Não dá para negar: os eventos cervejeiros estão tomando conta do coração dos brasileiros. Unindo experiências gastronômicas com novos sabores de cervejas artesanais, eventos deste segmento são uma ótima oportunidade para diversificar o paladar e aproveitar uma das bebidas mais queridas do país. E março é o mês em que se comemora o St. Patrick’s Day (ou dia de São Patrício), uma festa celebrada por todo o mundo com bastante cerveja!

A festa de St. Patrick’s teve sua origem na Irlanda e se espalhou por suas características bastante particulares. E para você aproveitar o máximo dessa festividade, vamos te dar as melhores dicas para a produção de um St. Patrick’s incrível \o/

#DicaSympla: se você quer produzir um evento cervejeiro, faça o download gratuito do nosso e-book clicando aqui :)

1. Saiba como surgiu o Dia de São Patrício

Se estamos comemorando algo, é muito importante saber o quê! Muitos dos seus participantes podem te perguntar a origem da festa – e nada melhor do que envolver pessoas com histórias. Dessa forma, elas se sentem mais propícias a participar da festa.

O Saint Patrick’s Day  é uma festividade cultural e religiosa que acontece no dia 17 de março, data marcada pela morte de São Patrício, o santo mais reconhecido da Irlanda. Festivais como os que acontecem hoje em dia começaram a ser realizados em 1997 – e, atualmente, pode-se dizer que é o dia santo mais comemorado do mundo!

São Patrício tinha o costume de utilizar um trevo de três folhas para explicar a Santíssima Trindade aos celtas, o que explica a cor verde fortemente atrelada à celebração.  Mas e a cerveja?

Nos anos 90, o governo irlândes resolveu investir no feriado de St. Patrick’s para aumentar o turismo no país e permitiu a abertura dos bares e pubs no feriado, levando à associação do dia de St. Patrick’s com o consumo de cerveja :)

2. Abuse do verde

Grande parte de uma festa temática envolve os itens característicos para a ambientação e decoração. No contexto do St. Patrick’s, não tenha medo de deixar tudo o mais verde possível \o/

  • Use ornamentos verdes por todo lado. Flags, enfeites, balões, sinalizadores… quanto mais verde (e um pouco de laranja!), mais sua festa ficará a cara da Irlanda.
  • Agradar os participantes que forem vestidos de verde com brindes gratuitos, tais como drinks especiais ou copos.
  • Se possível, sirva chopp verde. Ele vem com uma sutil dose de menta, tornando o sabor único e tornando-o alvo de muitas fotos no Instagram. O público adora!
  • Utilize iluminação verde ou branca. Claro que há espaço pra outras cores, mas um destaque extra no verde ajuda a tornar o ambiente mais característico.
  • Vista sua equipe de verde. Nem que seja pelo menos uma camiseta temática. Se quiser esbanjar, vale fantasiá-los. O público ama tirar fotos com personagens fantasiados e, portanto, ajuda a potencializar seu evento nas redes sociais.

 – Bônus (que não inclui nada verde!)

Deixe algumas moedas de chocolate espalhadas nas mesas. A relação entre duendes, arco-íris e pote de ouro costuma dar um efeito interessante. O pessoal curte muito!

3. Lucre com patrocínio

Fabricantes de cerveja se atentam muito a esta época pois nela o público está mais suscetível a experimentar novos sabores e, inclusive, pagar mais por cervejas mais caras.

Se você não possui muita experiência com patrocínios, faça o download gratuito do nosso e-book. Ele é muito útil para quem está começando com esta prática e pretende entendê-la melhor :)
Clique aqui pra fazer o download.

Grandes festivais acabam tendo mais facilidade em captar recursos. Independentemente de patrocínio, lembre-se de sempre tentar fechar pelo menos uma parceria com seu fornecedor de cervejas.

4. Saia na frente

Começar a vender seus ingressos antecipadamente pode garantir grandes vantagens! Além de haver mais chances de consolidar a sua festa como uma das principais da data, você:

  • Arrecada a verba do evento antes dele ocorrer, evitando riscos.
  • Permite venda em lotes, o que acaba incentivando o comprador a se planejar antes e mostra quão disputada a festa se encontra.
  • Possui um termômetro de demanda. Avaliando em tempo real como estão suas vendas, permite ao produtor de eventos investir ou mudar sua estratégia de divulgação caso necessite vender mais.
  • Reduz suas filas. Como não há caixa e circulação de dinheiro, você não somente torna seu evento mais econômico, como também reduz (e muito!) as filas.
  • Possui garantia de público. Algo que costuma dar muita tranquilidade a qualquer produtor!

#DicaSympla: publique seu evento de St. Patrick’s Day gratuitamente na maior plataforma de eventos do Brasil e comece a vender seus ingressos! Veja todas as soluções para eventos cervejeiros que a Sympla oferece clicando aqui :)

Então, está pronto para realizar uma festa de St. Patrick’s incrível?