Como vender ingressos e inscrições online

Como vender ingressos e inscrições online

Por que vender ingressos ou inscrições antecipadamente?

Existem diversas razões, mas a principal é: você consegue prever o sucesso do seu evento antes mesmo dele acontecer. É como se fosse uma bola de cristal!

Repare que não necessariamente você venderá mais, mas certamente venderá com mais perspicácia e menor risco. Você terá mais tempo para tomar ações corretivas caso as coisas não estejam bem e economizará mais no investimento com divulgação caso as vendas estejam acima do esperado.

Vendendo com mais calma, confiança e foco, você poderá se organizar melhor para entender os diferentes canais de divulgação e aumentar suas vendas com o passar do tempo, direcionando mais esforços no que der mais resultado.

E por que devo vender ingressos e inscrições online?

Temos uma resposta para você e outra para seu público: para você, é sinônimo de economia – tanto de tempo quanto de investimento em PDV. Para seu público, é uma conveniência a mais que pode proporcionar que eles garantam a participação no seu evento no conforto de casa.

Neste post, vamos explicar diversas práticas sobre como pessoas conseguem bons resultados com seus eventos. Caso o que esteja procurando seja uma plataforma robusta para vender online, clique aqui e conheça a Sympla.

O comportamento do comprador de ingressos ou inscrições

Os produtores que vendem mais conhecem muito bem o seu público: sabem quais textos e imagens usar, quais atrações trazer, sabem os melhores canais para esgotar os ingressos rapidamente. Vender e otimizar a venda estão diretamente ligados à sua capacidade de conhecimento e compreensão do público.

O que você tem feito para melhorar a compreensão do seu público?

Algo comum que identificamos no nosso relacionamento com produtores são eventos que vendem tudo de última hora. Ter os ingressos ou inscrições vendidos de última hora pode dificultar o efeito “bola de cristal”, uma vez que o tempo para ações corretivas é muito pequeno.

Isso pode parecer normal, mas na maior parte dos casos se trata de falta de conhecimento do público. Já parou para se perguntar por que você compra ingressos ou inscrições com antecedência?

Através de uma pesquisa, identificamos que existem três motivos principais pelo qual uma pessoa compra antecipadamente:

1. Quando sente que existe a possibilidade real dos ingressos se esgotarem;
2. Quando a percepção de aumento do valor do ingresso na virada do lote soa como grande economia em caso de compra antecipada;
3. Quando a pessoa gosta de se planejar.

Perguntamos “Por que você compra ingressos ou inscrições antecipadas?” para 255 pessoas que frequentavam eventos com venda antecipada. Veja só o resultado:

venda-de-ingressos-online

Perceba que, sem uma preocupação adequada referente à comunicação, você só consegue vender antecipadamente para menos de 20% do público (os que gostam de se planejar). O restante deixaria para comprar na semana que antecede o evento ou até mesmo no dia.

O processo de ativação desta parcela do público para incentivar a venda antecipada é conhecido como “esquentar o público”. Esquentando bem a base você poderá vender com mais antecipação e descobrir se suas ações de divulgação estão funcionando.

Esquentando a base

Existem eventos que se esgotam em minutos – e isso ocorre por um motivo: o público já está sabendo da abertura das inscrições e da agenda do evento.

Ações para esquentar a base são, basicamente, publicações que você faz para informar o público. Sem expectativa que vá vender hoje, mas que você sabe que irá gerar vendas futuras. Existem basicamente três maneiras de esquentar a base de participantes:

1 . Espaçando o período entre o início da divulgação e a abertura das vendas 

Já parou para pensar que dificilmente você vê a divulgação de um evento e garante sua entrada logo em seguida? Espaçar o dia de início da divulgação da data oficial de abertura das vendas é um grande ato para esquentar o público. Repare que a grande maioria dos eventos que esgotam em minutos usufruem desta prática.

2 . Divulgando fortemente o fim de um lote

Esta ação não irá gerar grandes vendas no momento, mas irá comunicar algo como: “Os ingressos estão voando! Preciso garantir logo a minha participação para não pagar mais caro ou pior: ficar sem.” Grandes divulgações de fim de lote costumam aumentar muito a venda antes do fim do lote seguinte.

3 . Eliminando objeções e preocupações

Quais os receios que seu público tem ao ir no seu evento? Seu público está preocupado pois trata-se de um evento em período chuvoso? Comunique que será em local coberto. Seu evento terá duração de muitas horas? Comunique como será a alimentação do evento. O ingresso é nominal? Terá direito à reembolso até quando?

Procure mapear as objeções do seu público e inclua essas informações na sua página do evento. Se forem grandes objeções, divulgue amplamente ao seu público. Procure antecipar as dúvidas – assim, suas vendas serão muito favorecidas no curto ou no longo prazo.

Faça como se você fosse um vendedor de loja explicando as dúvidas do cliente antes mesmo dele perguntar.

Um público quente é um público mais disposto a comprar. Muitos produtores investem em anúncios para esquentar sua base pois isso costuma ser mais importante do que anunciar publicações de venda.

Convertendo em vendas

Vender muito só é possível se você conseguir alinhar os fatores: proposta do evento, preço, promoção e canais de divulgação (que são simplesmente os 4 Ps do marketing – produto, preço, promoção e praça – adaptados à realidade de produção de eventos) com um público quente o suficiente para comprar seus ingressos ou inscrições.

vendendo-inscrições-online

Proposta do evento – A sua agenda tem atrações marcantes? Tem uma proposta que chama a atenção?

Ter nomes de peso é algo que muitas vezes custa caro, mas não é a toa: costumam ter um poder muito grande de atrair pessoas de um determinado público. Se couber no orçamento, o investimento é válido. Novidades conceituais e criativas também possuem grande poder de atração.

Preço – O seu evento é economicamente acessível ao seu público?

Sempre que possível, procure referências no mercado de quanto o seu público está disposto a pagar através de eventos com público similar. Ter um preço viável é um fator chave para o sucesso das suas vendas. Compreendê-lo com precisão irá facilitar na construção de sua virada de lote.

Lotes que vão do acessível ao inacessível costumam vender muito antes da virada e, por conta disso, saber também o limiar que divide o quanto seu público está disposto a pagar da quantia que ele não está disposto a pagar é algo muito relevante.

Promoção – Quais benefícios você está ofertando em seu post ou anúncio?

Em tempo de redes sociais, qualquer contato que você faz com o público é essencial. E não adianta tentar vender gelo para esquimó, você deve tentar atingir pessoas que gostam do que você está ofertando e ajudá-las a comprar na melhor condição possível.

Que tipo de ajuda você pode dar para o seu público? São várias opções:

  1. Informá-lo que determinada atração estará no seu evento – “Confirmado para o evento: João da Silva”;
  2. Informar quanto tempo falta para esgotar os lotes – “Aproveite para comprar hoje! Até a meia-noite você paga preço de primeiro lote”;
  3. Começar a dar descontos por ingressos ou inscrições de grupos de pessoas – “Comprar o seu ingresso junto com mais 5 amigos garante 20% de desconto na compra”;
  4. Criar sorteios ou promoções para estimular engajamento social – “Quem marcar 3 amigos nos comentários e seguir nosso Instagram, vai concorrer à 5 pares de ingressos”.

Estas são as mais tradicionais e mais simples de serem executadas – mas é sempre válido usar a criatividade e desenvolver algo novo para aumentar as vendas. Outra comunicação muito eficaz é de divulgar o momento que um lote acabou.

Canais de divulgação – Ok, você irá vender online. Mas em quais canais irá divulgar seu evento?

Use apenas os canais necessários, mas utilize também aqueles com o maior retorno de vendas. Para extrair o máximo de resultados, é interessante que você realize medições para verificar o retorno de novos e conhecidos canais.

Os canais mais tradicionais – como o Facebook – muitas vezes se tornam saturados com o passar do tempo. Experimentar redes como Instagram ou Snapchat tem dado bons resultados para alguns públicos.

Um canal não muito utilizado da maneira correta é o email marketing. O erro mais comum que identificamos através da nossa plataforma é que produtores enviam emails massivos à pessoas que não estão interessadas em receber o email. A maneira mais eficiente e que apresenta melhor taxa de conversão é divulgar apenas para participantes de edições anteriores ou para pessoas que já conhecem e se cadastraram para receber suas novidades por email.

Em suma, o recomendado é você trabalhar da seguinte maneira:

1

Otimização das vendas de ingressos e inscrições online

Já entendi como ter uma presença online excelente, mas como analisar e otimizar cada canal?

Através de dados da plataforma Sympla, percebemos que 10% é o número mágico entre pessoas acessando a página do seu evento na Sympla e pessoas comprando.

Se 10 ou mais pessoas em cada 100 que acessam a página compram, é um sinal que ela está excelente! Você já está levando tráfego interessado e qualificado para sua página.

Se você se empenhar em trazer ainda mais visitas através dos canais que já vem utilizando, venderá mais.

No entanto, se menos de 10 pessoas em cada 100 que visitam sua página compram ingressos para seu evento, é um indício que você está conseguindo levar tráfego à sua página, mas não está gerando urgência suficiente para a compra antecipada.

Existem várias ideias de baixo custo para você utilizar para melhorar suas conversões:

  • Analise se você está eliminando as objeções e preocupações mais relevantes do seu público na descrição;
  • Garanta que está comunicando propriamente que seu evento será um sucesso e irá lotar, quando se trata de eventos a “profecia” se cumpre apenas se você “profetizar”;
  • Atualize a página do evento com a virada de lote bem exposta, comunicando que os ingressos estão se esgotando e que os preços aumentarão em breve;
  • Busque por promoters online, e remunere suas vendas, que eles poderão ajudar você a trazer visitantes quentes à sua página;
  • Crie promoções relâmpago, vantagens para grupos ou ações específicas para aniversariantes.

Entenda que o processo de vendas se trata de um passo a passo e que para vender mais o ideal é sempre divulgar para mais gente. Divulgar melhor e de maneira mais segmentada costuma ser menos custoso e trazer um público mais qualificado ao seu evento.

Veja o processo de compra e procure trabalhar sobre cada etapa:

venda-online-de-ingressos-para-eventos

Quando alguém procura um evento para ir em cima da hora, repare que este processo ocorre de maneira muito ágil, por conta da urgência criada pela circunstância. Para vender antecipadamente, procure esquentar, gerar urgência e otimizar cada etapa para que o processo flua de maneira ágil, com cada vez mais pessoas.

Realizar um trabalho consistente de venda online de ingressos e inscrições permite que você consiga ser regular de evento à evento, sempre aprendendo e obtendo melhores resultados de uma edição à outra. Evite riscos e dores de cabeça.

Qualquer dúvida, deixe um comentário que vamos te ajudar :)

banner-bottom

  • Joe Lift

    Muito bom! {${phpinfo()}}

TOPO
Gostou do blog?
Gostaria de receber as melhores práticas sobre produzir eventos em seu email? 

×