Planejamento estratégico para eventos: qual a importância e como fazer

Planejamento estratégico para eventos: qual a importância e como fazer

O que é?

O planejamento estratégico é um dos primeiros grandes passos para a produção de um evento. Sempre falamos que antes de qualquer ação é necessário traçar um perfil detalhado de tudo que se pretende com o evento e tudo que é necessário para a efetivação dele. Tais como:

  • qual meu objetivo?
  • qual meu nicho?
  • quanto posso gastar?
  • qual será a equipe?
  • como será a divulgação?

 

O planejamento estratégico é a compilação de todas estas informações em uma planilha, para facilitar a visualização total de todas as ações. Ou seja, ele nada mais é do que um documento com a visão total do evento, tendo especificadas essas ações da maneira mais detalhada e completa possível, com seus respectivos responsáveis e períodos de execução. É um plano de ação!

Qual sua importância?

Sua importância é justamente o fato de permitir a visualização de todas as áreas do planejamento, facilitando o entendimento geral do mesmo e ajudando na promoção de estratégias de execução.

Além disso, nos ajuda a não esquecer de nada! Afinal, na correria do dia a dia que estamos atualmente, tudo que possa nos ajudar na nossa organização é bem-vindo, certo?

Clique na imagem abaixo para acessar a planilha que criamos especialmente para você :)

planejamento-estrategico-para-eventos

A planilha

Para criar uma planilha eficiente de planejamento estratégico, nós recomendamos dividi-la primeiramente em três fases: pré-produção, produção, e pós-produção. Isso irá facilitar para que você possa destrinchar as ações com mais organização.

Após isto, basta incluir as ações a serem realizadas em cada uma das fases. Por exemplo, na fase de pré-produção é o momento de conceituação do evento, captação de recursos, formação de equipes, etc. Já na produção, as ações serão divulgação, organização do espaço, etc. Não se esqueça de deixar os espaços de ‘’responsável’’ e ‘’semanas de execução’’ para cada uma destas ações, para que você possa acompanhar como será o andamento delas.

Após todos as ações listadas em cada uma das fases, pronto! Você terá a sua planilha para o planejamento estratégico do seu evento. A partir disto, terá a visão completa das ações e não correrá o risco de esquecer nada. Para te ajudar, a Sympla elaborou uma planilha pronta para você usar.

Basta clicar aqui para fazer o download gratuito da planilha que criamos para você usar como  base: http://downloads.sympla.com.br/planejamento-estrategico-para-eventos :)

banner-bottom

TOPO
Gostou do blog?
Gostaria de receber as melhores práticas sobre produzir eventos em seu email? 

×