Entretenimento, cultura, diversão, momentos especiais em um lugar bacana guiado ao som de boa música! Estas são algumas das coisas que toda pessoa que vai a um evento musical espera. Mas além disso, quem vai a uma produção dessas exige uma ótima experiência de forma completa. Isso significa que o organizador deve fornecer bons meios de aquisição de ingressos, preços justos, um local adequado, segurança, serviços de qualidade, abastecimento de bebidas (e às vezes até comida) e, claro, qualidade sonora.

Você sabe como agradar o público? O que ele realmente espera de um evento musical e como o organizador pode fornecer isso? Chega de dúvidas! Para um evento de sucesso você tem que atender às seguintes expectativas:

Ter um ótimo custo benefício

O preço cobrado é determinante para a presença do público. Tente manter a qualidade do evento musical sem elevar os ingressos a valores exorbitantes ou deixá-los muito baratos, o que gera desconfiança acerca dos serviços da produção. O ideal é um valor compatível com o praticado pelo mercado em eventos musicais de mesmo porte. Ofereça os melhores serviços e as melhores atrações ao público a um preço justo e conte com os patrocinadores para ampliar o orçamento do evento.

#DicaSympla: disponibilize os ingressos para venda online. Assim, você oferece comodidade ao público (que, claro, detesta filas!), melhora a experiência dele em relação ao evento e pode ter um gerenciamento melhor das vendas.

Estar em um local adequado, acessível e agradável

O local é o alicerce do evento e também imprescindível para que as pessoas decidam ir ou não à produção musical. Atente-se a este item, pois ele irá definir partes do planejamento. Pesquise e verifique todos os aspectos do espaço escolhido: iluminação, possibilidade de decoração, acústica, saídas de emergência, banheiros, porta de entrada e saída, áreas de risco, dentre outros pontos importantes.

Defina o conceito da produção e o perfil das atrações musicais que irão se apresentar no evento para definir a personalidade e a dimensão que o local deverá ter. Pense na quantidade de artistas que participarão do evento e no tamanho do público que estará presente. Além disso, leve em conta se o local é adequado para o tipo e quantidade de equipamentos que serão utilizados, se a região é de fácil acesso e se as equipes de iluminação e som aprovaram a escolha.

#DicaSympla: veja neste post as melhores dicas para escolher o local do seu evento :)

Uma ótima apresentação musical

Obviamente, seu público exigirá que você cumpra o prometido: oferecer uma atração musical atrativa, interessante e qualidade sonora! No caso de um evento musical, faça um esboço de como será a apresentação do repertório escolhido. Em caso de eventos menores ou DJs, os materiais podem ser em menor quantidade se comparado a uma grande produção. Para esta última categoria, as preocupações aumentam. Alguns artistas e bandas trocam de roupa, acrescentam instrumentos conforme a música e dão espaço para o público pedir “bis”. Preveja estes aspectos e monte a programação de acordo com eles. Apresentações musicais devem ser vivas e criativas, bem apresentadas para o público e descomplicada para as bandas e artistas solo.

#DicaSympla: precisa de algumas dicas para a contratação de artistas para seu evento? Leia nosso artigo :)

É obrigatória a presença da equipe de som e luz nos ensaios e indispensável que ela seja treinada para situações adversas. Resolver imprevistos e não interferir no andamento do show é fundamental. Na passagem de som, não tenha medo de exagerar nos detalhes: é melhor corrigir os erros o quanto antes do que falhar durante o evento. Outro aspecto essencial é conferir os aparelhos e equipamentos técnicos com antecedência: cheque as funcionalidades e providencie aparelhagem reserva.

Saber cada detalhe

Seu público precisa ter todas as informações sobre o evento. Localize canais de divulgação que possuam identificação com o público ou que contem com espaços destinados a espetáculos musicais.

A meta da divulgação do evento musical é deixar claro o perfil, as vantagens e as características da produção, tais como: gênero musical predominante, artistas presentes, data, hora, local, preço do ingresso, bebidas e comidas disponíveis, formas de aquisição de ingressos e contato. Caso haja erro em algumas dessas informações, há um ruído desnecessário no comunicado que irá prejudicar a presença das pessoas no evento musical. Seja transparente e não se esqueça de divulgar nas redes sociais certas!

O público é exigente, afinal, ele paga por algo que espera ser um investimento em diversão e cultura. Proporcione o que ele espera de um evento musical e receba em troca muito sucesso em sua carreira!


#DicaSympla: você produz shows, festas ou eventos musicais e tem interesse em aumentar suas vendas, revolucionar a gestão do seu evento e fazer parte da maior plataforma de eventos do Brasil? Então, conheça as soluções que a Sympla oferece para eventos musicais!