7 dicas para produzir um evento sustentável!

7 dicas para produzir um evento sustentável!

A sustentabilidade tem se firmado como uma responsabilidade social essencial em vários setores do mercado. Desde simples investimentos em campanhas de conscientização popular até grandes empreendimentos que visam preservar a natureza. Promover a economia e o uso inteligente de recursos tem estado intrínseco nas ações, inclusive quando o assunto é organização de eventos.

Como organizar um evento que seja sustentável? A primeira coisa a fazer é colocar o conceito de sustentabilidade em todas as etapas do planejamento. Começar a conceber e moldar o evento dentro desse princípio permite que todos os seus investimentos carreguem o conceito dele.

Mas são várias as ações que caracterizam a sustentabilidade e você pode começar seguindo algumas dicas:

1. Iluminação econômica

Opte por sistemas de iluminação e lâmpadas mais econômicas, como as de LED, que são mais caras, porém duram muito mais que as comuns. As lâmpadas frias gastam menos energia que as quentes. A economia proveniente de escolhas inteligentes na iluminação pode chegar a 80%.

2. Transporte alternativo

A emissão de CO2, produzida pelos meios de transporte é um dos vilões mais assustadores da natureza. As ações sustentáveis para diminuir essa emissão precisam vir de escolhas como: optar por fornecedores da região onde o evento irá acontecer, estimular o uso do transporte coletivo pelo público, promover campanhas de carona e demais ações.

É claro que as atitudes a serem tomadas dependerão bastante do tipo de evento que está sendo realizado. O que vale aqui é ter sempre em mente a escolha de opções que emitam menos CO2 e a campanha por alternativas mais sustentáveis.

3. Copos especiais

A questão dos copos também é outra que gera polêmica. Afinal, muitos eventos não aceitam copos de vidro e apostam nestes copos descartáveis que só poluem cada vez mais o ambiente. Mas algumas atitudes já estão sendo tomadas por produtores sustentáveis. Uma delas é a utilização de red cups (imagem de capa), que são mais resistentes e duram à noite inteira, ou o evento inteiro, reduzindo o gasto para um copo por pessoa. E ainda são biodegradáveis!

Outra ideia, já utilizada em festivais e shows por exemplo, é a conscientização do público para que levem seu próprio copo de casa, daqueles copos de plástico ou metal que fazem sucesso em festas como Carnaval, por exemplo. Cada um leva o seu copo, volta com ele para casa, e pode aproveitar um evento com muito menos sujeira. Muitas vezes a própria organização também vende este tipo de copo, os stack-cup, com um valor simbólico e que estimula esta conscientização!

4. Resíduos, cada um no seu lugar

Um evento fatalmente deixa resíduos. Não tem como evitar completamente, mas é preciso reduzir. Sempre que possível, opte por materiais recicláveis e tente reutilizar o que pode ser reutilizado.

A melhor maneira de lidar com os resíduos que o evento irá produzir é planejar desde o começo o que será feito com ele. Por exemplo, o óleo usado na produção de alimentos, pode ser enviado para empresas que fazem sabão. Os papéis dos materiais gráficos e de divulgação podem ser feitos em papéis ecológicos e as garrafas podem ser recolhidos e reciclados. O lixo orgânico pode ir direto para um sistema de compostagem e transformado em adubo. Para isso, seu evento precisará contar com um sistema de coleta seletiva, o que permite a reciclagem, a reutilização e o descarte inteligente.

5. Água, economia e preservação

A principal medida sustentável para a água é estimular a economia. Coloque avisos nos banheiros e em todas as fontes de água do evento. Esse recurso é utilizado na maioria dos processos: higiene, limpeza, preparo de alimentos, consumo individual. É preciso conscientizar o público e os prestadores de serviço da importância de economizar água. Além disso, é possível planejar para otimizar o uso, reutilizando a água nos processos que permitem e evitando produtos químicos que poluem as reservas naturais (opte pelos biodegradáveis).

6. Venda online de ingressos

A venda de ingressos também pode trazer o conceito de sustentabilidade incorporado pela organização. Muitos produtores já optam pela venda online de ingressos em plataformas que permitem que você escolha se o anexo do ingresso será enviado para o email do participante ou não. Se o ingresso impresso não for essencial no seu evento, a ação sustentável de evitar impressões desnecessárias é incrível!

#DicaSympla: A ferramenta para que o produtor escolha se quer ou não enviar o ingresso via email para o participante já está disponível na Sympla. Menos impressão de papel, melhor para o meio ambiente! Veja mais sobre o novo tipo de ingresso da Sympla :)

7. Busque por aliados

Todas essas dicas são extremamente importantes para um evento sustentável. Porém, o principal fator para a sustentabilidade é a conscientização humana. Tanto para gerar economia de recursos no seu evento, quanto para fazer do planeta um lugar melhor, angariar adeptos da sustentabilidade é a melhor medida a ser tomada.

Coloque um selo sustentável no seu evento, explique ao público que atitudes tomar e porque aquilo diminui o impacto na natureza. Convença as pessoas a adotarem a sustentabilidade e serem parceiras na construção de um ambiente consciente e responsável. Convencendo as pessoas de que atitudes sustentáveis podem melhorar sua vida e a de muitas outras, você será capaz não só de realizar um evento nos moldes ecológicos, mas fazer com que a ideia se espalhe e colabore para um mundo melhor. Além de economizar na produção!

Qual a sua dica para um evento sustentável?

banner-bottom

TOPO
Gostou do blog?
Gostaria de receber as melhores práticas sobre produzir eventos em seu email? 

×