IPA DAY, evento cervejeiro de alto padrão!

IPA DAY, evento cervejeiro de alto padrão!

A data “International IPA Day” foi criada nos Estados Unidos para incentivar as promoções em todo o país da India Pale Ales, um estilo de cerveja artesanal e amarga que faz grande sucesso dentre os amantes cervejeiros. Em 2012, Rafael Moschetta e João Becker, através da Academia de Ideias Cervejeiras, decidiram trazer a ideia do IPA Day para o Brasil, criando uma festa em Ribeirão Preto que celebra a India Pale Ales e reúne diversos produtores e apreciadores da cerveja. Em 1 ano, a festa brasileira já tinha se tornado o maior IPA Day do mundo!

A festa acontece anualmente no mês de agosto, é open bar, e traz a cultura cervejeira como principal protagonista. O público, em sua maioria homens e mulheres de 25 a 45 anos e de alto poder aquisitivo, pode contar com muito rock´n roll e ótimas opções gastronômicas. Além de desfrutar de atrações especiais que servem de suporte para a educação dos presentes sobre o estilo India Pale Ale e sobre o lúpulo, ingrediente da cerveja que confere aroma e amargor característicos das IPAs. A produção da festa diversas vezes leva cervejas raras e muitas vezes desenvolvidas com exclusividade para o evento, o que faz dele uma excelente oportunidade para descobrir novas cervejas e degustar alguns rótulos bastante desejados.

O evento ainda se destaca por ações diferenciadas! Veja os 6 exemplos principais que encontramos :)

  • Todos os participantes recebem um livreto na entrada do evento com a história do estilo India Pale Ale.
  • A organização estimula o consumo consciente da cerveja e o consumo de água, que é distribuída a todo momento no evento.
  • O público também recebe uma cédula para escolher a melhor cerveja da festa e o funcionário que mais se destacou!
  • Brindes? É claro que tem!
  • O convênio com hotéis da região faz a alegria do público que vai de outras cidades só para o evento!
  • E uma loja dentro do evento com produtos personalizados (camisetas, copos, etc) sobre lúpulo e cerveja.

 

ipadayimages

 

 

 

Desafio

Controlar em tempo real a quantidade de ingressos vendidos, oferecer parcelamento, ter agilidade na entrada do evento e se comunicar de forma rápida com os participantes.

Solução

icon-relatórios1

Controle em tempo real das vendas

Com os relatórios gerados na plataforma, a Academia de Ideais Cervejeiras consegue acompanhar a situação de cada comprador. Com as métricas em tempo real, ela passou a ver os números atualizados das vendas, essenciais para prever demanda e providenciar a quantidade correta de cerveja e alimentação.

icon-app-checkin

Entrada ágil no evento

A entrada do IPA Day foi agilizada através do credenciamento a partir da tecnologia de check-in via aplicativo Sympla para celular. Com ele, a validação do ingresso é feita digitalmente a partir da leitura do código QR do ingresso, mais seguro e muito mais rápido!

 icono_pagamento_parceladoParcelamento seguro

A plataforma permitiu que os compradores do IPA Day desfrutassem da facilidade do parcelamento em até 10x. Vantagem também para a organização, que garante mais adesão e, por sua vez, recebe o valor integral das vendas!

icono_comunicaçaoComunicação integrada com os participantes

A Sympla possui uma ferramenta especial para que o organizador se comunique de uma só vez com todos aqueles que compraram ingressos para o evento ou separadamente por tipo de ingresso. Ou seja, o processo de envio de comunicados passou a ser automático e o organizador não precisa mais enviar emails e selecionar mailings fora da plataforma.

 

Foto de capa: Facebook IPA Day/Divulgação

Como vendemos muitos ingressos em diferentes estados, a logística de entrega de ingressos e controle financeiro dos pontos de venda era muito complexa, além disso a falta de gerenciamento do público e impossibilidade de comunicação com os participantes eram um problema que não enfrentamos mais.

Rafael Moschetta
Rafael Moschetta
Academia de Ideias Cervejeiras - IPA Day




banner-bottom

TOPO
Gostou do blog?
Gostaria de receber as melhores práticas sobre produzir eventos em seu email? 

×