Qual o formato ideal de eventos corporativos para minha estratégia de marketing?

Qual o formato ideal de eventos corporativos para minha estratégia de marketing?

Quando você pensa em realizar eventos corporativos como parte da estratégia de marketing da sua empresa, é necessário definir qual será seu público alvo. A pergunta que você deve fazer é: qual é o público que melhor colabora para que eu atinja meu objetivo? Escolher e conhecer esse público facilita (e muito!) a determinação do formato do evento que você deseja produzir.

Neste post irei abordar diversos formatos de eventos para esclarecer as opções que você possui e facilitar ainda mais a sua escolha.

Encontros privados de relacionamento

É a prática mais comum no meio corporativo – eventos voltados para melhorar a taxa de retenção de clientes ou para o aumento do ticket médio. Praticamente todas as empresas com altíssimo faturamento possuem essa prática inserida no dia a dia das mesmas. Tratam-se de viagens ou eventos fechados para que ocorram conversas entre a empresa e seus principais clientes, sem ou com pouca exposição de conteúdo. Com frequência esse formato é aplicado paralelamente à eventos maiores.

Cursos e workshops

São eventos criados para estimular principalmente o aumento do ticket médio dos clientes e a redução do ciclo de compra. Oferecer cursos ou workshops gratuitos a um grupo seleto de pessoas pode ser uma importante ferramenta para transmitir conteúdo relevante e estabelecer contato próximo com os participantes. Esse formato de evento é ideal para quando você possui um produto de alto valor agregado ao cliente e de longa curva de aprendizagem.

Grande evento anual

essa é a modalidade de evento mais versátil de todas! Através deste formato é possível cumprir qualquer um dos objetivos. Entretanto, é o mais trabalhoso e que exige maiores investimentos iniciais. Realizando grandes eventos anuais, você tem uma boa possibilidade de, no futuro, transformar a produção de eventos em uma parte auto-sustentável de sua empresa através da venda de inscrições e patrocínios.

Evento com streaming

Através de eventos com streaming você consegue aumentar bastante o alcance da sua realização sem grandes investimentos em infraestrutura. Eles propiciam aquisição de leads, reduzem o ciclo de vendas e também aumentam a retenção, mas em taxas inferiores se comparados à quem se encontra presencialmente no evento. Esse formato é ideal para grandes eventos que esgotam seus ingressos. Transmitir um evento online pode escalar os resultados com baixo custo e o conteúdo exposto poderá se fragmentar em vários vídeos para você utilizar como preferir no pós evento.

Encontros frequentes

Existem negócios que dependem ou se beneficiam muito com a criação de comunidades em que o contato constante entre os participantes e a empresa acaba por favorecer a todos. Também conhecidos como meetups, geralmente são eventos menores e que atendem públicos mais específicos. Por depender de pequena infraestrutura, trata-se de um evento mais simples de se produzir e que, por servir como um termômetro constante de seu público alvo, pode trazer grandes resultados de retenção e de insights. Esse formato possui grande limitação pois dificilmente possuirá atrativos suficientes para pessoas de outras cidades se deslocarem para participar – tendência de limitar sua estratégia geograficamente.

 

Os modelos que acabei de citar não são, de maneira alguma, todos os formatos possíveis para um evento: é possível misturar as sugestões dadas como quiser, levando em consideração o que melhor se adapta com a realidade do seu negócio e do seu público alvo. Existem também aqueles que não foram mencionados por serem bem menos frequentes no âmbito corporativo., como as feiras – adequadas para modelos de negócio em formato “marketplace” que conectam duas partes através de diferentes níveis (para consumidores e vendedores, por exemplo) – e congressos – eventos com viés mais científico, que possuem um objetivo maior de encontrar uma resposta para um problema complexo ao final do evento.

Se você quer saber mais sobre como utilizar eventos corporativos como parte da estratégia de marketing da sua empresa, faça download do e-book gratuito “O Guia definitivo da produção de eventos como ferramenta de Marketing” nesse link: http://materiais.resultadosdigitais.com.br/guia-producao-eventos-marketing . 

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