Outubro é um mês conhecido pela maior festa cervejeira do mundo: o Oktoberfest! Unindo a vontade de festejar e um evento em que celebramos a cerveja, em todo o mundo ocorrem eventos em que a bebida é a atração principal. Pensando nisso, resolvemos listar as 5 melhores dicas para você produzir um evento cervejeiro de sucesso! Vamos lá?

1. Planejamento

Para ter sucesso na produção do seu evento cervejeiro, planejamento estratégico é o primeiro passo. Você deve responder algumas perguntas para dar início à estrutura do evento, definir o que será necessário para colocá-lo em prática e saber mensurar os resultados quando a festa acabar.

Uma das perguntas mais importantes e aquela que definirá praticamente todo o resto do seu evento é: qual será o orçamento? Definindo o valor máximo a ser gasto, você poderá partir para os próximos itens do planejamento tais como local, data, decoração, estimativa de público, quantidade de cerveja a ser fornecida, se o evento será open-bar, etc. Assim, você poderá separar quanto será investido em cada área da produção (sem se esquecer de deixar uma margem em casos de emergência!). Lembre-se de definir, ainda no início do planejamento, os períodos e datas de execução de cada etapa :)

2. Perfil e estrutura do evento

O local a ser escolhido deve conseguir suportar a quantidade de pessoas que você deseja que participem do seu evento e deverá estar em conformidade com diversos itens de segurança, acessibilidade e sinalização.

Eventos cervejeiros são conhecidos por trazer muitas pessoas de fora da cidade, que viajam para participar de uma experiência gustativa distinta das que estão acostumados. Assim, é interessante oferecer diversas opções nacionais e internacionais, além de vários tipos como IPA, weiss, pilsen, stout, abadia, strong ale, entre outras.

#DicaSympla: eventos onde boa parte dos participantes são de outras cidades são muito favorecidos pela venda de ingressos online! Quer saber mais sobre como vender antecipadamente e de forma online? Clique aqui :)

A comida, apesar de não ser o foco principal, também é um ponto forte para investimento: você pode pesquisar comidas e aperitivos que harmonizem com cada tipo de cerveja oferecida e, se seu evento não for open-bar, criar combos nos cardápios para uma experiência cervejeira gastronômica!

Eventos cervejeiros, em muitas vezes, acontecem no formato open-bar com o valor médio do ticket um pouco mais alto. Mas fique atento: eventos deste tipo precisam ter estrutura para fornecer a bebida até o final da festa.

O volume de pessoas no seu evento é algo muito importante a ser levado em consideração. Isso determina a quantidade de banheiros, quantos litros de cerveja deverão ser disponibilizados, quantos atendentes para que não gere fila nos bares… bebedouros com água à vontade também são uma ótima ideia para manter os participantes hidratados!

Em geral, eventos cervejeiros são destinados à maiores de idade. Se a entrada de menores for permitida, você deve pensar em uma forma de identificação daqueles que podem ou não consumir bebidas alcoólicas para obter um bom controle interno. Pulseiras são uma ótima solução :)

3. Ingressos

Depois de definir o perfil da festa e os principais pontos, é hora de pensar nas vendas! A melhor maneira de oferecer ingressos é de forma antecipada e online. Para isso, venda os ingressos pela internet através de uma plataforma online profissional e desfrute de benefícios como controle em tempo real das vendas, controle de demanda, etc. A venda online é vantajosa também para seu público, que ficará muito mais satisfeito comprando ingressos no conforto da própria casa.

4. Divulgação

A divulgação só acontece depois que seu público tiver sido definido. O público cervejeiro é fiel aos eventos, gostam de experimentar coisas novas e estão dispostos a viajar para participar de novas experiências. Sendo assim, a divulgação deverá acontecer pensando neles! Abuse das redes sociais e não hesite em fazer parcerias de divulgação com grandes marcas de cerveja.

Aproveite as redes sociais para fazer o link do seu evento à plataforma de venda escolhida. Isso significa que você pode criar uma página do evento no Facebook e configurá-la para que, clicando na área “Ingressos disponíveis”, a pessoa seja direcionada diretamente para a página de vendas de ingressos, facilitando (e muito!) nas vendas.

5. Parcerias e patrocínios

Parcerias são uma ótima forma de economizar e ainda ser beneficiado. Vá em busca de marcas que queiram expor suas cervejas, ou que desejem apresentar um novo produto ao mercado. Dessa forma, você conseguirá produtos à preço de custo e poderá realocar o dinheiro para outra área que precise mais.

Patrocínios para eventos na maioria das vezes são necessários, mas nem sempre tão fáceis de conseguir. Um evento, para que alcance o sucesso desejado, precisa contar com muitas coisas, como local adequado, decoração, bebidas e alimentos, atrações e infraestrutura. E conseguir tudo isso pode envolver uma grande quantia de dinheiro, dependendo do tamanho do evento que você estiver organizando. Por isso, contar com patrocínio é fundamental.

Pronto! Agora que você já sabe tudo que não pode faltar para a produção de um evento cervejeiro, não deixe de nos contar como foi o seu :)