Que o festival belga Tomorrowland é incrível, a gente sabe. Um dos mais admirados eventos do mundo, seu segredo é criar experiências diferenciadas que não só ajudam a destacar sua cenografia surreal – no sentido literal da palavra – como a produção também se esforça para garantir que o público levará para a casa memórias inesquecíveis. Recordações estas que serão compartilhadas nas redes sociais, fazendo com que o desejo de viver aquela experiência cresça a cada ano. Mas o que aprendemos com o Tomorrowland?

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(Foto/divulgação: Tomorrowland)

Separamos 5 boas ideias do Tomorrowland que nos ensinam boas lições de como podemos criar experiências distintas que priorizem o público em qualquer evento.

Adaptar algumas dessas criações para o contexto do seu evento pode resultar não só em elogios, mas em uma imagem positiva e original que se vincula de forma positiva ao evento.

Distribuição de capas de chuva

Essa ação parece muito simples. E de fato é. A questão em jogo é o diferencial criado no Tomorrowland frente a outros festivais.

A capa de chuva é um item visto em quase todos os shows e festivais, ocasionalmente vendidos dentro ou fora dos eventos. Porém, quase nunca são distribuídos gratuitamente ao público em caso de necessidade.

Ao distribuir as capas em poucos minutos após o início da chuva no festival, a produção do Tomorrowland acaba gerando duas sensações importantes: a da preocupação com o público, e a comparação que coloca o festival em posição superior a outros.

Afinal, se a capa de chuva pode ser oferecida gratuitamente no Tomorrowland, por que outros festivais também não fazem isso?

Máquinas de bolhas

Outra ação simples do festival, mas que tem um resultado extremamente positivo em meio ao público é a distribuição de máquinas de bolhas em todo o espaço do evento. Elas ajudam a refrescar quem passa por elas, já que o festival acontece sempre durante o verão europeu.

A ideia central que podemos tirar dessa experiência é observar o que pode ser um problema para seu público durante o evento e criar uma solução.

No caso do Tomorrowland, o calor é o fator problema. E o alívio refrescante gerado pelas máquinas de bolhas é a solução. Ainda que não altere totalmente o clima, cria uma ótima imagem para seu feed do Instagram.

Fábrica de chocolate

O chocolate é uma das coisas mais típicas da Bélgica, certo? Então, por que não explorar isso em um festival que recebe pessoas do mundo inteiro? Pensando assim, o Tomorrowland montou uma fábrica de chocolate dentro do festival.

Além do mote “comer um chocolate belga na Bélgica”, a instalação também abraçava as questões relacionadas à produção do chocolate. O público degustava uma sobremesa que simulava uma plantação de cacau enquanto aprendia sobre o cultivo sustentável da fruta e, depois, podia comer mais chocolate.

Além de valorizar um produto típico do país, mesclar assuntos de forma inteligente (chocolate + sustentabilidade) é a grande sacada dessa ação.

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(Foto/divulgação: Fábrica de Chocolate -Tomorrowland)

The Rave Cave

Esse espaço funcionou como uma área diferenciada dentro do festival. Uma caverna que também era pista de dança, quente, escura, animada e que ficava estrategicamente no caminho para uma tenda onde DJs se apresentavam.

E por que esse espaço é bacana? Porque permite manter a vibe musical e dançante, porém em um ambiente diferente do restante do festival, quase com uma ilha de diversão extra meio a um mar de entretenimento. O “ponto de fuga” perfeito.

O que aprendemos com o Tomorrowland e seu Post Office

Mesmo quando estamos imersos em um ambiente diferente, os pensamentos em relação à “vida lá fora” nos acometem hora ou outra, seja para avisar que está tudo bem ou para expressar o quanto a companhia de um amigo está fazendo falta.

Quem não está no evento, mas é lembrado, sente-se especial. Imagine, então, receber um cartão-postal direto do Tomorrowland?

O espaço permitia que qualquer pessoa enviasse um cartão-postal para qualquer lugar do mundo sem nenhum custo. Resultado: essa foi uma das experiências mais disputadas do evento todo.

Sem dúvidas, quem recebeu o presente também ficou com vontade de estar no Tomorrowland.

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(Foto/divulgação: Correio -Tomorrowland)

E você? Que experiência pode aproveitar para seu próximo evento a partir destas ideias?