Como atingir o público correto para o meu seminário

Como atingir o público correto para o meu seminário

Na hora de organizar qualquer evento, um dos elementos mais importantes é o público-alvo. Certo é que se não houver um determinado número de participantes, a sua ideia pode ir por água abaixo. E isso não é diferente com os seminários. Além de pensar em palestrantes, locais e temas, é preciso também elaborar formas de atrair pessoas específicas para a sua programação, aqueles que podem realmente se interessar pelo seu evento.

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É preciso lembrar que não são somente as ações de divulgação que irão fazer com que o seu evento seja um sucesso e atinja o maior número de pessoas. É necessário traçar estratégias para que você possa atrair seu público-alvo. Sua divulgação terá um custo, portanto tudo deve ser planejado!

Quer saber quais são as estratégias para atingir o público para o seminário? Confira agora dicas para que você possa atrair mais participantes para o seu evento!

Defina o seu público!

Antes de começar qualquer ação de promoção de seu seminário, é importante que você saiba qual público quer atingir. Esta é uma regra básica e é valida para qualquer tipo de evento e para qualquer estratégia de marketing. Para ter sucesso em sua divulgação e conseguir o máximo de inscrições, você deve pensar exatamente o perfil do participante que se quer atingir.

Uma boa dica é verificar os temas e os assuntos que serão abordados durante a programação e, a partir daí, definir os tipos de profissionais e pesquisadores que estarão interessados em participar destes eventos. Se, por exemplo, o seu seminário é sobre agroecologia e assuntos ligados a ela, você pode definir, como público-alvo, biólogos, agrônomos, cientistas, engenheiros, estudantes destas áreas e até mesmo agricultores.

Além disso, você pode conversar com os palestrantes e expositores de seu seminário e conferir, com eles, qual perfil de público mais comparece aos seus eventos e está interessado nos assuntos de que eles tratam. Assim, você conseguirá elaborar melhor o seu material de divulgação e, ainda, garantir a satisfação dos participantes de seu evento.

Elabore a divulgação

Depois de ter definido e de ter traçado o perfil do seu público-alvo é hora de elaborar as peças da sua divulgação. Cartazes, flyers, folhetos e similares: é importante que você consiga passar para estes materiais todos os atrativos que o seu seminário terá. Será dessa forma que você conseguirá atrair o maior número de participantes para o seu evento.

Uma boa sugestão é colocar em destaque os palestrantes mais famosos e as melhores programações. Vamos voltar ao exemplo do seminário sobre agroecologia: é possível, elaborar um cartaz em que acima de toda a programação estejam os profissionais mais respeitados e específicos da área e, além disso, as atividades que estarão presentes como oficinas de cultivos orgânicos ou mesas de debates sobre práticas de melhoramento de sementes.

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Procure pelo seu público

Com as peças de divulgação em mãos, o próximo passo é procurar o seu público. Se você conseguiu traçar bem o perfil dos participantes de seu seminário, é bem provável que saiba exatamente onde procurá-los. Lembre-se de tentar encontrar o maior número de instituições, centros e organizações cujos interesses dos integrantes são compatíveis com o seu seminário. Afinal, um volume maior de divulgação nos lugares certos resulta em um volume maior de inscrições.

Além disso, uma outra dica é conferir os eventos e os outros seminários que tratam de assuntos semelhantes aos seus e fazer parcerias. Dessa forma, você poderá divulgar também nestes encontros e possibilitar que o público de seus parceiros também se torne o seu público. No seminário de agroecologia, os produtores podem divulgar o evento em feiras agrícolas, além de centros e instituições de pesquisa voltada para este tipo de atividade.

Utilize a internet e as redes sociais

Atualmente, a internet e as redes sociais oferecem ótimas ferramentas para a divulgação de eventos. Além de atingir um amplo número de usuários da rede, é possivel determinar e especificar o perfil de pessoas para as quais os anúncios de seu seminário podem aparecer.

Ao utilizar este espaço, você pode, além de fazer a sua divulgação, proporcionar meios para que os interessados possam fazer a própria inscrição, conhecer melhor os palestrantes e interagir entre si. Dessa forma, você garante que pessoas de outras localidades e regiões também possam estar presentes nas atividades de seu seminário.

#DicaSympla: 10 motivos para disponibilizar as inscrições do seu evento pela internet

Traçar estratégias para alcançar o publico-alvo de seu seminário não é complicado. Com boas ações de divulgação e planejamento, é possível fazer do seu evento um sucesso. Por isso, não hesite em utilizar estas dicas e criar maneiras inteligentes e criativas de divulgar a sua programação.

E, você? Possui alguma dica para aqueles que estão buscando público para o seu seminário? Deixe suas sugestões e ideias nos comentários!

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