CONEXÃO, 15 anos trazendo novas tendências culturais!

CONEXÃO, 15 anos trazendo novas tendências culturais!

Foto de: João Viegas, Mateus Santos e Carol Thusek © Todos os Direitos Reservados a Got U / Cria! Cultura

Fizemos uma entrevista com Maurílio “Kuru” Lima, fundador e produtor do Conexão, onde nos conta a história e diferenciais do evento Conexão, um marco na história dos eventos para artistas independentes no brasil.

Confira a entrevista completa:

Como e quando o Conexão surgiu?

O Conexão surgiu em 2001 como uma forma de projetar a carreira de artistas independentes trabalhando em rede, somando esforços financeiros e seus públicos em eventos de grande porte, principalmente ao ar livre. Ele foi idealizado coletivamente por um grupo de pessoas da cadeia produtiva da música local, e foi capitaneado pela Cria! Cultura, produtora de Belo Horizonte, ganhando em poucos anos boa parte do país, chegando a ser realizado em 9 estados brasileiros. O Conexão completará 15 anos em 2015.

Qual a proposta por trás do evento?

A proposta é formar público para novas tendências da música, valorizar grandes nomes esquecidos pela mídia, aproximar gerações de artistas, gerando inovações criativas, sustentabilidade das carreiras e propiciar ao público uma experiência singular.

Qual o seu público?

É um público tão diverso quanto a sua programação musical, indo de apreciadores de rap ao metal pesado, passando pelos amantes do jazz e da nova mpb. Devido ao seu baixo custo de acesso aos espetáculos, é um público muito misturado, composto por todas as classes sociais e níves de escolaridade, sobretudo um público ávido por novidade, majoritariamente de 18 a 35 anos.

Quais diferenciais que você acredita serem os responsáveis pelo sucesso do Conexão?

Capacidade de apresentar shows únicos, lançamentos ou encontros inéditos, surpreendendo o público e antecipando tendências; Seleção de artistas por editais ou chamamento público geram mobilização nas redes; Escolha de locais aprazíveis como locação para os espetáculos; Distribuição da programação de forma descentralizada, ocupando partes distintas da cidade; Votação online para escolha de parte do line up; Venda online com diferencial para compra de pacotes (passaporte).

Teria alguma curiosidade para contar?

Muitas! Desde a adesão de artistas de grande porte que já tocaram no projeto só pela proposta artística e pela parceria com jovens artistas, como Samuel e Milton Nascimento e a incrível Julieta Venegas (Mex). Tem ainda a história da criação do cambista virtual…quando eramos patrocinados por uma operadora de telefonia, distribuíamos ingressos virtuais para toda a base da operadora, via sms, limitados aos 2.000 primeiros que chegassem ao local do evento. Isso garantia, sobretudo, público para os artistas mais desconhecidos. Assim, logo cedo, cambistas munidos de seus celulares chegavam aos portões do evento e diziam a quem chegava: “Tem ingresso? Não? Te passo um sms por 5 reais”. Acho que ninguém fez algo assim no showbizz brasileiro.

 

img-subtitles

A Sympla foi um marco no Conexão. No começo de 2012 abraçamos a plataforma de ingressos online, bem no início de suas operações e ela também nos abraçou. Compreendeu nossa demanda e criou um plano de trabalho específico para nos atender, com toda a gama de variáveis que possuíamos. Passamos a entender melhor o comportamento do nosso público e a administrar melhor o impacto de nossas ações de comunicação, além, é claro, de criar uma grande base de dados sobre o nosso público, coisa que não sabíamos se não aplicássemos uma pesquisa de campo. A Sympla fez o Conexão evoluir para melhor e o Conexão levou a Sympla para muitos lugares do país. Foi uma simbiose que deu certo e funciona cada vez melhor a cada ano.

 

icono-sympla-proComo a utilização do Sympla PRO ajudou o Conexão?
Pelo tamanho de um evento como o Conexão, possuímos necessidades que vão além da venda online. A Sympla encontrou um modelo interessante com contratação de serviços complementares sob demanda. A venda integrada entre todos os canais de venda, seja online, PDVs e bilheteria e poder contar com uma equipe treinada para controle de entrada são serviços que entregam tranquilidade, confiança e otimizam a realização do evento.

 


banner-bottom

TOPO
Gostou do blog?
Gostaria de receber as melhores práticas sobre produzir eventos em seu email? 

×