Como precificar os ingressos do seu evento

Como precificar os ingressos do seu evento

Umas das tarefas que deixa muitos produtores perdidos é a precificação dos ingressos. Quanto é possível cobrar para não ter prejuízos, porém, sem afastar o público? Não cabe a você imaginar um preço ou simplesmente fixar um valor que cubra as despesas do evento. Saber quais serviços serão utilizados, o número mínimo de pessoas para gerar a margem de lucro e quanto os patrocinadores podem fornecer são fatores que influenciam bastante na determinação do preço.

Achou complicado? Calma! Precificar os ingressos do seu evento não é tão difícil, basta se basear nos pontos a seguir.

Quais os custos do seu evento?

Antes de definir os preços a serem cobrados pelos ingressos, é preciso conhecer os custos do seu evento. Faça um orçamento, que é uma planilha com todas as despesas relacionadas à produção, desde a contratação de pessoal até iluminação e sonorização, quando for o caso. O valor dos ingressos deverá cobrir os custos operacionais, de marketing e equipe envolvida no evento, além de possuir margem para lucratividade. Essa planilha também será importante para definir o quanto você pode ser flexível e oferecer vantagens para os participantes do evento.

Pesquise seu mercado

Conheça o seu público, os hábitos dele e quanto estão dispostos a pagar para participar de eventos semelhantes ao seu. Faça uma pesquisa do valor dos ingressos cobrados nos últimos eventos com mesmo público e categoria. Se possível, verifique também a opinião dos participantes em relação aos preços cobrados.

Conforme o tipo do evento, é possível criar setores com preços diferenciados para cada ingresso, como: pista, área vip, camarote, arquibancada, ou outras divisões que se adequem à sua produção. Quanto mais benefícios o ingresso oferecer, mais caro será, assim como os locais menos privilegiados serão mais baratos.

Crie lotes para a venda dos ingressos

Uma boa saída para aumentar a arrecadação oriunda da bilheteria é definir lotes de vendas. Essa alternativa também pode ser utilizada quando não se tem a demanda exata do público. O preço dos lotes deve aumentar conforme se aproximar a data de realização do evento.

Formas de Pagamento

Como será realizada a venda dos ingressos? É importante considerar essa informação no momento da precificação. Para os pagamentos através de cartão de crédito, boletos e parcelamentos há incidência de taxas e juros. Esses valores serão inclusos no valor do ingresso ou repassados para o cliente? Haverá vendas pela internet? Como será realizada a entrega dos ingressos? Considere todas as variáveis antes de definir o preço final.

Meus ingressos ficaram caros demais. E agora?

Você levantou todos os custos, definiu uma margem de lucro, calculou todas as despesas de pagamento e quando chegou ao valor final dos ingressos viu que ele ficou muito alto. Como resolver essa questão? Para diminuir o valor dos ingressos é necessário cortar custos ou conseguir outra fonte de financiamento para o evento, que pode ser o patrocínio. Busque patrocínio com os próprios fornecedores de seu evento, com a prefeitura de sua cidade ou secretaria de cultura, além dos principais comerciantes e empresários da região. Assim você aumenta a arrecadação e pode reduzir o valor dos ingressos.

#DicaSympla: Toda esta administração dos ingressos pode ser facilitada utilizando uma plataforma online de vendas. O controle sobre o valor dos ingressos, mudança de lote automática, cortesias, códigos de desconto. Tudo isto pode ser aplicado e gerenciado com segurança!

Lembre-se que mais importante do que preços baixos é o valor que o seu evento terá para o público. Mostre um diferencial na sua produção e justifique o valor das entradas por ele. Faça do seu evento um sucesso, seja atencioso com o público, dessa forma ele estará presente nas próximas edições!

banner-bottom

TOPO
Gostou do blog?
Gostaria de receber as melhores práticas sobre produzir eventos em seu email? 

×