O que é um borderô para eventos?

O que é um borderô para eventos?

Palavra diferente, não é? Quem vivencia o meio bancário já deve ter ouvido falar nela, mas agora vamos levá-la para outro foco e explorar o que é o borderô contextualizado no mundo dos eventos!

O borderô, em sua definição mais plena possível, é um relatório detalhado sobre toda a movimentação financeira e como ela transcorreu em uma noite ou em um período do evento (quando este durar mais de um dia, por exemplo). Trata-se de um fechamento completo que permitirá que os organizadores, ou algum outro tipo de público interessado como patrocinadores e investidores, tenham uma visão estratégica e tirem boas conclusões através dos números apresentados.

Um balanço de qualidade não só mensura o rendimento, mas também já começa a preparar terreno para as edições seguintes. Por isso, o borderô toma um importante papel tanto como forma de documentação, quanto como base de análise e planejamento para a organização. Veja alguns conselhos e caminhos para que você faça um borderô e tire o máximo de proveito dele.

Clique na imagem abaixo para acessar a planilha que criamos especialmente para você :)

bordero-para-eventos

Construa um borderô com qualidade

Não se acanhe ao coletar dados para seu borderô. Por que catalogar apenas quantos ingressos foram vendidos no total? Você pode anotar especificamente quantos foram adquiridos pela internet, quantos tiverem saída em certo ponto de venda, quantos na portaria ou quantos foram pagos em dinheiro, quantos em cartão de crédito ou débito… Essa dica vale para toda movimentação financeira que envolve a produção, por exemplo, o investimento em marketing ou ganhos com consumo realizado pelo público no evento.

#DicaSympla vender os seus ingressos online te dá mais informações e possibilidades de mensurar quantos ingressos foram adquiridos pelo público. Você consegue saber desde coisas como os horários de maior venda, até formas de pagamento.

Faça algumas perguntas práticas para levantar dados: como foi feita a venda de ingressos? Em quanto tempo e em qual lugar cada lote foi vendido? Houve movimentação financeira dentro do evento? Quais foram os gastos totais com infraestrutura e realização? Outras questões como essas podem ser acrescentadas, como os prejuízos por causa de algum imprevisto. Tudo depende da sua necessidade e criatividade para criar um borderô aprofundado e claro.

Através disso, você desenvolve uma planilha que lhe dá controle e conhecimento total na hora de interpretar os números. Para potencializar a eficiência do seu borderô, você pode até mesmo realizar uma pesquisa no evento, conseguindo dados cada vez mais profundos e precisos.

Dê vida aos números

A magia do borderô acontece quando você passa a interpretar os dados reunidos, fazendo com que eles comuniquem a você quais são os pontos fortes da sua estratégia e em quais deles você deve fazer ajustes. Se for observado, por exemplo, que o público consumiu pouca cerveja porém muitos destilados, quer dizer que o ponto forte do seu evento foi a segunda opção e da próxima vez você pode investir mais nesse quesito e aumentar o aproveitamento, destacando-o mais na hora da divulgação. A princípio, estatísticas são apenas números em um papel. Mas depende de você fazer com que elas realmente iluminem o caminho e esclareçam os principais pontos de interesse no pós-produção.

Reveja seus passos de uma maneira prática

Um dos maiores benefícios do borderô é que ele te fornece números que representam informações concretas sobre o comportamento do público. Muitas vezes, na organização de eventos, ficamos sujeitos a fatores subjetivos, e apenas estimamos os acontecimentos de acordo com o planejamento. Estatísticas são práticas, e colocam no papel exatamente em quais aspectos seu evento rendeu o esperado ou deixou a desejar. Portanto, através do borderô você ganha uma base sólida para avaliar precisamente o resultado e encaminhar as suas próximas produções com mais segurança.

Para amanhã ou para o próximo ano

Um borderô bem feito não tem um “prazo de vencimento” definido. Se seu evento tem mais de um dia de duração, você pode tanto fazer um borderô por dia e aplicar os ajustes necessários já no dia seguinte ou fazer um borderô geral ao fim do evento com todos os dados reunidos, buscando um desempenho melhor para realizar a próxima edição. Esses borderôs, portanto, passam a reunir um importante material de análise de tendências do público e a apontar os melhores caminhos para a sua produção, tornando-se um importante documento para reunir toda a experiência que pode fazer diferença em eventos futuros.

O borderô é uma ótima ferramenta para o pós-evento, e pode ser utilizado das mais diferentes maneiras, facilitando análises e gerando conclusões. Você pode baixar um borderô gratuitamente agora mesmo e começar a fazer o seu!

#DicaSympla: Você já produz eventos com a Sympla? Conheça as vantagens de utilizar do borderô financeiro automático.

Como você realiza o levantamento dos resultados de suas produções? Alguma vez já utilizou o borderô? Comente abaixo e conte para nós um pouco da sua experiência!

banner-bottom

  • Luiz Henrique

    Também adorei.

  • Matheus Casadei

    Bem bacana a explicação, porém,não consigo fazer o download de nenhum dos arquivos sobre este assunto. Por gentileza, poderiam me ajudar ? Obrigado

  • Wagner Clerk

    Você precisa de um empréstimo? Você já foi à procura de onde conseguir um empréstimo? Você foi a tentar obter qualquer tipo de empréstimo? em seguida, aplicar agora em? (carlosellisonfinance@outlook.com) se quiser obter um empréstimo acessível. Empréstimo é oferecido aqui em um muito baixa taxa de juros de 2%. Contacte-nos agora se você estiver interessado…

  • World News

    Hello do you need loan at a low interest rate of 3%? Have you been denied bank loans because you do not have any collateral or have bad credit? Are you tired of bank stress? Then you are in the right place, contact us now via our email (waizlenders@aol.com)

TOPO
Gostou do blog?
Gostaria de receber as melhores práticas sobre produzir eventos em seu email? 

×