Como fazer um curso online?

Como fazer um curso online?

Cursos online têm ganhado cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas, tanto de instrutores como de alunos. Essa modalidade de ensino garante maior flexibilidade de tempo, comodidade e também menores custos, já que não depende de uma grande infraestrutura física para acontecer.

Por esse motivo, mesmo que você produza cursos e workshops presenciais, congressos e outros eventos educativos, é muito interessante investir também na esfera online. Tal estratégia é muito útil para alcançar o público que não tem tempo ou disponibilidade para se locomover e assistir a aulas presencialmente.

No entanto, fazer um curso a distância é um pouco diferente de organizar um curso ou workshop presencial, pois o instrutor, expositor ou palestrante não está perto do aluno para detectar suas dúvidas, esclarecer se algo ficou confuso e gerar discussões sobre o tema ensinado.

Pronto para produzir um curso online garantir muitos participantes para este evento? Conheça a seguir os principais aspectos que você deve se atentar para fazer um:

Escolha uma plataforma adequada

Existem diversas plataformas para cursos online disponíveis na web, tanto gratuitas como pagas. Opte por um ambiente web que já seja conhecido no mercado, pois estando o público familiarizado com a ferramenta, sua inscrição ocorrerá mais prontamente.

Estes ambientes em geral são muito fáceis de usar, não sendo necessários conhecimentos de programação para colocar seu curso em funcionamento. No entanto, confirme que a plataforma possua manuais e orientações para a elaboração de cursos e posterior disponibilização destes.

Observe também, quando estiver comparando diferentes plataformas, quais os recursos que elas oferecem. Mesmo que você não utilize todas as funcionalidades no início, com o tempo você pode aprender mais para implementar seu curso e, se a plataforma já oferece outras ferramentas, isso será mais fácil. Nesse sentido, opte por uma que permita a disponibilização de textos, vídeos, animações, atividades interativas, fóruns e contato entre colegas e com instrutores.

Planeje o curso

Como seu público no ambiente web é diferente do público presencial, seu curso também precisa ser planejado de forma distinta. Em primeiro lugar, pense que as pessoas aprendem de maneiras diferentes, então seu curso precisa variar na forma de aprendizado. Por exemplo, para um mesmo módulo, o aluno pode ter a opção de assistir a videoaulas ou de ler textos.

Em aulas online, o aluno não tem uma turma que interage com o instrutor, fazendo perguntas e comentários eventualmente, ou seja, o aluno recebe conteúdo sem pausas e isso pode se tornar cansativo. Algumas pesquisas apontam que a atenção das pessoas diminui após 10 minutos de estudo, então tente construir um plano de ensino que capte a atenção do estudante a cada 10 minutos, com apresentações mais descontraídas, por exemplo, ou exercícios práticos. Se utilizar vídeos, faça-os de no máximo 8 minutos para que não pareçam tão longos, estimulando o aluno a assistir.

Planeje bem o material a ser utilizado

Muita gente acredita que cursos online não possuem apostilas nem materiais específicos. Isto é um grande erro. Nos cursos onlines os materiais são disponibilizados de maneira também online, em formato de e-books. Em termos de organização visual do curso também é importante ter alguns cuidados. Pense que a compreensão do aluno depende de como você apresentar seu conteúdo. Então, defina claramente as divisões dos módulos, agrupando informações de mesma categoria. Procure utilizar no máximo duas fontes diferentes de letra durante todo o curso, nos textos e apresentações, evitando igualmente o excesso de cores e imagens. Um ambiente com visual poluído se tornará muito cansativo para o aluno, que poderá desistir do aprendizado.

Divulgue o curso e gerencie-o

Depois de seu curso estar planejado e disponível em um ambiente web adequado, você só precisa divulgá-lo e gerenciar as inscrições online.

A forma mais simples e rápida de você fazer isso é utilizando uma plataforma online de eventos, como a Sympla. Você se cadastra com facilidade e coloca as informações do seu curso, como data de início, término, nomes dos instrutores, programa de ensino e valor da inscrição. Você ainda pode adicionar uma imagem ou logotipo à página do seu curso e indicar o site oficial. Após essa etapa, com um simples clique, você divulga o curso nas redes sociais de sua preferência.

Depois, é só acompanhar as inscrições que são feitas. Pelo site da Sympla você pode ver quantas pessoas já estão registradas e os dados de cada uma. Desse modo, você sabe a repercussão de seu curso frente ao público e consegue gerenciar melhor seu andamento.

Pronto para começar o planejamento do curso online? Comente!

banner-bottom

TOPO
Gostou do blog?
Gostaria de receber as melhores práticas sobre produzir eventos em seu email? 

×