Um evento esportivo, tal como uma corrida, torneio ou competição, possui várias peculiaridades, detalhes que precisam ser analisados com atenção para conferir uma boa experiência aos espectadores e aos atletas. Cada modalidade de esporte demanda determinados serviços, equipamentos e acessórios.

Para consegui-los, os organizadores que atuam há mais tempo no mercado, já possuem suas listas de fornecedores. Mas para quem está começando agora ou está lidando com os esportes pela primeira vez, encontrar boas empresas com os serviços que você precisa pode ser trabalhoso.

Quer saber como encontrar bons fornecedores para seu evento esportivo? Preparamos algumas dicas para te ajudar a montar um time de fornecedores nota dez. Confira agora:

Pesquise muito

O primeiro passo para encontrar seu time de fornecedores é pesquisar. Cada esporte possui necessidades específicas; portanto, relacione tudo o que será preciso para a modalidade do seu evento: cronometragem de tempo, uniformes, água, brindes, juízes, bandeiras, marcação de pista, faixa de chegada, redes, piso especial, gramado, ambulâncias, equipamentos, chips, medalhas, troféus e o que for necessário.

Se você não possui experiência nesse tipo de evento, procure auxilio de outros organizadores ou até mesmo de atletas da modalidade para que você não se esqueça de nada. Com essa relação em mãos comece a sua busca, nessa hora vale indicação, internet e pesquisar sobre eventos semelhantes já realizados. Tente encontrar ao menos três empresas diferentes para cada serviço, assim você contará com opções para negociar. Faça um check-list inicial com as empresas escolhidas e entre em contato.

Solicite referências

Com três fornecedores para cada serviço, comece a solicitar referências. Peça o contato de pessoas ou empresas para qual o fornecedor já tenha prestado o serviço que você deseja e faça questionamentos quanto à qualidade, prazo, preço e atendimento.

Peça amostras

Nunca feche uma negociação sem conhecer de fato a qualidade do serviço ou produto do fornecedor. No caso de produtos, como uniformes, brindes e outros, solicite amostras do que foi produzido para eventos anteriores e seja criterioso na análise dos materiais. Para o caso de serviços, solicite o envio de fotos e vídeos que mostrem o trabalho sendo realizado.

Fique de olho nos preços dos serviços

Como já sabemos, os orçamentos para organização de eventos são restritos, portanto, é necessário saber gastar o dinheiro corretamente. Vale lembrar que preço do fornecedor não é tudo, então, nunca abra mão da qualidade por um valor baixo. Um serviço ou produto mal feito trará prejuízos para você e seu evento. Tente negociar sempre e desconfie de preços muito inferiores aos praticados pelos outros fornecedores.

Alguns serviços necessários para os eventos esportivos merecem atenção especial. Veja:

  • Equipamentos de som: a sonorização precisa chegar a todos os locais onde haverá público e atletas. Em caso de eventos maiores é necessário contratar também um gerador de energia.
  • Uniformes: em campeonatos amadores e em algumas corridas os uniformes são fornecidos pela organização. Verifique se o tecido sugerido pelo fornecedor é adequado à prática esportiva, verifique a qualidade do material e das costuras, para evitar que ele rasgue durante as competições.
  • Bebidas: é de praxe fornecer bebidas para os atletas durante as competições, água ou isotônicos. Uma boa solução é procurar uma empresa de bebidas para patrocinar o seu evento através do fornecimento das mesmas.
  • Cronometragem e juízes: esses serviços refletem diretamente no resultado da competição. Busque empresas e pessoas com referências e principalmente experiência na modalidade de esporte do seu evento.

Somente com bons fornecedores você será capaz de promover o melhor evento esportivo!


#DicaSympla: você organiza corridas, torneios, competições ou outros eventos esportivos e tem interesse em aumentar suas vendas, revolucionar a gestão do seu evento e fazer parte da maior plataforma de eventos do Brasil? Então, conheça as soluções que a Sympla oferece para eventos esportivos!