Como a tecnologia está revolucionando a produção de eventos

Como a tecnologia está revolucionando a produção de eventos

É ótimo quando novas ferramentas surgem para facilitar a nossa vida, não? E ultimamente a internet tem sido uma inestimável aliada dos organizadores de eventos. Novas tecnologias têm aprimorado os processos de um seminário, shows, entre outras atividades, de maneira que tanto a organização quanto o público ganham em conforto, segurança e agilidade.

Estar atento sobre como tirar proveito do que é colocado à disposição pode ser o diferencial para seu evento. Você pode potencializar a divulgação, garantindo uma adesão maior, melhorar o acesso do público ao ingresso, agilizar contatos e informações, dentre outros benefícios. Veja alguns caminhos para seguir, que tornam a experiência da organização do evento mais fácil para todas as partes envolvidas.

Vendendo ingressos online

Um grande exemplo do potencial que a internet tem para auxiliar na logística de um evento está na possibilidade de vender ingressos virtualmente: além de ser um alívio na hora de definir os pontos de venda para entradas antecipadas, a internet hoje tem a confiança do consumidor. O público tende a optar pela conveniência da compra online, além de que pessoas que estão em locais mais distantes ganham acesso ao ingresso, garantindo uma presença e um rendimento que antes eram incertos. Nós da Sympla trabalhamos duro para tornar esse processo mais fácil! Saiba como!

Além disso, o benefício para o consumidor é o conforto proporcionado pela venda online. A possibilidade de garantir um ingresso através de alguns cliques, sem o trabalho de se deslocar até um ponto de venda, torna o processo muito mais ágil. Todas essas facilidades só fazem aumentar a simpatia e identificação do público com a organização. É uma impressão positiva que pode seguir adiante através de comentários e recomendações.

Disponibilizando a compra de ingressos antecipadamente na internet, a organização ganha uma maneira fácil de mensurar o impacto do evento, projetando o número de pessoas presentes através das vendas efetuadas. Isso pode ser importante, por exemplo, para garantir que o número de seguranças seja suficiente ou quanta bebida deve ser disponibilizada.

Conheça os participantes do seu evento

Ao usar a internet para vender os ingressos e procurar pelo seu público, você tem informações úteis sobre quem comparece e aprecia determinado tipo de evento. Sabendo onde moram, o que fazem, o que gostam, qual a sua faixa etária, fica mais fácil construir suas estratégias de marketing e atrair pessoas.

Você ainda terá em mãos uma lista de contatos que pode sempre ser usada para informar sobre possíveis alterações nos eventos, bem como para comunicar sobre os próximos shows e festas. Você também pode descobrir os clientes que mais compram ingressos e disponibilizar promoções especiais, o que ajuda a mantê-los e fazer com que levem os amigos aos seus eventos, conquistando mais gente. O melhor é que a cada evento com ingressos disponibilizados na venda online você consegue mais e-mails para a sua lista de contatos.

Utilize as redes sociais preferidas do seu público

O mundo de hoje gira em torno da internet. Portanto, certamente uma parte considerável do público interessado na sua produção está online. Mas como encontrá-lo? Como direcionar a comunicação de uma maneira mais eficiente?

O grupo de pessoas a que seu evento deseja atingir certamente compartilha algum tipo de interesse. Por exemplo, se você está promovendo um show de rock, seu público provavelmente está presente em comunidades e discussões sobre bandas do gênero. Se você está promovendo um congresso de engenharia, é nas faculdades e nos profissionais que você deve manter seu foco.

Uma vez identificado este grupo, procure nas redes sociais por hashtags ou comunidades que reúnam essas pessoas e assim você tem um ponto de comunicação direto ao seu público-alvo.

Agora cabe a você abrir o contato, utilizando uma estratégia de divulgação certa para cada rede social. Na maior parte das mídias sociais, ao promover um anúncio pago, algumas configurações são disponibilizadas para direcionar o público da maneira mais precisa possível. Você pode determinar aspectos como cidade, idade, interesses, entre outros, aumentando cada vez mais a efetividade do anúncio.

Use o Facebook a seu favor

O Facebook, a mais popular rede social da internet neste momento, deu um grande passo ao permitir a criação de eventos em sua plataforma. Isso virou uma febre. Mas como isso ajuda quem está envolvido na realização?

Compartilhar o cartaz e as peças de divulgação é crucial para que cada vez mais pessoas fiquem sabendo do seu evento. Um cartaz físico, além de contar com custos de impressão, só será visto por quem passar por onde ele está colado. Porém muitas pessoas interessadas no seu evento possivelmente irão visualizar uma publicação em rede social que conte com um bom número de compartilhamentos.

É muito interessante garantir tal audiência de compartilhamentos através de promoções. Disponibilize, por exemplo, um par de entradas para quem compartilhar uma das suas peças de divulgação. É certo que muitas pessoas que pretendem comparecer irão aderir a este tipo de promoção, e compartilharão a imagem em questão. Dessa maneira, o alcance do evento multiplica-se para todos os amigos daquela pessoa também, e o processo pode se repetir inúmeras vezes (a “viralização” nas redes sociais). Lembre-se que esta tática pode funcionar muito bem também em diversas outras redes, como o Twitter, Instagram ou o Google+.

Se você conta com patrocinadores no seu evento, não deixe de lembrá-los de que a marca deles estará junto com este efeito viral, chegando a um público cada vez maior. Isso tem efeitos positivos, pois acaba por valorizar a parceria, inclusive aumentando a identificação do seu patrocinador com seus consumidores em potencial.

Interação com os participantes

A partir do momento em que um evento é criado na internet, abre-se um eficaz meio de comunicação entre convidados e organização, assim como entre os próprios convidados. Com isso, as informações chegam mais rapidamente de um lado para o outro, e consequentemente as dúvidas são sanadas de uma maneira mais precisa. Tudo o que uma pessoa interessada precisa saber sobre o evento está ali à disposição.

Há até mesmo a possibilidade de criar formulários e enquetes, utilizando recursos do Google ou do próprio Facebook. Poucas estratégias mensuram melhor as expectativas e permitem um conhecimento mais preciso do público quanto a aplicação de uma pesquisa. Através disso, abre-se também a possibilidade de criar uma lista de contatos que certamente será muito útil em eventos posteriores.

Portanto, utilizando o poder das novas tecnologias você acaba por ganhar um canal de feedback direto, permitindo que sua estratégia de produção seja alinhada de uma maneira ainda mais eficiente. Fique bem atento com os comentários que podem surgir espontaneamente e considere todos, tratando seu público com bastante zelo e respeito, buscando conseguir a simpatia e identificação dele.

Cative o público-alvo do evento

Por que não criar uma hashtag exclusiva para seu evento? Por que não fazer um vídeo promocional no YouTube? Todas essas coisas chamam a atenção do público, e podem garantir uma adesão maior à sua produção. O que é diferente se destaca, então procure fazer com que sua divulgação seja única.

Tem outras ideias? Outros caminhos para seguir nas tecnologias aliadas aos eventos? Então participe e deixe seu comentário!

Ficou com alguma dúvida sobre o mercado de eventos? Fale com a gente: contato@sympla.com.br

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  • Eu n tenho certeza se vc esta recebendo a tua informacaoo, mas legal topico.

  • Netto Oliveira Gomez

    Mano, tow ficando Fascinado com cada artigo que leio a Respeito de produção de Shows e Eventos, me identifico com bastante coisa que leio aqui, mas tbm estou aprendendo muito, baixei todos os e-books e agradeço muito a essa ajuda, Já tenho a ideia de Uma produção Pronta a 2 meses, sabia que tinha que por alguns pontos nos “is” e os artigos de vocês estão me direcionado corretamente de como agir.

    Sobre o artigo em questão acima… Muito bom o uso da redes sociais e com as dicas de vocês isso fica muito mais fácil, em compensação acho que faltou falar duas coisas, Uma é sobre o uso do WhatsApp uma rede hoje que é febre entro os internautas e que nos proporciona a Criação de Grupos “Hoje” com ate 100 participantes, e isso pode virar um grande aliado na divulgação de um evento. A outra coisa que acho que deixou a desejar foi falar da Rede do Google, que como vocês mesmos disseram é um a rede que vem crescendo cada vez mais no Brasil, sem falar que ela nos proporciona uma Ferramenta incrível, que é a Transmissão Ao vivo pela Internet atravez do Youtube, que pode ser Compartilhado em Outras redes e Sites que aceitam HTML.

    Espero ter Ajudado… :D

  • Jéssica Almeida

    Adoro todos os materiais que leio aqui, estão me ajudando bastante no meu desempenho profissional, agradeço de coração por disponibilizarem e deixarem de fácil acesso para que possamos sempre aprender mais e aperfeiçoar nossa profissão.

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