos de energia e demais detalhes estão funcionando como esperado.

Para ter uma ideia, a apresentação de uma banda em um salão para cerca de 400 pessoas passa pela garantia de que haja uma mesa de som, um conjunto de PAs, uma bateria completa e microfonada, cubo de baixo microfonado, amplificadores de guitarra microfonados e microfones para as vozes. Se houver teclado ou outros instrumentos, a configuração muda. Portanto, para garantir o sucesso da apresentação musical, tenha certeza de que você proporcionou condições para que ela saia com toda a qualidade possível.

O cachê de contratação dos artistas

Ao contrário do que muitos pensam, o artista tem seu valor e não gosta de apresentar sua arte gratuitamente ou em troca de “divulgação”. Você pode tentar negociar por preços melhores, mas pedir que seja feito um show sem cachê em um evento no qual você cobrará entrada é um desrespeito bem grande com o trabalho da atração musical.

Saiba reconhecer que houve um investimento em equipamentos, ensaios e em tempo  por parte de todos os integrantes até chegar à apresentação em seu evento. Valorize o artista e você estará valorizando a sua produção. Assim, certamente você estará valorizando também o meio de eventos como um todo. Mas nada impede que você negocie. E também não se esqueça de tomar nota desse gasto!

Outro ponto importante é somente contratar se tiver verba disponível dentro do orçamento. Não espere o dinheiro pelos ingressos ou pela venda de bebidas. O ideal é ter o valor do cachê através de patrocinadores e investir na divulgação para atrair público: assim, há mais chances de não haver prejuízos.

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