As melhores estratégias para a divulgação do seu evento esportivo pela internet

As melhores estratégias para a divulgação do seu evento esportivo pela internet

Vivemos um momento de crescimento cada vez maior de eventos esportivos. Os atletas acompanham o avanço da tecnologia e utilizam vários aplicativos para controlar seus treinamentos, sua alimentação, seus resultados e, principalmente, para integrar tudo isso com suas redes sociais.

Falando um pouco da evolução digital presente nos treinamentos e eventos, atualmente os tempos realizados pelos atletas são controlados por Garmins, Stravas, Run Keepers, dentre outros acessórios e aplicativos – todos com controles em tempo real e ampla divulgação dos resultados através das mídias sociais.

A questão é: se os atletas estão cada vez mais conectados às mídias sociais, por que algumas plataformas de inscrições continuam insistindo em email marketing como estratégia de vendas para seus clientes? O email marketing é uma excelente ferramenta, mas depende de diversas variáveis para ser relevante – tais como delimitação geográfica, categoria que as pessoas da lista já competiram e taxa de venda média por campanha.

Você já analisou a efetividade de uma lista de emails?

Perceba que a quantidade de emails é apenas um detalhe. O que realmente importa é quantos atletas se inscreveram na sua prova através da campanha.

O setor esportivo tem uma característica particular: os desportistas querem, cada vez mais, mostrar seus resultados aos amigos e adversários. Sendo assim, qual a melhor maneira de atingir estes atletas para que eles se inscrevam em seus eventos?

A divulgação através das mídias sociais demonstra grande eficiência junto ao público esportivo. Veja só este gráfico de uma pesquisa executada no ato das inscrições de uma prova realizada em julho de 2015:

Como você conheceu o Duathlon Beats & Sunset Run?

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O email marketing é uma ferramente eficaz, mas somente quando você constrói o seu próprio banco de dados.  É por isso que existem plataformas e vendedores de listas que afirmam conseguir resultados concretos e os mostram para você. Não é mentira, mas você deve ficar atento: a lista é dele e só gera bons resultados de vendas à eventos produzidos por ele. E mesmo assim, saiba que as redes sociais trazem resultados melhores do que o email marketing. Procure fazer o teste!

Ok, e como construir minha própria lista?

Mesmo obtendo resultados mais efetivos através das mídias sociais, é importante manter um bom banco de dados daqueles que naturalmente irão se interessar pelo modelo de evento que você produz. Para a construção de uma lista que dará resultados é necessário coletar os emails de pessoas que já participaram ou irão participar de suas provas e armazená-los com você. No longo prazo, você conseguirá expandir cada vez mais seus resultados com email marketing.

Associe uma boa campanha de marketing de baixo custo via mídias sociais à construção de um banco de dados de emails de desportistas que já participaram de seus eventos, sempre analisando qual das campanhas está gerando melhores resultados. E então, foque seus esforços e invista naquele que está dando mais certo.

Qualquer dúvida, sugestão ou caso queira continuar essa conversa, basta deixar um comentário abaixo ou enviar um email para mim: schubert.abreu@sympla.com.br .

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